Design no Mato Grosso do Sul: a organização técnica do trabalho em cinco atividades artesanais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Selma Maria
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40592
Resumo: O design, não sendo uma arte ou ciência e sim um processo que usa a informação e o conhecimento de outras áreas, valoriza o artesanato, transmitindo e refletindo os valores referenciais importantes na comercialização. Objetivou-se com este trabalho descrever cinco experiências de artesãs sul-mato-grossenses da região de Bonito/MS e Campo Grande/MS. Como objetivos específicos apresentar de conceitos da organização técnica do trabalho e temas correlacionados; Identificar a tipologia, matéria-prima e técnica de produção do artesanato tendo como referência os trabalhos de Celair Ramos Peralta – a buga, renomada artista bonitense, desenvolve seus trabalhos com argila, madeira e materiais de demolição; Joana Zattoni, responsável pela criação e direção da empresa Cerâmica Udu em Bonito/MS, produz peças a partir de moldes de gesso, preenchidos com barbotina (argila líquida); Lucimar Maldonado Silva Domingos, artesã campo-grandense, seu diferencial está na produção aliada à sustentabilidade, criou a “Fibra Morena”, com a missão de produzir artesanato com fibras naturais de bananeira, taboa e buriti; Indiana Marques, criadora da boneca de cerâmica Bugra, que foi inspirada nas índias Terenas, que circulam pelas ruas de Campo Grande; Monique Klein Rodic, criadora da empresa Campo Grande a Tiracolo, na confecção de bolsas e acessórios com materiais reciclados de lona de transportes de caminhão e malotes de correspondências. Para atender o objetivo, foram utilizadas fontes primárias e secundárias. Os instrumentos empíricos, englobando entrevistas aplicada no período de abril de 2018 a junho de 2019, em roteiro semiestruturado com dirigentes de instituições responsáveis ao apoio e capacitação dos segmentos no estado, comerciantes; artesãos, e observações sistemáticas do processo de modelagem, ornamentação e acabamento em situação de trabalho, bem como de registros fotográficos das peças artesanais expostas para venda. Essas observações em conjunto com as entrevistas, visitas aos ateliês e oficinas, serviram para descrever as características do processo de produção ou técnicas de confecção e conferir as razões da singularidade estética. Fontes secundárias como capítulos de livros, artigos científicos que tratam do design, da produção e comercialização do artesanato, também, foram consultados. A análise dos entrevistados é do tipo acessibilidade, pois a classificação do público alvo é em função das propriedades relevantes para a pesquisa. Concluiu-se que a inserção12 da técnica do design no artesanato, define um novo caminho para ambas as áreas, a fim de propor interferências positivas na execução de produtos representativos da cultura, da sociedade, meio ambiente e desenvolvimento regional sustentável. Que a inserção da técnica do design no artesanato, define um novo caminho para ambas as áreas, a fim de propor interferências positivas na execução de produtos representativos da cultura, da sociedade, meio ambiente e desenvolvimento regional sustentável. Mesmo com toda tecnologia à disposição, é indispensável pessoas na produção de mercadorias. A atuação do profissional de design, é essencial à atuação de outros profissionais ligados à concepção e produção de produtos. Em adição na atuação do designer é imprescindível o trabalho consciente ambientalmente e o envolvimento de outros profissionais e entidades, principalmente políticas, para que a sustentabilidade social e ambiental seja duradoura e realmente incorporada à comunidade.
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Para atender o objetivo, foram utilizadas fontes primárias e secundárias. Os instrumentos empíricos, englobando entrevistas aplicada no período de abril de 2018 a junho de 2019, em roteiro semiestruturado com dirigentes de instituições responsáveis ao apoio e capacitação dos segmentos no estado, comerciantes; artesãos, e observações sistemáticas do processo de modelagem, ornamentação e acabamento em situação de trabalho, bem como de registros fotográficos das peças artesanais expostas para venda. Essas observações em conjunto com as entrevistas, visitas aos ateliês e oficinas, serviram para descrever as características do processo de produção ou técnicas de confecção e conferir as razões da singularidade estética. Fontes secundárias como capítulos de livros, artigos científicos que tratam do design, da produção e comercialização do artesanato, também, foram consultados. 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Em adição na atuação do designer é imprescindível o trabalho consciente ambientalmente e o envolvimento de outros profissionais e entidades, principalmente políticas, para que a sustentabilidade social e ambiental seja duradoura e realmente incorporada à comunidade.Ambiente e sustentabilidadeDesignDesign no Mato Grosso do Sul: a organização técnica do trabalho em cinco atividades artesanaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e 51 Desenvolvimento Regionalporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALtese selma final.pdftese selma final.pdfapplication/pdf23406072https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40592/1/tese%20selma%20final.pdf76eda8cc7b0a3b5286b0bf5e0f079204MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40592/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/405922022-05-04 14:48:14.273oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-04T17:48:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-04T17:48:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
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