Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, José Teodoro Fortaleza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36735
Resumo: Dentro do mercado competitivo, as empresas devem buscar constantemente superar as expectativas dos consumidores. Para tanto, precisam estar focadas e serem capazes de atender e satisfazer os clientes, sendo que um atendimento de excelência representa um diferencial para o sucesso da organização. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da qualidade no atendimento ao cliente. Por meio de uma revisão bibliográfica, constatou-se que o atendimento ao cliente é uma vantagem competitiva e serve para assegurar a retenção de clientes e sua lealdade por longo prazo. Para fidelizar um cliente, é necessário a personalização do relacionamento, o cliente deve ter suas expectativas não somente atendidas, porém superadas em cada contato com a empresa. Investir e estreitar relações, manter contato casual, considerar as queixas como pontos a melhorar e oferecer treinamento aos funcionários, capacitando-os de forma a obter êxito no atendimento traduzindo as necessidades e desejos dos consumidores em algo concreto é um diferencial competitivo para a organização.
id Krot_c23e6e5da17c8c7233794dec66156e6e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36735
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SOUSA, José Teodoro Fortaleza2022-02-18T19:22:52Z2022-02-18T19:22:52Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36735Dentro do mercado competitivo, as empresas devem buscar constantemente superar as expectativas dos consumidores. Para tanto, precisam estar focadas e serem capazes de atender e satisfazer os clientes, sendo que um atendimento de excelência representa um diferencial para o sucesso da organização. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da qualidade no atendimento ao cliente. Por meio de uma revisão bibliográfica, constatou-se que o atendimento ao cliente é uma vantagem competitiva e serve para assegurar a retenção de clientes e sua lealdade por longo prazo. Para fidelizar um cliente, é necessário a personalização do relacionamento, o cliente deve ter suas expectativas não somente atendidas, porém superadas em cada contato com a empresa. Investir e estreitar relações, manter contato casual, considerar as queixas como pontos a melhorar e oferecer treinamento aos funcionários, capacitando-os de forma a obter êxito no atendimento traduzindo as necessidades e desejos dos consumidores em algo concreto é um diferencial competitivo para a organização.Atendimento ao clienteQualidadeCompetitividadeAtendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia de Produçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTeodoro_José_Fortaleza.pdfTeodoro_José_Fortaleza.pdfapplication/pdf810987https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36735/1/Teodoro_Jos%c3%a9_Fortaleza.pdf820e95e30073ea676c9e38a870eedae4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36735/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/367352022-02-18 16:31:51.063oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36735Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-18T19:31:51falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-18T19:31:51Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
title Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
spellingShingle Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
SOUSA, José Teodoro Fortaleza
Atendimento ao cliente
Qualidade
Competitividade
title_short Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
title_full Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
title_fullStr Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
title_full_unstemmed Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
title_sort Atendimento ao cliente: um diferencial competitivo nas empresas
author SOUSA, José Teodoro Fortaleza
author_facet SOUSA, José Teodoro Fortaleza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, José Teodoro Fortaleza
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento ao cliente
Qualidade
Competitividade
topic Atendimento ao cliente
Qualidade
Competitividade
description Dentro do mercado competitivo, as empresas devem buscar constantemente superar as expectativas dos consumidores. Para tanto, precisam estar focadas e serem capazes de atender e satisfazer os clientes, sendo que um atendimento de excelência representa um diferencial para o sucesso da organização. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância da qualidade no atendimento ao cliente. Por meio de uma revisão bibliográfica, constatou-se que o atendimento ao cliente é uma vantagem competitiva e serve para assegurar a retenção de clientes e sua lealdade por longo prazo. Para fidelizar um cliente, é necessário a personalização do relacionamento, o cliente deve ter suas expectativas não somente atendidas, porém superadas em cada contato com a empresa. Investir e estreitar relações, manter contato casual, considerar as queixas como pontos a melhorar e oferecer treinamento aos funcionários, capacitando-os de forma a obter êxito no atendimento traduzindo as necessidades e desejos dos consumidores em algo concreto é um diferencial competitivo para a organização.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-18T19:22:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-18T19:22:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36735
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36735/1/Teodoro_Jos%c3%a9_Fortaleza.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36735/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 820e95e30073ea676c9e38a870eedae4
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460415102451712