Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RONQUETI, Lucineia Lima Monequi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51213
Resumo: O parto é naturalmente um evento primitivo, antes mesmo de existirem tecnologias ou de haver medicalização as mulheres pariam com ou sem auxilio, encontravam por extinto a melhor forma de o fazer, eram elas que conduziam o momento normalmente com auxílio de alguma mulher mais velha. Com o passar dos anos e a evolução na área da saúde foi instituindo-se o modelo medicalizado do parto, escolha esta que acreditava-se ser a mais seguro para trazer uma vida ao mundo, neste momento as mulheres eram então conduzidas a hospitais para darem a luz, nesta nova forma de cuidado, o modelo de parto era centrado nas escolhas médicas, o que a mulher preferia com relação a este momento não vinha mais ao caso, a única opinião importante era apenas a dos profissionais, neste cenário a mulher deixou de ser a protagonista de seu parto. Este trabalho é baseado em uma pesquisa bibliográfica realizado com obras publicadas nos últimos 10 anos, dentre os principais autores destacam-se: Leal, Mariana et al. (2021). Silva, C.B. et al. (2021). Andrade L.O et al. (2017) que demonstraram com suas publicações a importância do olhar humanizado ao cuidado durante o parto em seus diversos estágios. Ainda visando o resgate do foco no ser humano durante o cuidado em saúde, surgiram as práticas humanizadas, que o ministério da saúde instituiu em 2000 o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, o projeto tem o intuito de diminuir o número de óbitos materno infantil e garantir um melhor atendimento e acessibilidade desde o parto, nascimento e pós parto. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar o tipo de assistência que pode ser prestado a mulher pelos enfermeiros durante o parto que tem como objetivo alcançar a diminuição da dor, oferecer conforto psicológico e físico a parturiente, de forma que traga vivências sem traumas, momentos que sejam recordados como positivos, visando o protagonismo da mulher como o principal para o acontecimento do parto natural e humanizado.
id Krot_dc8bc172578ce2be5ec5d947cad40250
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51213
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizadoEnfermagemParto humanizadoAssistência de enfermagemHumanizaçãoO parto é naturalmente um evento primitivo, antes mesmo de existirem tecnologias ou de haver medicalização as mulheres pariam com ou sem auxilio, encontravam por extinto a melhor forma de o fazer, eram elas que conduziam o momento normalmente com auxílio de alguma mulher mais velha. Com o passar dos anos e a evolução na área da saúde foi instituindo-se o modelo medicalizado do parto, escolha esta que acreditava-se ser a mais seguro para trazer uma vida ao mundo, neste momento as mulheres eram então conduzidas a hospitais para darem a luz, nesta nova forma de cuidado, o modelo de parto era centrado nas escolhas médicas, o que a mulher preferia com relação a este momento não vinha mais ao caso, a única opinião importante era apenas a dos profissionais, neste cenário a mulher deixou de ser a protagonista de seu parto. Este trabalho é baseado em uma pesquisa bibliográfica realizado com obras publicadas nos últimos 10 anos, dentre os principais autores destacam-se: Leal, Mariana et al. (2021). Silva, C.B. et al. (2021). Andrade L.O et al. (2017) que demonstraram com suas publicações a importância do olhar humanizado ao cuidado durante o parto em seus diversos estágios. Ainda visando o resgate do foco no ser humano durante o cuidado em saúde, surgiram as práticas humanizadas, que o ministério da saúde instituiu em 2000 o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, o projeto tem o intuito de diminuir o número de óbitos materno infantil e garantir um melhor atendimento e acessibilidade desde o parto, nascimento e pós parto. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar o tipo de assistência que pode ser prestado a mulher pelos enfermeiros durante o parto que tem como objetivo alcançar a diminuição da dor, oferecer conforto psicológico e físico a parturiente, de forma que traga vivências sem traumas, momentos que sejam recordados como positivos, visando o protagonismo da mulher como o principal para o acontecimento do parto natural e humanizado.2023-04-04T19:16:40Z2023-04-04T19:16:40Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51213RONQUETI, Lucineia Lima Monequiporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-04T19:48:08Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51213Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-04T19:48:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-04T19:48:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
title Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
spellingShingle Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
RONQUETI, Lucineia Lima Monequi
Enfermagem
Parto humanizado
Assistência de enfermagem
Humanização
title_short Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
title_full Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
title_fullStr Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
title_full_unstemmed Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
title_sort Parto humanizado: Atuação do enfermeiro na assistência ao parto humanizado
author RONQUETI, Lucineia Lima Monequi
author_facet RONQUETI, Lucineia Lima Monequi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RONQUETI, Lucineia Lima Monequi
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Parto humanizado
Assistência de enfermagem
Humanização
topic Enfermagem
Parto humanizado
Assistência de enfermagem
Humanização
description O parto é naturalmente um evento primitivo, antes mesmo de existirem tecnologias ou de haver medicalização as mulheres pariam com ou sem auxilio, encontravam por extinto a melhor forma de o fazer, eram elas que conduziam o momento normalmente com auxílio de alguma mulher mais velha. Com o passar dos anos e a evolução na área da saúde foi instituindo-se o modelo medicalizado do parto, escolha esta que acreditava-se ser a mais seguro para trazer uma vida ao mundo, neste momento as mulheres eram então conduzidas a hospitais para darem a luz, nesta nova forma de cuidado, o modelo de parto era centrado nas escolhas médicas, o que a mulher preferia com relação a este momento não vinha mais ao caso, a única opinião importante era apenas a dos profissionais, neste cenário a mulher deixou de ser a protagonista de seu parto. Este trabalho é baseado em uma pesquisa bibliográfica realizado com obras publicadas nos últimos 10 anos, dentre os principais autores destacam-se: Leal, Mariana et al. (2021). Silva, C.B. et al. (2021). Andrade L.O et al. (2017) que demonstraram com suas publicações a importância do olhar humanizado ao cuidado durante o parto em seus diversos estágios. Ainda visando o resgate do foco no ser humano durante o cuidado em saúde, surgiram as práticas humanizadas, que o ministério da saúde instituiu em 2000 o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, o projeto tem o intuito de diminuir o número de óbitos materno infantil e garantir um melhor atendimento e acessibilidade desde o parto, nascimento e pós parto. Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar o tipo de assistência que pode ser prestado a mulher pelos enfermeiros durante o parto que tem como objetivo alcançar a diminuição da dor, oferecer conforto psicológico e físico a parturiente, de forma que traga vivências sem traumas, momentos que sejam recordados como positivos, visando o protagonismo da mulher como o principal para o acontecimento do parto natural e humanizado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-04T19:16:40Z
2023-04-04T19:16:40Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51213
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672956372516864