Educação Física e Saúde: Formação de Professores para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEFELD, Gabriel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67353
Resumo: Este trabalho tem por finalidade analisar o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) de modo a identificar os pressupostos que norteiam a formação inicial do professor e a ênfase dada à educação em saúde em sua estrutura curricular. O desenvolvimento desta investigação pode ser justificado pela necessidade de essa licenciatura contribuir para o desenvolvimento profissional do futuro docente, compreendendo, sobretudo, as finalidades da Educação Física que, apesar de na Educação Básica ser um componente curricular da área das Linguagens, tem uma identidade própria, pois tematiza as práticas corporais, desenvolvendo um trabalho que incorpora as dimensões afetivas, cognitivas e socioculturais dos alunos para além da visão biológica. O presente estudo – análise documental – insere-se, metodologicamente, em uma abordagem qualitativa de pesquisa. Além das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e da Base Nacional Comum Curricular, utilizou-se como o principal fundamento as ideias de Shulman (1986) no que se refere aos conhecimentos necessários ao professor para o ensino. Na análise do projeto pedagógico, constata-se a coerência desse componente com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Este estudo identifica que a Licenciatura em Educação Física da UNIPAMPA tem grande preocupação em formar professores para a Educação Básica, adotando o princípio de que os cursos de Licenciatura devem construir sua identidade, apoiando-se no vínculo com a prática profissional do futuro professor, na articulação de conhecimentos concernentes à Educação Física e aos conhecimentos pedagógicos. Os valores enunciados no PPC são bastante sólidos e sua organização didático-pedagógica pode ser considerada não conservadora. Contudo, a ênfase dada à formação para o ensino da saúde poderia ser mais substantiva. Outrossim, a análise realizada indica uma questão que merece ser aprofundada: o grande destaque dado aos esportes provavelmente contribui para um desenvolvimento talvez incipiente de outras dimensões relevantes, sobretudo a saúde.
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