TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROBERTO, ALEXANDRE MOURA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966
Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, busca analisar a influência das avaliações de Matemática e suas tecnologias do ENEM no ensino de Estatística e elaboração do currículo moldado pelos professores para o Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro no período de 2008 a 2018. Fundamentou-se este estudo na visão de Sacristan que propõe olhar numa perspectiva processual para o currículo. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das relações estabelecidas entre currículo moldado pelos professores do colégio para o Ensino de Estatística e os pressupostos e habilidades e competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e indicações curriculares para o ensino da temática presentes nos documentos curriculares oficiais como PCNEM, PCN+ e Orientações Curriculares. De modo geral, a análise das informações obtidas permitiu identificar que os planos de curso do Colégio 7 de Setembro propostos para o segundo ano do ensino médio no período de 2008 a 2018, vem sendo estruturado a partir da matriz de referência do Enem, preocupando-se em favorecer o ensino de estatística que permita ao estudantes compreender fatos e fenômenos no intuito de refletir e agir sobre esta nova realidade.
id Krot_cf453cdf1ebeaf3f2492676d3329027e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31966
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEMEducação MatemáticaCurrículo PrescritoA presente pesquisa, de natureza qualitativa, busca analisar a influência das avaliações de Matemática e suas tecnologias do ENEM no ensino de Estatística e elaboração do currículo moldado pelos professores para o Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro no período de 2008 a 2018. Fundamentou-se este estudo na visão de Sacristan que propõe olhar numa perspectiva processual para o currículo. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das relações estabelecidas entre currículo moldado pelos professores do colégio para o Ensino de Estatística e os pressupostos e habilidades e competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e indicações curriculares para o ensino da temática presentes nos documentos curriculares oficiais como PCNEM, PCN+ e Orientações Curriculares. De modo geral, a análise das informações obtidas permitiu identificar que os planos de curso do Colégio 7 de Setembro propostos para o segundo ano do ensino médio no período de 2008 a 2018, vem sendo estruturado a partir da matriz de referência do Enem, preocupando-se em favorecer o ensino de estatística que permita ao estudantes compreender fatos e fenômenos no intuito de refletir e agir sobre esta nova realidade.2021-04-14T16:54:07Z2021-04-14T16:54:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966ROBERTO, ALEXANDRE MOURAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-14T16:54:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31966Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-04-14T16:54:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-04-14T16:54:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
title TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
spellingShingle TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
ROBERTO, ALEXANDRE MOURA
Educação Matemática
Currículo Prescrito
title_short TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
title_full TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
title_fullStr TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
title_full_unstemmed TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
title_sort TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
author ROBERTO, ALEXANDRE MOURA
author_facet ROBERTO, ALEXANDRE MOURA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROBERTO, ALEXANDRE MOURA
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Currículo Prescrito
topic Educação Matemática
Currículo Prescrito
description A presente pesquisa, de natureza qualitativa, busca analisar a influência das avaliações de Matemática e suas tecnologias do ENEM no ensino de Estatística e elaboração do currículo moldado pelos professores para o Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro no período de 2008 a 2018. Fundamentou-se este estudo na visão de Sacristan que propõe olhar numa perspectiva processual para o currículo. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das relações estabelecidas entre currículo moldado pelos professores do colégio para o Ensino de Estatística e os pressupostos e habilidades e competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e indicações curriculares para o ensino da temática presentes nos documentos curriculares oficiais como PCNEM, PCN+ e Orientações Curriculares. De modo geral, a análise das informações obtidas permitiu identificar que os planos de curso do Colégio 7 de Setembro propostos para o segundo ano do ensino médio no período de 2008 a 2018, vem sendo estruturado a partir da matriz de referência do Enem, preocupando-se em favorecer o ensino de estatística que permita ao estudantes compreender fatos e fenômenos no intuito de refletir e agir sobre esta nova realidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-04-14T16:54:07Z
2021-04-14T16:54:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672972965183488