O Lúdico como recurso para crianças com deficiência intelectual: a intencionalidade das práticas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Claúdia Nogueira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41704
Resumo: O presente estudo tem como temática a importância do lúdico como recurso para crianças com deficiência intelectual na Educação Infantil. Busca-se, com o estudo em questão, apresentar a intencionalidade da ação lúdica em sala de aula do ensino regular, a qual se torna uma prática essencial como estratégia de estímulo no processo de ensino e aprendizagem com crianças que apresentam deficiência intelectual, por fazer parte do contexto infantil. Também abordaremos a questão da educação inclusiva, por compreender que as crianças com deficiência têm, assim como os demais alunos, os mesmos direitos educacionais e sociais, pois é na interação que elas desenvolvem o seu potencial. Investigou-se a educação inclusiva e o uso do lúdico sob o olhar das professoras da educação infantil nas escolas UEB Elizabeth Fecury e da UEB Paulo Freire da rede municipal de ensino de São Luís - MA. Trata-se de um estudo de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, fornecendo dados constituídos através da entrevista semiestruturadas com professoras que atuam no ensino infantil, as quais reconhecem a relevância das atividades lúdicas na aplicação educativa com criança deficiente intelectual, mas que também, apontam a falta de estrutura e a ausência de uma qualificação adequada para efetivação da inclusão em sua totalidade. Os resultados da pesquisa evidenciam o uso da ludicidade em sala de aula regular como um processo essencial para o ensino e aprendizagem de alunos com ou sem deficiência intelectual, além da devida contribuição para o desenvolvimento social, físico e intelectual das crianças. Também indicam a necessidade de melhorias na estrutura física da escola e a promoção de uma qualificação profissional para atuarem com crianças com deficiência e fornecer um ensino de qualidade.
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