Planejamento estratégico nas microempresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232 |
Resumo: | Planejamento estratégico nas microempresas é uma metodologia eficaz para atingir os objetivos e metas, e entender que planejamento estratégico está dividido em duas palavras: planejamento e estratégia, onde planejamento e arte mais antigos onde significa antecipar o futuro incerto definindo metas e objetivos no presente antecipando decisões do concorrente a nosso favor já a estratégia é de procurar os meios para atingir metas e objetivos elaborados no planejamento antes que concorrentes consigam atingi-las melhorando a situação financeira da empresa. Planejamento estratégico nas microempresas é um tema muito amplo e não fácil de entender, porém com ajuda de grandes homens da administração nascidos ao decorrer do tempo pode-se chegar a entender, aprender a implantar em uma determinada organização para-se atingir objetivos e metas de longo prazo. Entender também que o planejamento estratégico tem três princípios básicos a serem conhecidos para a elaboração de um planejamento missão, visão e valores que toda empresa deve possuir para o planejamento se enquadrar dentro das normas de uma determinada organização, compreende-se também que na elaboração de Ferramentas do planejamento estratégicos mais acessíveis em uma microempresa com a finalidade de atingir metas e objetivos, inicia-se com Matriz Ansoff, que define como uma técnica que posiciona o produto, penetração do produto no mercado a partir da análise de produtos novos ou existentes, em seguida a Matriz Cinco Forças de Porter, que permite analisar o mercado econômico e fatores competitivos por meio de estudo das variáveis: Matriz BCG, que analisa o posicionamento do produto no mercado, utilizando-se de figuras que atuam como indicadores: Estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi ou cão de estimação, A Análise SWOT, também chamada de Análise Fofa que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Finalizando com 5W2H que mostra como realizar do melhor jeito e o solucionar nossos projetos, problemas internos e externos com máxima clareza de acordo com o problema a ser realizado. Os benefícios que trazem a elaboração de um planejamento estratégico são muitos entre estes se podem citar o melhor posicionamento de gestores de acordo seus cargos as funções entre líderes e liderados, melhores comunicação pessoal e digital interno e externo, posicionamentos esclarecidos com o mesmo propósito de atingir a realização de objetivos facilitando a no processo de elaboração de seus afazeres administrativos é áreas de produção vendas marketing, logística e outras comunicação mais fluente entre colaboradores de diferentes áreas da organização. |
id |
Krot_346eacb75af40412b25468f0e35d5176 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34232 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento estratégico nas microempresasPlanejamento estratégicoMicroempresasFerramentasPlanejamento estratégico nas microempresas é uma metodologia eficaz para atingir os objetivos e metas, e entender que planejamento estratégico está dividido em duas palavras: planejamento e estratégia, onde planejamento e arte mais antigos onde significa antecipar o futuro incerto definindo metas e objetivos no presente antecipando decisões do concorrente a nosso favor já a estratégia é de procurar os meios para atingir metas e objetivos elaborados no planejamento antes que concorrentes consigam atingi-las melhorando a situação financeira da empresa. Planejamento estratégico nas microempresas é um tema muito amplo e não fácil de entender, porém com ajuda de grandes homens da administração nascidos ao decorrer do tempo pode-se chegar a entender, aprender a implantar em uma determinada organização para-se atingir objetivos e metas de longo prazo. Entender também que o planejamento estratégico tem três princípios básicos a serem conhecidos para a elaboração de um planejamento missão, visão e valores que toda empresa deve possuir para o planejamento se enquadrar dentro das normas de uma determinada organização, compreende-se também que na elaboração de Ferramentas do planejamento estratégicos mais acessíveis em uma microempresa com a finalidade de atingir metas e objetivos, inicia-se com Matriz Ansoff, que define como uma técnica que posiciona o produto, penetração do produto no mercado a partir da análise de produtos novos ou existentes, em seguida a Matriz Cinco Forças de Porter, que permite analisar o mercado econômico e fatores competitivos por meio de estudo das variáveis: Matriz BCG, que analisa o posicionamento do produto no mercado, utilizando-se de figuras que atuam como indicadores: Estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi ou cão de estimação, A Análise SWOT, também chamada de Análise Fofa