Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Viviane Diniz Almeida de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55947
Resumo: O envelhecimento populacional é reconhecido como um fenômeno cada vez mais presente, principalmente nos grandes centros urbanos, nos quais, o indivíduo tem maior acesso ao progresso no campo socioeconômico e as evoluções nas áreas da medicina e da tecnologia. No entanto, apesar deste cenário positivo esse fenômeno também traz à tona a precariedade enfrentada pela população idosa, como observado na área da saúde bucal dos idosos, prejudicando dessa forma a qualidade de vida do indivíduo idoso. Diante disto, o presente trabalho, fez uma revisão de literatura, do tipo qualitativa descritiva, sobre o tema, com o objetivo de entender o impacto na qualidade de vida dos idosos em função da alta prevalência dos problemas periodontais na terceira idade. Os resultados obtidos neste trabalho possibilitaram concluir que, a relação da saúde bucal do idoso com a qualidade de vida, se dá pelo entendimento de que o estado de saúde do indivíduo é observado no conceito de qualidade de vida. Sendo assim, a saúde bucal como parte das dimensões da saúde do indivíduo, faz-se necessário os cuidados com a saúde bucal do idoso. Por fim, o idoso torna-se vulnerável conforme ocorre seu envelhecimento, desse modo, para que haja a manutenção de uma boa qualidade de vida, faz-se necessário que a família, bem como o poder público, promova ações que permitam que este processo de envelhecimento ocorra da melhor forma.
id Krot_d34be26cb19dae0fe18d79b1a42fc789
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55947
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idosoDoenças periodontaisIdososQualidade de vidaO envelhecimento populacional é reconhecido como um fenômeno cada vez mais presente, principalmente nos grandes centros urbanos, nos quais, o indivíduo tem maior acesso ao progresso no campo socioeconômico e as evoluções nas áreas da medicina e da tecnologia. No entanto, apesar deste cenário positivo esse fenômeno também traz à tona a precariedade enfrentada pela população idosa, como observado na área da saúde bucal dos idosos, prejudicando dessa forma a qualidade de vida do indivíduo idoso. Diante disto, o presente trabalho, fez uma revisão de literatura, do tipo qualitativa descritiva, sobre o tema, com o objetivo de entender o impacto na qualidade de vida dos idosos em função da alta prevalência dos problemas periodontais na terceira idade. Os resultados obtidos neste trabalho possibilitaram concluir que, a relação da saúde bucal do idoso com a qualidade de vida, se dá pelo entendimento de que o estado de saúde do indivíduo é observado no conceito de qualidade de vida. Sendo assim, a saúde bucal como parte das dimensões da saúde do indivíduo, faz-se necessário os cuidados com a saúde bucal do idoso. Por fim, o idoso torna-se vulnerável conforme ocorre seu envelhecimento, desse modo, para que haja a manutenção de uma boa qualidade de vida, faz-se necessário que a família, bem como o poder público, promova ações que permitam que este processo de envelhecimento ocorra da melhor forma.2023-06-02T19:03:38Z2023-06-02T19:03:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55947SOUZA, Viviane Diniz Almeida deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-02T19:03:38Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55947Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-02T19:03:38falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-02T19:03:38Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
title Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
spellingShingle Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
SOUZA, Viviane Diniz Almeida de
Doenças periodontais
Idosos
Qualidade de vida
title_short Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
title_full Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
title_fullStr Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
title_full_unstemmed Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
title_sort Doenças periodontais: o impacto na qualidade de vida do paciente idoso
author SOUZA, Viviane Diniz Almeida de
author_facet SOUZA, Viviane Diniz Almeida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Viviane Diniz Almeida de
dc.subject.por.fl_str_mv Doenças periodontais
Idosos
Qualidade de vida
topic Doenças periodontais
Idosos
Qualidade de vida
description O envelhecimento populacional é reconhecido como um fenômeno cada vez mais presente, principalmente nos grandes centros urbanos, nos quais, o indivíduo tem maior acesso ao progresso no campo socioeconômico e as evoluções nas áreas da medicina e da tecnologia. No entanto, apesar deste cenário positivo esse fenômeno também traz à tona a precariedade enfrentada pela população idosa, como observado na área da saúde bucal dos idosos, prejudicando dessa forma a qualidade de vida do indivíduo idoso. Diante disto, o presente trabalho, fez uma revisão de literatura, do tipo qualitativa descritiva, sobre o tema, com o objetivo de entender o impacto na qualidade de vida dos idosos em função da alta prevalência dos problemas periodontais na terceira idade. Os resultados obtidos neste trabalho possibilitaram concluir que, a relação da saúde bucal do idoso com a qualidade de vida, se dá pelo entendimento de que o estado de saúde do indivíduo é observado no conceito de qualidade de vida. Sendo assim, a saúde bucal como parte das dimensões da saúde do indivíduo, faz-se necessário os cuidados com a saúde bucal do idoso. Por fim, o idoso torna-se vulnerável conforme ocorre seu envelhecimento, desse modo, para que haja a manutenção de uma boa qualidade de vida, faz-se necessário que a família, bem como o poder público, promova ações que permitam que este processo de envelhecimento ocorra da melhor forma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-02T19:03:38Z
2023-06-02T19:03:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55947
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672905473589248