Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Héres Faria Ferreira Becker
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6890
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.
id UEM-10_07c5a00be889d98b24be926ffeb463eb
oai_identifier_str oai:localhost:1/6890
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básicaProfessores de educação física - FormaçãoEducação física - Formação inicial796Ciências da SaúdeEducação FísicaOrientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020O curso de graduação Licenciatura em Educação Física é a porta de entrada para a formação inicial de professores em nível superior. É um período responsável por envolver no processo de ensino e aprendizagem aspectos cognitivos, afetivos e de valores, reforçando atitudes significativas para toda a vida profissional. No contexto da formação inicial, deve haver relação de aproximação entre a universidade e a Educação Básica. Desse modo, a presente tese teve como objetivo analisar a interlocução existente entre a formação inicial de Licenciatura em Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior pública do Estado do Paraná e as exigências da realidade da Educação Básica. O contexto da pesquisa envolveu os docentes efetivos e os acadêmicos do 3° e 4° ano do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), cuja participação se deu por meio de entrevista semiestruturada com os docentes, questionário aplicado aos acadêmicos, especificamente construído e validado para a presente pesquisa, bem como a participação em um grupo focal. Em um primeiro momento, foi conduzida a análise qualitativa, por meio da seleção documental de materiais escritos, artigos, teses e dissertações como fonte de informações à questão de interesse da pesquisa. Em um segundo momento, foi realizada a caracterização e a análise dos documentos oficiais, examinando-se as Resoluções Nacionais, os Projetos Pedagógicos de Educação Física das Universidades Estaduais do Paraná e os PPs anteriores a 2016, da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Em um terceiro momento, foram analisados os documentos técnicos, como planejamento anual das disciplinas e projetos de pesquisa e extensão em andamento ofertados pelos professores da IES. A técnica utilizada para exame dos documentos selecionados foi a de análise de conteúdo, selecionando-se como análise a unidade de contexto. Para a análise quantitativa utilizou-se de estatística descritiva e inferencial (frequência e porcentagem), valendo-se do software estatístico SPSS 25.0. Os resultados indicam que a formação inicial da Licenciatura em Educação Física da IES investigada atende aos aspectos legais, pelo cumprimento das horas mínimas instituídas para seus componentes curriculares e a integralização do curso. No entanto, foi possível observar que nem sempre o prometido e o registrado nos documentos se efetivam, dessa forma, o curso aproxima-se pouco da Educação Básica, futuro campo de intervenção. Diante disso, conclui-se que para que haja um envolvimento entre o curso de Licenciatura em Educação Física e a Educação Básica, o PP precisa ser planejado, estruturado e desenvolvido ampliando a aproximação de seus conteúdos e procedimentos com a Educação Básica, desde o início do curso, com a efetiva atuação docente direcionada à correção das incoerências e divergências apontadas na pesquisa.The Physical Education undergraduate course is the gateway to the initial training of teachers at a higher level. It is a period responsible for involving cognitive, affective and values aspects in the teaching and learning process, reinforcing significant attitudes for all professional life. In the context of initial training, there must be a close relationship between the university and Basic Education. Therefore, the present thesis aimed to analyze the existing dialogue between the initial formation of a Degree in Physical Education from a public Higher Education Institution in the State of Paraná and the requirements of the reality of Basic Education. The research context involved permanent faculty members and 3rd and 4th year academic students of the Physical Education Degree course at the State University of Northern Paraná (UENP), whose participation took place through semi-structured interviews with teachers, questionnaire applied to academics, specifically built and validated for this research, as well as participation in a focus group. At first, qualitative analysis was carried out, through the documentary selection of written materials, articles, theses and dissertations as a source of information to the question of interest in the research. In a second step, the characterization and analysis of official documents was carried out, examining the National Resolutions, the Pedagogical Projects of Physical Education of the State Universities of Paraná and the PPs prior to 2016, of the State University of Northern Paraná. In a third moment, the technical documents were analyzed, such as annual planning of the disciplines and ongoing research and extension projects offered by IES professors. The technique used to examine the selected documents was content analysis, selecting the context unit as the analysis. For quantitative analysis, descriptive and inferential statistics (frequency and percentage) were used, using the statistical software SPSS 25.0. The results indicate that the initial formation of the Degree in Physical Education of the investigated IES meets the legal aspects, by the fulfillment of the minimum hours instituted for its curricular components and the completion of the course. However, it was possible to observe that not always what was promised and registered in the documents takes effect, thus, the course is not very close to Basic Education, the future field of intervention. Therefore, it is concluded that for there to be an approximation between the Physical Education Degree course and Basic Education, the PP needs to be planned and structured, in order to develop and expand the involvement with Basic Education, since the beginning of course, with effective teaching action aimed at correcting inconsistencies and divergences pointed out in the research.188 f. : il.Universidade Estadual de MaringáUniversidade Estadual de LondrinaDepartamento de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELMaringá, PRCentro de Ciências da SaúdeOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-Souza, Vânia de Fátima Matias deKravchychyn, ClaudioBoth, JorgeHerold Junior, CarlosPaiva, Héres Faria Ferreira Becker2022-10-04T22:37:59Z2022-10-04T22:37:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPAIVA, Héres Faria Ferreira Becker. Formação inicial em educação física: aproximações com a educação básica. 2020. 188 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6890info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2023-10-27T20:26:21Zoai:localhost:1/6890Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:59:49.823867Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
title Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
spellingShingle Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
Paiva, Héres Faria Ferreira Becker
Professores de educação física - Formação
Educação física - Formação inicial
796
Ciências da Saúde
Educação Física
title_short Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
title_full Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
title_fullStr Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
title_full_unstemmed Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
title_sort Formação inicial em educação física : aproximações com a educação básica
author Paiva, Héres Faria Ferreira Becker
author_facet Paiva, Héres Faria Ferreira Becker
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Souza, Vânia de Fátima Matias de
Kravchychyn, Claudio
Both, Jorge
Herold Junior, Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Héres Faria Ferreira Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de educação física - Formação
Educação física - Formação inicial
796
Ciências da Saúde
Educação Física
topic Professores de educação física - Formação
Educação física - Formação inicial
796
Ciências da Saúde
Educação Física
description Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-10-04T22:37:59Z
2022-10-04T22:37:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, Héres Faria Ferreira Becker. Formação inicial em educação física: aproximações com a educação básica. 2020. 188 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6890
identifier_str_mv PAIVA, Héres Faria Ferreira Becker. Formação inicial em educação física: aproximações com a educação básica. 2020. 188 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2020, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Educação Física
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL
Maringá, PR
Centro de Ciências da Saúde
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813258691091103744