CASO CLÍNICO TIPO LABIRINTO: UMA PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A ÁREA DA SAÚDE
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Data de Publicação: | 2019 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35547 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: O USO DE TECNOLOGIAS TEM SIDO LARGAMENTE EMPREGADO EM TODOS OS CAMPOS PROFISSIONAIS, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. NA ÁREA DA SAÚDE, A TECNOLOGIA TEM SIDO CADA VEZ MAIS UTILIZADA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO CLÍNICO E CRÍTICO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS. OBJETIVO: APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL TIPO LABIRINTO PARA A ÁREA DA SAÚDE. METODOLOGIA: PARA A CRIAÇÃO DA PROPOSTA DE FLUXOGRAMA EDUCACIONAL, FOI UTILIZADO O CONCEITO DA METODOLOGIA DE DESIGN THINKING (DT), A TÉCNICA DE BRAINSTORMING PARA A CONCEPÇÃO DE IDEIAS INOVADORAS, A PESQUISA CIENTÍFICA EM BASE DADOS SOBRE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, RACIOCÍNIO CLÍNICO E PENSAMENTO CRÍTICO, PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO, E, A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA ATRAVÉS DO SOFTWARE LIVRE LUDCICHART. RESULTADOS E DISCUSSÃO: AS PESQUISAS ACERCA DE CASOS CLÍNICOS/PACIENTES VIRTUAIS AINDA SÃO DISCRETAS, MAS ESSES RECURSOS SE MOSTRAM COMO IMPORTANTES FERRAMENTAS DE APOIO EDUCACIONAL, PREPARANDO MELHOR O PROFISSIONAL PARA A PRÁTICA, PRINCIPALMENTE ANTES DO ESTUDANTE ENTRAR EM CONTATO DIRETO COM O PACIENTE, REDUZINDO OS RISCOS DE IATROGENIAS. A PROPOSTA DO CASO CLÍNICO TIPO LABIRINTO É FACILITAR O APRENDIZADO DO ALUNO/USUÁRIO, BEM COMO SERVIR COMO FERRAMENTA PARA A AUTO AVALIAÇÃO E AINDA POSSIBILITAR O ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO/EVOLUÇÃO PEDAGÓGICA PELO PROFESSOR/TUTOR. CONCLUSÃO: PERCEBEU-SE QUE COM A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DO EMPREENDEDORISMO, COMO O DESIGN THINKING E A TÉCNICA DE BRAINSTORMING, OBTEVE-SE COM MAIS FACILIDADE A GERAÇÃO DE IDEIAS INOVADORAS. ALÉM DE DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO PROCESSO PARA A PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS. PORTANTO, ESPERA-SE QUE ESTA PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL POSSIBILITE UM NOVO RECURSO EDUCACIONAL, QUE EXPANDE A FORMA DE ELABORAÇÃO DE UM CASO CLÍNICO PARA A SAÚDE, DIRECIONANDO O USUÁRIO PARA TORNAR-SE UM AGENTE CRÍTICO, REFLEXIVO E PROPOSITIVO. |
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SANTOS, WALDEYDE ODERILDA MAGALHÃES DOSSILVA, GEORGE LUCAS AUGUSTO TRINDADE DANASCIMENTO, DESIREE EMELLY GOMESNOGUEIRA, DAVID SILVAZACARIAS FILHO, RACHID PINTO2021-10-22T23:41:06Z2021-10-22T23:41:06Z2019-07https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35547INTRODUÇÃO: O USO DE TECNOLOGIAS TEM SIDO LARGAMENTE EMPREGADO EM TODOS OS CAMPOS PROFISSIONAIS, PRINCIPALMENTE NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. NA ÁREA DA SAÚDE, A TECNOLOGIA TEM SIDO CADA VEZ MAIS UTILIZADA PARA DESENVOLVER O RACIOCÍNIO CLÍNICO E CRÍTICO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS. OBJETIVO: APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL TIPO LABIRINTO PARA A ÁREA DA SAÚDE. 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