A qualidade do atendimento ao cliente como fator determinante do sucesso corporativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41374 |
Resumo: | A grande área de estudo do trabalho de conclusão foi a Administração tendo como tema a qualidade do atendimento ao cliente como fator determinante do sucesso corporativo. Este tema foi selecionado por tratar da importância do atendimento ao cliente visando maximizar a qualidade, satisfação e mais expectativas. O objetivo geral que buscou responder a esse questionamento foi delimitado o seguinte objetivo geral: apresentar, mediante revisão da literatura, a importância da qualidade no atendimento ao cliente para as organizações. E possui como objetivos /específicos: compreender os conceitos básicos acerca do consumidor e do cliente; identificar as principais bases do atendimento ao cliente; levantar a importância do atendimento ao cliente e os fatores que influenciam na satisfação ao cliente. O método utilizado para realização do trabalho de conclusão de curso foi a pesquisa qualitativa e descritiva, discorrendo através da revisão bibliográfica das fontes e referências. Apenas os registros e publicações ocorridas nas últimas três décadas formaram as referências como fontes para este trabalho. Foram utilizadas como fonte os seguintes autores Silva (2015), Barnes (2002), Carpinetti (2010) entre outros. As buscas na web foram realizadas pelas ferramentas usadas para pesquisa online como repositórios universitários, Scielo, CAPES, Google Acadêmico, Biblioteca Unesp, Biblioteca USP, Biblioteca UNICAMP, Biblioteca UEL, SPELL. Concluindo-se que embora haja uma confusão conceitual sobre cliente e consumidor, é importante que o administrador compreenda que são conceitos diferentes, onde os consumidores podem passar a ser identificados como clientes caso ocorra uma fidelidade de consumo. Desta forma o atendimento ao cliente é de vital importância para essa migração, devendo oferecer a resolutividade de suas demandas e necessidades. |
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O método utilizado para realização do trabalho de conclusão de curso foi a pesquisa qualitativa e descritiva, discorrendo através da revisão bibliográfica das fontes e referências. Apenas os registros e publicações ocorridas nas últimas três décadas formaram as referências como fontes para este trabalho. Foram utilizadas como fonte os seguintes autores Silva (2015), Barnes (2002), Carpinetti (2010) entre outros. As buscas na web foram realizadas pelas ferramentas usadas para pesquisa online como repositórios universitários, Scielo, CAPES, Google Acadêmico, Biblioteca Unesp, Biblioteca USP, Biblioteca UNICAMP, Biblioteca UEL, SPELL. Concluindo-se que embora haja uma confusão conceitual sobre cliente e consumidor, é importante que o administrador compreenda que são conceitos diferentes, onde os consumidores podem passar a ser identificados como clientes caso ocorra uma fidelidade de consumo. Desta forma o atendimento ao cliente é de vital importância para essa migração, devendo oferecer a resolutividade de suas demandas e necessidades.Atendimento ao clienteConceitos sobre clientesImportância do atendimento ao clienteA qualidade do atendimento ao cliente como fator determinante do sucesso corporativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLAYNA.pdfLAYNA.pdfapplication/pdf462665https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41374/1/LAYNA.pdf7d3eaaa8cd89f41a4bbcc925255186afMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41374/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/413742022-05-27 08:08:10.059oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-27T11:08:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-27T11:08:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
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