Relações entre concepções de professores sobre matemática e seu ensino e os materiais curriculares : implicações nos processos de leitura e interpretação do currículo prescrito de matemática
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Data de Publicação: | 2023 |
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Resumo: | O objetivo principal de nossa pesquisa foi investigar as relações entre as concepções dos professores sobre a Matemática e seu ensino e os materiais curriculares e suas implicações nos processos de leitura e interpretação que esses profissionais fazem das prescrições curriculares. Para tanto, tivemos a necessidade de elaborar um construto teórico no âmbito da educação matemática que nos permitisse desenvolver uma visão mais ampliada do que vem a ser concepções. Nossos referenciais teóricos nos levaram a aceitar a existência de pelo menos duas concepções sobre a matemática e seu ensino, as quais denominamos de concepção transmissiva e concepção construtivista. No que concerne ao aspecto curricular, consideramos a existência de duas relações: uma, entre o professor e o material curricular, e outra, entre este e o currículo prescrito. E fundamentamos tais relações nos estudos de Brown e Edelson (2001, 2003), Brown (2009) e Sacristán (2000). Quanto ao aspecto metodológico, a perspectiva adotada se fundamenta nos princípios de uma abordagem qualitativa. Com vistas a atender nossos objetivos, selecionamos dois professores de matemática do 6° ano, submetidos ao mesmo currículo prescrito, neste caso, o Currículo de Matemática do Estado de Pernambuco. Um de nossos resultados indica que professores com tendência à concepção construtivista da matemática e seu ensino se relacionam de forma mais crítica, reflexiva e transcendente com os materiais curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como ponto de partida para o ensino. Por sua vez, professores com tendência à concepção transmissiva se relacionam de forma mais passiva e pragmática com os materiais curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como documento rígido e com ligação lógica fraca entre seus elementos constitutivos. |
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Para tanto, tivemos a necessidade de elaborar um construto teórico no âmbito da educação matemática que nos permitisse desenvolver uma visão mais ampliada do que vem a ser concepções. Nossos referenciais teóricos nos levaram a aceitar a existência de pelo menos duas concepções sobre a matemática e seu ensino, as quais denominamos de concepção transmissiva e concepção construtivista. No que concerne ao aspecto curricular, consideramos a existência de duas relações: uma, entre o professor e o material curricular, e outra, entre este e o currículo prescrito. E fundamentamos tais relações nos estudos de Brown e Edelson (2001, 2003), Brown (2009) e Sacristán (2000). Quanto ao aspecto metodológico, a perspectiva adotada se fundamenta nos princípios de uma abordagem qualitativa. Com vistas a atender nossos objetivos, selecionamos dois professores de matemática do 6° ano, submetidos ao mesmo currículo prescrito, neste caso, o Currículo de Matemática do Estado de Pernambuco. Um de nossos resultados indica que professores com tendência à concepção construtivista da matemática e seu ensino se relacionam de forma mais crítica, reflexiva e transcendente com os materiais curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como ponto de partida para o ensino. Por sua vez, professores com tendência à concepção transmissiva se relacionam de forma mais passiva e pragmática com os materiais curriculares, implicando no reconhecimento das prescrições como documento rígido e com ligação lógica fraca entre seus elementos constitutivos.The main objective of our research was to investigate the connection between the teacher's conceptions of Mathematics and its teaching and the curriculum materials and their implication in the process of reading and interpretation that these professionals make of the curricular prescriptions. Therefore, we needed to develop a theoretical construct in the ambit of mathematics education that would allow us to create a more expanded view of what conceptions might be. Our theoretical references led us to accept the existence of at least two conceptions about Mathematics and its teaching, which we call: the constructivist conception and the transmission-based conception. With regard to the curricular aspect, we consider the existence of two connections: one between the teacher and the curriculum material and the other between the teacher and the prescribed curriculum. Then, we support such relationships in the studies of Brown and Edelson (2001, 2003), Brown (2009) and Sacristán (2000). As for the methodological aspect, the adopted perspective is based on the principles of a qualitative approach. In order to fulfill our objectives, we selected two 6th-grade Mathematics teachers, who were submitted to the same prescribed curriculum, in this case, the Mathematics Curriculum of the State of Pernambuco. One of our research results indicates that teachers with a tendency towards the constructivist