Planejamento estratégico nas microempresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUISPE, Edgar Condori
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232
Resumo: Planejamento estratégico nas microempresas é uma metodologia eficaz para atingir os objetivos e metas, e entender que planejamento estratégico está dividido em duas palavras: planejamento e estratégia, onde planejamento e arte mais antigos onde significa antecipar o futuro incerto definindo metas e objetivos no presente antecipando decisões do concorrente a nosso favor já a estratégia é de procurar os meios para atingir metas e objetivos elaborados no planejamento antes que concorrentes consigam atingi-las melhorando a situação financeira da empresa. Planejamento estratégico nas microempresas é um tema muito amplo e não fácil de entender, porém com ajuda de grandes homens da administração nascidos ao decorrer do tempo pode-se chegar a entender, aprender a implantar em uma determinada organização para-se atingir objetivos e metas de longo prazo. Entender também que o planejamento estratégico tem três princípios básicos a serem conhecidos para a elaboração de um planejamento missão, visão e valores que toda empresa deve possuir para o planejamento se enquadrar dentro das normas de uma determinada organização, compreende-se também que na elaboração de Ferramentas do planejamento estratégicos mais acessíveis em uma microempresa com a finalidade de atingir metas e objetivos, inicia-se com Matriz Ansoff, que define como uma técnica que posiciona o produto, penetração do produto no mercado a partir da análise de produtos novos ou existentes, em seguida a Matriz Cinco Forças de Porter, que permite analisar o mercado econômico e fatores competitivos por meio de estudo das variáveis: Matriz BCG, que analisa o posicionamento do produto no mercado, utilizando-se de figuras que atuam como indicadores: Estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi ou cão de estimação, A Análise SWOT, também chamada de Análise Fofa que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Finalizando com 5W2H que mostra como realizar do melhor jeito e o solucionar nossos projetos, problemas internos e externos com máxima clareza de acordo com o problema a ser realizado. Os benefícios que trazem a elaboração de um planejamento estratégico são muitos entre estes se podem citar o melhor posicionamento de gestores de acordo seus cargos as funções entre líderes e liderados, melhores comunicação pessoal e digital interno e externo, posicionamentos esclarecidos com o mesmo propósito de atingir a realização de objetivos facilitando a no processo de elaboração de seus afazeres administrativos é áreas de produção vendas marketing, logística e outras comunicação mais fluente entre colaboradores de diferentes áreas da organização.
id Krot_346eacb75af40412b25468f0e35d5176
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34232
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Planejamento estratégico nas microempresasPlanejamento estratégicoMicroempresasFerramentasPlanejamento estratégico nas microempresas é uma metodologia eficaz para atingir os objetivos e metas, e entender que planejamento estratégico está dividido em duas palavras: planejamento e estratégia, onde planejamento e arte mais antigos onde significa antecipar o futuro incerto definindo metas e objetivos no presente antecipando decisões do concorrente a nosso favor já a estratégia é de procurar os meios para atingir metas e objetivos elaborados no planejamento antes que concorrentes consigam atingi-las melhorando a situação financeira da empresa. Planejamento estratégico nas microempresas é um tema muito amplo e não fácil de entender, porém com ajuda de grandes homens da administração nascidos ao decorrer do tempo pode-se chegar a entender, aprender a implantar em uma determinada organização para-se atingir objetivos e metas de longo prazo. Entender também que o planejamento estratégico tem três princípios básicos a serem conhecidos para a elaboração de um planejamento missão, visão e valores que toda empresa deve possuir para o planejamento se enquadrar dentro das normas de uma determinada organização, compreende-se também que na elaboração de Ferramentas do planejamento estratégicos mais acessíveis em uma microempresa com a finalidade de atingir metas e objetivos, inicia-se com Matriz Ansoff, que define como uma técnica que posiciona o produto, penetração do produto no mercado a partir da análise de produtos novos ou existentes, em seguida a Matriz Cinco Forças de Porter, que permite analisar o mercado econômico e fatores competitivos por meio de estudo das variáveis: Matriz BCG, que analisa o posicionamento do produto no mercado, utilizando-se de figuras que atuam como indicadores: Estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi ou cão de