TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966 |
Resumo: | A presente pesquisa, de natureza qualitativa, busca analisar a influência das avaliações de Matemática e suas tecnologias do ENEM no ensino de Estatística e elaboração do currículo moldado pelos professores para o Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro no período de 2008 a 2018. Fundamentou-se este estudo na visão de Sacristan que propõe olhar numa perspectiva processual para o currículo. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das relações estabelecidas entre currículo moldado pelos professores do colégio para o Ensino de Estatística e os pressupostos e habilidades e competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e indicações curriculares para o ensino da temática presentes nos documentos curriculares oficiais como PCNEM, PCN+ e Orientações Curriculares. De modo geral, a análise das informações obtidas permitiu identificar que os planos de curso do Colégio 7 de Setembro propostos para o segundo ano do ensino médio no período de 2008 a 2018, vem sendo estruturado a partir da matriz de referência do Enem, preocupando-se em favorecer o ensino de estatística que permita ao estudantes compreender fatos e fenômenos no intuito de refletir e agir sobre esta nova realidade. |
id |
Krot_cf453cdf1ebeaf3f2492676d3329027e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31966 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEMEducação MatemáticaCurrículo PrescritoA presente pesquisa, de natureza qualitativa, busca analisar a influência das avaliações de Matemática e suas tecnologias do ENEM no ensino de Estatística e elaboração do currículo moldado pelos professores para o Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro no período de 2008 a 2018. Fundamentou-se este estudo na visão de Sacristan que propõe olhar numa perspectiva processual para o currículo. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das relações estabelecidas entre currículo moldado pelos professores do colégio para o Ensino de Estatística e os pressupostos e habilidades e competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e indicações curriculares para o ensino da temática presentes nos documentos curriculares oficiais como PCNEM, PCN+ e Orientações Curriculares. De modo geral, a análise das informações obtidas permitiu identificar que os planos de curso do Colégio 7 de Setembro propostos para o segundo ano do ensino médio no período de 2008 a 2018, vem sendo estruturado a partir da matriz de referência do Enem, preocupando-se em favorecer o ensino de estatística que permita ao estudantes compreender fatos e fenômenos no intuito de refletir e agir sobre esta nova realidade.2021-04-14T16:54:07Z2021-04-14T16:54:07Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966ROBERTO, ALEXANDRE MOURAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-14T16:54:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31966Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-04-14T16:54:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-04-14T16:54:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM |
title |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM |
spellingShingle |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM ROBERTO, ALEXANDRE MOURA Educação Matemática Currículo Prescrito |
title_short |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM |
title_full |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM |
title_fullStr |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM |
title_full_unstemmed |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM |
title_sort |
TRANSFORMAÇÕES DO ENSINO DA ESTATÍSTICA EM UMA ESCOLA PARTICULAR DO ESTADO DO CEARÁ INDUZIDAS PELA PROVA DE MATEMÁTICA DO ENEM |
author |
ROBERTO, ALEXANDRE MOURA |
author_facet |
ROBERTO, ALEXANDRE MOURA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROBERTO, ALEXANDRE MOURA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Currículo Prescrito |
topic |
Educação Matemática Currículo Prescrito |
description |
A presente pesquisa, de natureza qualitativa, busca analisar a influência das avaliações de Matemática e suas tecnologias do ENEM no ensino de Estatística e elaboração do currículo moldado pelos professores para o Ensino Médio do Colégio 7 de Setembro no período de 2008 a 2018. Fundamentou-se este estudo na visão de Sacristan que propõe olhar numa perspectiva processual para o currículo. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir da análise das relações estabelecidas entre currículo moldado pelos professores do colégio para o Ensino de Estatística e os pressupostos e habilidades e competências avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e indicações curriculares para o ensino da temática presentes nos documentos curriculares oficiais como PCNEM, PCN+ e Orientações Curriculares. De modo geral, a análise das informações obtidas permitiu identificar que os planos de curso do Colégio 7 de Setembro propostos para o segundo ano do ensino médio no período de 2008 a 2018, vem sendo estruturado a partir da matriz de referência do Enem, preocupando-se em favorecer o ensino de estatística que permita ao estudantes compreender fatos e fenômenos no intuito de refletir e agir sobre esta nova realidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-04-14T16:54:07Z 2021-04-14T16:54:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672972965183488 |