Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33527 |
Resumo: | As microempresas e as pequenas empresas apresentam maiores dificuldades em se manterem no mercado cada vez mais competitivo. Isso ocorre devido à falta de qualificação em gestão empresarial dos empreendedores que, na maioria das vezes iniciam os negócios como uma oportunidade de colocar os sonhos em prática e/ou porque foram demitidos de seus empregos, buscando uma fonte de renda. Uma das ferramentas gerenciais que poderá auxiliar os gestores das microempresas e das pequenas empresas na tomada de decisões e proporcionar a definição das diretrizes estratégicas é o planejamento estratégico. Em função disso, o estudo teve como objetivo geral realizar uma revisão teórica para verificar quais são as etapas recomendáveis para a implantação do planejamento estratégico nas microempresas e pequenas empresas. Para realizar a revisão de literatura foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O estudo mostrou os aspectos fundamentais do planejamento estratégico, indicando a origem, conceitos, características e benefícios. Em seguida foi realizada uma abordagem sobre os conceitos e a importância das microempresas e pequenas empresas no Brasil. Os resultados indicaram a importância da implantação do planejamento estratégico nas microempresas e pequenas empresas para que possam se manter no mercado onde atuam. Neste sentido, para que a implantação do planejamento estratégico seja bem sucedida é preciso o comprometimento de todos os integrantes da empresa. Para estudos futuros é recomendada a aplicação prática do planejamento estratégico e das ferramentas auxiliares nas microempresas e pequenas empresas para a perpetuação no mercado de atuação e expansão dos negócios. |
id |
Krot_c09438f1dbd77c6a496fc5ba848bfe1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/33527 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileirasPlanejamento EstratégicoMicroempresasAs microempresas e as pequenas empresas apresentam maiores dificuldades em se manterem no mercado cada vez mais competitivo. Isso ocorre devido à falta de qualificação em gestão empresarial dos empreendedores que, na maioria das vezes iniciam os negócios como uma oportunidade de colocar os sonhos em prática e/ou porque foram demitidos de seus empregos, buscando uma fonte de renda. Uma das ferramentas gerenciais que poderá auxiliar os gestores das microempresas e das pequenas empresas na tomada de decisões e proporcionar a definição das diretrizes estratégicas é o planejamento estratégico. Em função disso, o estudo teve como objetivo geral realizar uma revisão teórica para verificar quais são as etapas recomendáveis para a implantação do planejamento estratégico nas microempresas e pequenas empresas. Para realizar a revisão de literatura foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O estudo mostrou os aspectos fundamentais do planejamento estratégico, indicando a origem, conceitos, características e benefícios. Em seguida foi realizada uma abordagem sobre os conceitos e a importância das microempresas e pequenas empresas no Brasil. Os resultados indicaram a importância da implantação do planejamento estratégico nas microempresas e pequenas empresas para que possam se manter no mercado onde atuam. Neste sentido, para que a implantação do planejamento estratégico seja bem sucedida é preciso o comprometimento de todos os integrantes da empresa. Para estudos futuros é recomendada a aplicação prática do planejamento estratégico e das ferramentas auxiliares nas microempresas e pequenas empresas para a perpetuação no mercado de atuação e expansão dos negócios.2021-08-02T13:59:26Z2021-08-02T13:59:26Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33527SOUZA, Renata Provin deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-10T14:06:09Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/33527Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-10T14:06:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-10T14:06:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras |
title |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras |
spellingShingle |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras SOUZA, Renata Provin de Planejamento Estratégico Microempresas |
title_short |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras |
title_full |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras |
title_fullStr |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras |
title_sort |
Planejamento estratégico nas microempresas e nas pequenas empresas brasileiras |
author |
SOUZA, Renata Provin de |
author_facet |
SOUZA, Renata Provin de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Renata Provin de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Estratégico Microempresas |
topic |
Planejamento Estratégico Microempresas |
description |
As microempresas e as pequenas empresas apresentam maiores dificuldades em se manterem no mercado cada vez mais competitivo. Isso ocorre devido à falta de qualificação em gestão empresarial dos empreendedores que, na maioria das vezes iniciam os negócios como uma oportunidade de colocar os sonhos em prática e/ou porque foram demitidos de seus empregos, buscando uma fonte de renda. Uma das ferramentas gerenciais que poderá auxiliar os gestores das microempresas e das pequenas empresas na tomada de decisões e proporcionar a definição das diretrizes estratégicas é o planejamento estratégico. Em função disso, o estudo teve como objetivo geral realizar uma revisão teórica para verificar quais são as etapas recomendáveis para a implantação do planejamento estratégico nas microempresas e pequenas empresas. Para realizar a revisão de literatura foi empregada a metodologia de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. O estudo mostrou os aspectos fundamentais do planejamento estratégico, indicando a origem, conceitos, características e benefícios. Em seguida foi realizada uma abordagem sobre os conceitos e a importância das microempresas e pequenas empresas no Brasil. Os resultados indicaram a importância da implantação do planejamento estratégico nas microempresas e pequenas empresas para que possam se manter no mercado onde atuam. Neste sentido, para que a implantação do planejamento estratégico seja bem sucedida é preciso o comprometimento de todos os integrantes da empresa. Para estudos futuros é recomendada a aplicação prática do planejamento estratégico e das ferramentas auxiliares nas microempresas e pequenas empresas para a perpetuação no mercado de atuação e expansão dos negócios. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-08-02T13:59:26Z 2021-08-02T13:59:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33527 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673019692875776 |