estimação, A Análise SWOT, também chamada de Análise Fofa que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Finalizando com 5W2H que mostra como realizar do melhor jeito e o solucionar nossos projetos, problemas internos e externos com máxima clareza de acordo com o problema a ser realizado. Os benefícios que trazem a elaboração de um planejamento estratégico são muitos entre estes se podem citar o melhor posicionamento de gestores de acordo seus cargos as funções entre líderes e liderados, melhores comunicação pessoal e digital interno e externo, posicionamentos esclarecidos com o mesmo propósito de atingir a realização de objetivos facilitando a no processo de elaboração de seus afazeres administrativos é áreas de produção vendas marketing, logística e outras comunicação mais fluente entre colaboradores de diferentes áreas da organização.2021-09-30T13:38:36Z2021-09-30T13:38:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232QUISPE, Edgar Condoriporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-21T13:18:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34232Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-21T13:18:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-21T13:18:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento estratégico nas microempresas
title Planejamento estratégico nas microempresas
spellingShingle Planejamento estratégico nas microempresas
QUISPE, Edgar Condori
Planejamento estratégico
Microempresas
Ferramentas
title_short Planejamento estratégico nas microempresas
title_full Planejamento estratégico nas microempresas
title_fullStr Planejamento estratégico nas microempresas
title_full_unstemmed Planejamento estratégico nas microempresas
title_sort Planejamento estratégico nas microempresas
author QUISPE, Edgar Condori
author_facet QUISPE, Edgar Condori
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv QUISPE, Edgar Condori
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Microempresas
Ferramentas
topic Planejamento estratégico
Microempresas
Ferramentas
description Planejamento estratégico nas microempresas é uma metodologia eficaz para atingir os objetivos e metas, e entender que planejamento estratégico está dividido em duas palavras: planejamento e estratégia, onde planejamento e arte mais antigos onde significa antecipar o futuro incerto definindo metas e objetivos no presente antecipando decisões do concorrente a nosso favor já a estratégia é de procurar os meios para atingir metas e objetivos elaborados no planejamento antes que concorrentes consigam atingi-las melhorando a situação financeira da empresa. Planejamento estratégico nas microempresas é um tema muito amplo e não fácil de entender, porém com ajuda de grandes homens da administração nascidos ao decorrer do tempo pode-se chegar a entender, aprender a implantar em uma determinada organização para-se atingir objetivos e metas de longo prazo. Entender também que o planejamento estratégico tem três princípios básicos a serem conhecidos para a elaboração de um planejamento missão, visão e valores que toda empresa deve possuir para o planejamento se enquadrar dentro das normas de uma determinada organização, compreende-se também que na elaboração de Ferramentas do planejamento estratégicos mais acessíveis em uma microempresa com a finalidade de atingir metas e objetivos, inicia-se com Matriz Ansoff, que define como uma técnica que posiciona o produto, penetração do produto no mercado a partir da análise de produtos novos ou existentes, em seguida a Matriz Cinco Forças de Porter, que permite analisar o mercado econômico e fatores competitivos por meio de estudo das variáveis: Matriz BCG, que analisa o posicionamento do produto no mercado, utilizando-se de figuras que atuam como indicadores: Estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi ou cão de estimação, A Análise SWOT, também chamada de Análise Fofa que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Finalizando com 5W2H que mostra como realizar do melhor jeito e o solucionar nossos projetos, problemas internos e externos com máxima clareza de acordo com o problema a ser realizado. Os benefícios que trazem a elaboração de um planejamento estratégico são muitos entre estes se podem citar o melhor posicionamento de gestores de acordo seus cargos as funções entre líderes e liderados, melhores comunicação pessoal e digital interno e externo, posicionamentos esclarecidos com o mesmo propósito de atingir a realização de objetivos facilitando a no processo de elaboração de seus afazeres administrativos é áreas de produção vendas marketing, logística e outras comunicação mais fluente entre colaboradores de diferentes áreas da organização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-09-30T13:38:36Z
2021-09-30T13:38:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672919242440704