Música como instrumento de psicoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Maiane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44414
Resumo: Falar sobre a música no contexto psicoterapêutico, pode-se ver que a música cria um laço entre o consciente e o inconsciente, a psicologia da música consiste em estudar a natureza dos processos perceptivo, cognitivo, emocionais e psicossociais, envolvidos na música. A música promove muito além de sessões boas, ela provoca percepção visual, atividade motora sensorial, processamento de informações abstrata e simbólica, além do indivíduo sentir diferente emoções, ao ouvimos uma música consegue-se utilizar diferentes partes do cérebro, só assim conseguiu integrar todos os componentes da música, como ritmo, melodia, harmonia, timbre e tons. Os índices são muitos sobre os seres humanos possuírem um instinto musical, sabe-se que devido a música ser universal, ela possibilita a meditação sobre nossos comportamentos e sentimentos, nos fazem refletir sobre a vida, de uma maneira profunda. Desse modo a música é um recurso terapêutico em potencial. Nos tempos atuais terapia musica cada vez mais está se ampliando no contexto clinico, musicoterapia já está sendo usada a bastante tempo, no tratamento da saúde mental, e mostra cada vez mais resultados, essa técnica é bastante variada, pode ser utilizada de várias maneiras nas intervenções da saúde mental. Outra terapia que auxilia a psicoterapia é a psicanalise como abordagem Freud resolveu defini-la como um método de investigação dos processos psíquicos inconscientes, a psicanálise busca respostas desde a infância. Na verdade, para um psicólogo psicanalista, buscar informações desde a gestação de seu paciente é essencial e pode significar algo.
id Krot_d2aee589d04966f24eca629bb74184ae
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44414
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Música como instrumento de psicoterapiaMúsicaPsicanalisePsicoterapiaMusicoterapiaFalar sobre a música no contexto psicoterapêutico, pode-se ver que a música cria um laço entre o consciente e o inconsciente, a psicologia da música consiste em estudar a natureza dos processos perceptivo, cognitivo, emocionais e psicossociais, envolvidos na música. A música promove muito além de sessões boas, ela provoca percepção visual, atividade motora sensorial, processamento de informações abstrata e simbólica, além do indivíduo sentir diferente emoções, ao ouvimos uma música consegue-se utilizar diferentes partes do cérebro, só assim conseguiu integrar todos os componentes da música, como ritmo, melodia, harmonia, timbre e tons. Os índices são muitos sobre os seres humanos possuírem um instinto musical, sabe-se que devido a música ser universal, ela possibilita a meditação sobre nossos comportamentos e sentimentos, nos fazem refletir sobre a vida, de uma maneira profunda. Desse modo a música é um recurso terapêutico em potencial. Nos tempos atuais terapia musica cada vez mais está se ampliando no contexto clinico, musicoterapia já está sendo usada a bastante tempo, no tratamento da saúde mental, e mostra cada vez mais resultados, essa técnica é bastante variada, pode ser utilizada de várias maneiras nas intervenções da saúde mental. Outra terapia que auxilia a psicoterapia é a psicanalise como abordagem Freud resolveu defini-la como um método de investigação dos processos psíquicos inconscientes, a psicanálise busca respostas desde a infância. Na verdade, para um psicólogo psicanalista, buscar informações desde a gestação de seu paciente é essencial e pode significar algo.2022-07-15T13:57:08Z2022-07-15T13:57:08Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44414SOUZA, Maianeporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-15T13:57:08Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44414Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-15T13:57:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-15T13:57:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Música como instrumento de psicoterapia
title Música como instrumento de psicoterapia
spellingShingle Música como instrumento de psicoterapia
SOUZA, Maiane
Música
Psicanalise
Psicoterapia
Musicoterapia
title_short Música como instrumento de psicoterapia
title_full Música como instrumento de psicoterapia
title_fullStr Música como instrumento de psicoterapia
title_full_unstemmed Música como instrumento de psicoterapia
title_sort Música como instrumento de psicoterapia
author SOUZA, Maiane
author_facet SOUZA, Maiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Maiane
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Psicanalise
Psicoterapia
Musicoterapia
topic Música
Psicanalise
Psicoterapia
Musicoterapia
description Falar sobre a música no contexto psicoterapêutico, pode-se ver que a música cria um laço entre o consciente e o inconsciente, a psicologia da música consiste em estudar a natureza dos processos perceptivo, cognitivo, emocionais e psicossociais, envolvidos na música. A música promove muito além de sessões boas, ela provoca percepção visual, atividade motora sensorial, processamento de informações abstrata e simbólica, além do indivíduo sentir diferente emoções, ao ouvimos uma música consegue-se utilizar diferentes partes do cérebro, só assim conseguiu integrar todos os componentes da música, como ritmo, melodia, harmonia, timbre e tons. Os índices são muitos sobre os seres humanos possuírem um instinto musical, sabe-se que devido a música ser universal, ela possibilita a meditação sobre nossos comportamentos e sentimentos, nos fazem refletir sobre a vida, de uma maneira profunda. Desse modo a música é um recurso terapêutico em potencial. Nos tempos atuais terapia musica cada vez mais está se ampliando no contexto clinico, musicoterapia já está sendo usada a bastante tempo, no tratamento da saúde mental, e mostra cada vez mais resultados, essa técnica é bastante variada, pode ser utilizada de várias maneiras nas intervenções da saúde mental. Outra terapia que auxilia a psicoterapia é a psicanalise como abordagem Freud resolveu defini-la como um método de investigação dos processos psíquicos inconscientes, a psicanálise busca respostas desde a infância. Na verdade, para um psicólogo psicanalista, buscar informações desde a gestação de seu paciente é essencial e pode significar algo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-15T13:57:08Z
2022-07-15T13:57:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44414
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672904050671616