que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Finalizando com 5W2H que mostra como realizar do melhor jeito e o solucionar nossos projetos, problemas internos e externos com máxima clareza de acordo com o problema a ser realizado. Os benefícios que trazem a elaboração de um planejamento estratégico são muitos entre estes se podem citar o melhor posicionamento de gestores de acordo seus cargos as funções entre líderes e liderados, melhores comunicação pessoal e digital interno e externo, posicionamentos esclarecidos com o mesmo propósito de atingir a realização de objetivos facilitando a no processo de elaboração de seus afazeres administrativos é áreas de produção vendas marketing, logística e outras comunicação mais fluente entre colaboradores de diferentes áreas da organização.2021-09-30T13:38:36Z2021-09-30T13:38:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232QUISPE, Edgar Condoriporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-21T13:18:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34232Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-21T13:18:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-21T13:18:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento estratégico nas microempresas |
title |
Planejamento estratégico nas microempresas |
spellingShingle |
Planejamento estratégico nas microempresas QUISPE, Edgar Condori Planejamento estratégico Microempresas Ferramentas |
title_short |
Planejamento estratégico nas microempresas |
title_full |
Planejamento estratégico nas microempresas |
title_fullStr |
Planejamento estratégico nas microempresas |
title_full_unstemmed |
Planejamento estratégico nas microempresas |
title_sort |
Planejamento estratégico nas microempresas |
author |
QUISPE, Edgar Condori |
author_facet |
QUISPE, Edgar Condori |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUISPE, Edgar Condori |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento estratégico Microempresas Ferramentas |
topic |
Planejamento estratégico Microempresas Ferramentas |
description |
Planejamento estratégico nas microempresas é uma metodologia eficaz para atingir os objetivos e metas, e entender que planejamento estratégico está dividido em duas palavras: planejamento e estratégia, onde planejamento e arte mais antigos onde significa antecipar o futuro incerto definindo metas e objetivos no presente antecipando decisões do concorrente a nosso favor já a estratégia é de procurar os meios para atingir metas e objetivos elaborados no planejamento antes que concorrentes consigam atingi-las melhorando a situação financeira da empresa. Planejamento estratégico nas microempresas é um tema muito amplo e não fácil de entender, porém com ajuda de grandes homens da administração nascidos ao decorrer do tempo pode-se chegar a entender, aprender a implantar em uma determinada organização para-se atingir objetivos e metas de longo prazo. Entender também que o planejamento estratégico tem três princípios básicos a serem conhecidos para a elaboração de um planejamento missão, visão e valores que toda empresa deve possuir para o planejamento se enquadrar dentro das normas de uma determinada organização, compreende-se também que na elaboração de Ferramentas do planejamento estratégicos mais acessíveis em uma microempresa com a finalidade de atingir metas e objetivos, inicia-se com Matriz Ansoff, que define como uma técnica que posiciona o produto, penetração do produto no mercado a partir da análise de produtos novos ou existentes, em seguida a Matriz Cinco Forças de Porter, que permite analisar o mercado econômico e fatores competitivos por meio de estudo das variáveis: Matriz BCG, que analisa o posicionamento do produto no mercado, utilizando-se de figuras que atuam como indicadores: Estrela, vaca leiteira, ponto de interrogação, abacaxi ou cão de estimação, A Análise SWOT, também chamada de Análise Fofa que analisa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Finalizando com 5W2H que mostra como realizar do melhor jeito e o solucionar nossos projetos, problemas internos e externos com máxima clareza de acordo com o problema a ser realizado. Os benefícios que trazem a elaboração de um planejamento estratégico são muitos entre estes se podem citar o melhor posicionamento de gestores de acordo seus cargos as funções entre líderes e liderados, melhores comunicação pessoal e digital interno e externo, posicionamentos esclarecidos com o mesmo propósito de atingir a realização de objetivos facilitando a no processo de elaboração de seus afazeres administrativos é áreas de produção vendas marketing, logística e outras comunicação mais fluente entre colaboradores de diferentes áreas da organização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2021-09-30T13:38:36Z 2021-09-30T13:38:36Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672919242440704 |