conception of Mathematics and its teaching relate in a more critical, reflective and transcendent way with the curriculum materials, implying the recognition of the prescriptions as a starting point for teaching. On the other hand, teachers with a tendency towards a transmission-based conception relate in a more passive and pragmatic way with the curriculum materials, implying the recognition of the prescriptions as a strict document with a weak logical connection between its constituent elements.El principal objetivo de nuestra investigación fue conocer las relaciones entre las concepciones de los profesores acerca de las matemáticas y su enseñanza, como también, de los materiales curriculares y las implicaciones en el proceso de lectura e interpretación que dichos profesionales hacen de las proposiciones curriculares. Para ello, tuvimos la necesidad de crear un establecimiento teórico dentro de la educación de las matemáticas que nos permitieran desarrollar una amplia visión de lo que se conocen acerca de esas concepciones. Nuestros marcos teóricos nos llevaron a aceptar la existencia de al menos dos concepciones sobre las matemáticas y su enseñanza, que denominamos: concepción constructivista y concepción transmisiva. Con respecto al aspecto curricular, consideramos la existencia de dos relaciones: una entre el profesor y el material curricular y la otra entre éste y el currículo prescrito. A continuación, basamos estas relaciones en los estudios de Brown y Edelson (2001, 2003), Brown (2009) y Sacristán (2000). En cuanto a la metodología, la perspectiva adoptada se basa en los principios de un enfoque cualitativo. Para cumplir nuestros objetivos, seleccionamos dos profesores de Matemáticas de 6o grado, sometidos al mismo plan de estudios prescrito, en este caso el Currículo de Matemáticas del Estado de Pernambuco. Uno de nuestros resultados indica que los profesores con tendencia a la concepción constructivista de las Matemáticas y su enseñanza se relacionan de manera más crítica, reflexiva y trascendente con los materiales curriculares, implicando el reconocimiento de las prescripciones como punto de partida para la enseñanza. A su vez, los profesores con tendencia a la concepción transmisiva se relacionan de manera más pasiva y pragmática con los materiales curriculares, implicando el reconocimiento de las prescripciones como un documento rígido y con una débil conexión lógica entre los elementos que los constituyen.L'objectif principal de notre recherche a été d'étudier les relations entre les conceptions des enseignants sur les mathématiques et leur enseignement et les matériaux curriculaires et leurs implications dans les processus de lecture et d'interprétation que ces professionnels font des prescriptions curriculaires. Par conséquent, nous avons eu besoin de développer une construction théorique dans le contexte de l'éducation mathématique qui nous permettrait de développer une vision plus large de ce que pourraient être les conceptions. Nos références théoriques nous ont conduits à accepter l'existence d'au moins deux conceptions sur les mathématiques et leur enseignement, que nous appelons: conception constructiviste et conception transmissive. En ce qui concerne l'aspect curriculaire, nous considérons l'existence de deux relations : l'une entre l'enseignant et le matériel curriculaire et l'autre entre celui- ci et le curriculum prescrit. Ensuite, nous basons ces relations sur les études de Brown et Edelson (2001, 2003), Brown (2009) et Sacristán (2000). Quant à l'aspect méthodologique, la perspective adoptée s'appuie sur les principes d'une approche qualitative. Afin d'atteindre nos objectifs, nous avons sélectionné deux enseignants de mathématiques de 6e année, soumis au même programme prescrit, dans ce cas, le programme de mathématiques de l'État de Pernambuco. L’un de nos résultats indique que les enseignants ayant une tendance à la conception constructiviste des mathématiques et de leur enseignement se rapportent de façon plus critique, réflexive et transcendante aux matériaux curriculaires, impliquant la reconnaissance des prescriptions comme point de départ de l'enseignement. À son tour, les enseignants ayant une tendance à une conception transmissive se rapportent de manière plus passive, pragmatique aux matériaux curriculaires, ce qui implique la reconnaissance des prescriptions comme un document rigide et avec un lien logique faible entre ses éléments constitutifs.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMatemática – Estudo e ensino - CurrículosCurrículo prescritoConstrutivismoConcepçõesRelações entre concepções de professores sobre matemática e seu ensino e os materiais curriculares : implicações nos processos de leitura e interpretação do currículo prescrito de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Wagner Rodrigues Costa.pdfTESE Wagner Rodrigues Costa.pdfapplication/pdf9213295https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/56174/1/TESE%20Wagner%20Rodrigues%20Costa.pdffa11ee319ae0f3a3cc59d639535d30f7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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