Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Vânia de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49886
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso abordou a temática da violência obstétrica como violação dos direitos da mulher. Por problema: Quais são os aspectos conceituais e consequências da violência obstétrica frente ao ordenamento jurídico brasileiro? Por o objetivo geral buscou-se compreender a violência obstétrica dentro da esfera jurídica considerando o os aparatos para a preservação dos direitos da mulher. Por metodologia foi utilizado o levantamento bibliográfico; livros, artigos, revistas e outros recursos físicos e digitais que contribuíram para a elaboração do trabalho, cujo período literário compreende-se em publicações dos últimos 20 anos (2002-2021). Os principais resultados: Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência na assistência ao parto. Gritos, procedimentos sem autorização ou informação, falta de analgesia e negligência figuram como os mais frequentes. Conclusão: No Brasil, não há legislação federal que conceitue o que é violência obstétrica e, muito menos, existe lei específica que preveja punição à violência praticada. Com isso, verifica-se que a omissão do poder público, contribui para a impunidade da violência sofrida pela parturiente, fazendo com que esta deixe de relatar os atos sofridos, em razão da insegurança gerada.
id Krot_cc57e737ba54b8a0265d5a2d8d691f1e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49886
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulherViolência obstétricaPartoDireitos da mulherO presente trabalho de conclusão de curso abordou a temática da violência obstétrica como violação dos direitos da mulher. Por problema: Quais são os aspectos conceituais e consequências da violência obstétrica frente ao ordenamento jurídico brasileiro? Por o objetivo geral buscou-se compreender a violência obstétrica dentro da esfera jurídica considerando o os aparatos para a preservação dos direitos da mulher. Por metodologia foi utilizado o levantamento bibliográfico; livros, artigos, revistas e outros recursos físicos e digitais que contribuíram para a elaboração do trabalho, cujo período literário compreende-se em publicações dos últimos 20 anos (2002-2021). Os principais resultados: Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência na assistência ao parto. Gritos, procedimentos sem autorização ou informação, falta de analgesia e negligência figuram como os mais frequentes. Conclusão: No Brasil, não há legislação federal que conceitue o que é violência obstétrica e, muito menos, existe lei específica que preveja punição à violência praticada. Com isso, verifica-se que a omissão do poder público, contribui para a impunidade da violência sofrida pela parturiente, fazendo com que esta deixe de relatar os atos sofridos, em razão da insegurança gerada.2023-03-21T11:20:08Z2023-03-21T11:20:08Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49886RAMOS, Vânia de Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-21T11:20:08Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49886Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-21T11:20:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-21T11:20:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
title Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
spellingShingle Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
RAMOS, Vânia de Oliveira
Violência obstétrica
Parto
Direitos da mulher
title_short Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
title_full Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
title_fullStr Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
title_full_unstemmed Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
title_sort Violência obstétrica e a violação dos direitos da mulher
author RAMOS, Vânia de Oliveira
author_facet RAMOS, Vânia de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Vânia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Violência obstétrica
Parto
Direitos da mulher
topic Violência obstétrica
Parto
Direitos da mulher
description O presente trabalho de conclusão de curso abordou a temática da violência obstétrica como violação dos direitos da mulher. Por problema: Quais são os aspectos conceituais e consequências da violência obstétrica frente ao ordenamento jurídico brasileiro? Por o objetivo geral buscou-se compreender a violência obstétrica dentro da esfera jurídica considerando o os aparatos para a preservação dos direitos da mulher. Por metodologia foi utilizado o levantamento bibliográfico; livros, artigos, revistas e outros recursos físicos e digitais que contribuíram para a elaboração do trabalho, cujo período literário compreende-se em publicações dos últimos 20 anos (2002-2021). Os principais resultados: Uma em cada quatro mulheres sofre algum tipo de violência na assistência ao parto. Gritos, procedimentos sem autorização ou informação, falta de analgesia e negligência figuram como os mais frequentes. Conclusão: No Brasil, não há legislação federal que conceitue o que é violência obstétrica e, muito menos, existe lei específica que preveja punição à violência praticada. Com isso, verifica-se que a omissão do poder público, contribui para a impunidade da violência sofrida pela parturiente, fazendo com que esta deixe de relatar os atos sofridos, em razão da insegurança gerada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-21T11:20:08Z
2023-03-21T11:20:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49886
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672935793164288