As crianças com Deficiência Intelectual e os professores da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONSECA, Amélia Antônia de Borba Ferreira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41124
Resumo: Com a finalidade de promover uma reflexão acerca das crianças com deficiência intelectual e o processo de ensino-aprendizagem nas escolas de educação infantil, assim como preencher os requisitos necessários e aprovação na atividade acadêmica avaliativa obrigatória para a conclusão do Curso de Psicologia, da Faculdade Anhanguera de Joinville, sob o macrotema Psicologia na Educação, foi realizado uma pesquisa de revisão de literatura, em que foram analisados estudos científicos relativos a este tema. O assunto em questão, discutido, comentado e avaliado, enfatiza que pela mediação do professor, a criança deve estar sempre em atividade, sendo estimulada precocemente, motivada pelo resultado das ações que desempenha e, desta forma, envolvida física, intelectual e emocionalmente com o que realiza, evoluindo com isso o seu pensamento abstrato e relacionamento social. Os principais desafios encontrados pelo professor de educação infantil acerca do trabalho com crianças com deficiência intelectual, muitas vezes é o próprio sistema de ensino, ao não disponibilizar ferramentas e espaço, recursos humanos especializados para questões específicas e o desinteresse de alianças entre a família, os professores, a escola, a comunidade e o governo, no processo de desenvolvimento das habilidades para crianças com deficiência intelectual. O psicólogo escolar entre outras funções, colabora para o reconhecimento na comunidade educacional, da capacidade cognitiva da criança, em processos singulares de ensino aprendizagem, em relações interpessoais nas escolas de educação infantil, em projetos e planejamento de ações, visando melhorias para a inclusão social de todos os alunos, sem discriminação.
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O assunto em questão, discutido, comentado e avaliado, enfatiza que pela mediação do professor, a criança deve estar sempre em atividade, sendo estimulada precocemente, motivada pelo resultado das ações que desempenha e, desta forma, envolvida física, intelectual e emocionalmente com o que realiza, evoluindo com isso o seu pensamento abstrato e relacionamento social. Os principais desafios encontrados pelo professor de educação infantil acerca do trabalho com crianças com deficiência intelectual, muitas vezes é o próprio sistema de ensino, ao não disponibilizar ferramentas e espaço, recursos humanos especializados para questões específicas e o desinteresse de alianças entre a família, os professores, a escola, a comunidade e o governo, no processo de desenvolvimento das habilidades para crianças com deficiência intelectual. 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