Análise do comportamento aplicada no desenvolvimento de crianças com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Eldiane Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60325
Resumo: Este estudo teve como objetivo explicar a melhora na evolução e no desenvolvimento social e na qualidade de vida de crianças com transtorno do neurodesenvolvimento, através da análise do comportamento aplicada (ABA), que é feitaatravés de intervenções realizadas em terapias, onde são realizadas coletas de dados antes, durante e depois da intervenção para observar o progresso individual. O objetivo é ensinar comportamentos positivos e diminuir comportamentos socialmente negativos, uma vez que os principais sinais do autismo são, a dificuldade de comunicação, a dificuldade de interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento, comportamentos socialmente inadequados, ao reforçar comportamentos socialmente aceitos e modificar os não aceitos, reduzindo os comportamentos repetitivos e restritos. Ou seja, a ABA ensina através da repetição, repetir diversas vezes a mesma atividade e reforçar habilidade até que a criança possa realizá-la sem erros e a repita em outros ambientes.
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