Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Adailson Flexa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42546
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o valor probatório da confissão exigida no acordo de não persecução penal, em caso de descumprimento das condições pactuadas entre o Ministério Público e o investigado e o seu uso em caso de instauração da ação penal, tendo como base os questionamentos, doutrinários ou entendimentos dos tribunais favoráveis ou contrários. O instituto do acordo de não persecução penal foi inicialmente previsto na Resolução n. 181/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público que posteriormente sofreu alterações por meio da Resolução n. 183/2018, do mesmo órgão. E finalmente, foi positivado com a promulgação da Lei n. 13.964/2019, chamado pacote anticrime. Nesse sentido, questiona-se o tratamento que recebe a confissão exigida no art. 28-A, do Código de Processo Penal para fins de homologação do acordo de não persecução penal. Incialmente, é apresentado um panorama sobre a justiça penal consensual brasileira. Em seguida, analisa-se o instituto do acordo de não persecução penal. Por fim, apresenta-se o valor atribuído à confissão no atual sistema do livre convencimento motivado do juiz, face as garantias constitucionais. Nesse cenário de controvérsias, realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, quanto aos meios, e documental, em relação aos fins. Constata-se que a confissão não viola as garantias constitucionais, tendo em vista que o investigado não será condenado unicamente pela confissão realizada na celebração do acordo, devendo essa confissão ser confrontada com as demais provas colhidas em contraditório.
id Krot_dcafd49895b43539cd996c7fd48f5768
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42546
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penalDireito processual penalAcordo de não persecução penalValor da confissãoEste trabalho tem como objetivo analisar o valor probatório da confissão exigida no acordo de não persecução penal, em caso de descumprimento das condições pactuadas entre o Ministério Público e o investigado e o seu uso em caso de instauração da ação penal, tendo como base os questionamentos, doutrinários ou entendimentos dos tribunais favoráveis ou contrários. O instituto do acordo de não persecução penal foi inicialmente previsto na Resolução n. 181/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público que posteriormente sofreu alterações por meio da Resolução n. 183/2018, do mesmo órgão. E finalmente, foi positivado com a promulgação da Lei n. 13.964/2019, chamado pacote anticrime. Nesse sentido, questiona-se o tratamento que recebe a confissão exigida no art. 28-A, do Código de Processo Penal para fins de homologação do acordo de não persecução penal. Incialmente, é apresentado um panorama sobre a justiça penal consensual brasileira. Em seguida, analisa-se o instituto do acordo de não persecução penal. Por fim, apresenta-se o valor atribuído à confissão no atual sistema do livre convencimento motivado do juiz, face as garantias constitucionais. Nesse cenário de controvérsias, realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, quanto aos meios, e documental, em relação aos fins. Constata-se que a confissão não viola as garantias constitucionais, tendo em vista que o investigado não será condenado unicamente pela confissão realizada na celebração do acordo, devendo essa confissão ser confrontada com as demais provas colhidas em contraditório.2022-06-10T18:06:16Z2022-06-10T18:06:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42546MORAES, Adailson Flexaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-10T18:06:17Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42546Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-10T18:06:17falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-10T18:06:17Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
title Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
spellingShingle Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
MORAES, Adailson Flexa
Direito processual penal
Acordo de não persecução penal
Valor da confissão
title_short Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
title_full Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
title_fullStr Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
title_full_unstemmed Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
title_sort Acordo de não persecução penal: a confissão do investigado como prova na ação penal
author MORAES, Adailson Flexa
author_facet MORAES, Adailson Flexa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Adailson Flexa
dc.subject.por.fl_str_mv Direito processual penal
Acordo de não persecução penal
Valor da confissão
topic Direito processual penal
Acordo de não persecução penal
Valor da confissão
description Este trabalho tem como objetivo analisar o valor probatório da confissão exigida no acordo de não persecução penal, em caso de descumprimento das condições pactuadas entre o Ministério Público e o investigado e o seu uso em caso de instauração da ação penal, tendo como base os questionamentos, doutrinários ou entendimentos dos tribunais favoráveis ou contrários. O instituto do acordo de não persecução penal foi inicialmente previsto na Resolução n. 181/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público que posteriormente sofreu alterações por meio da Resolução n. 183/2018, do mesmo órgão. E finalmente, foi positivado com a promulgação da Lei n. 13.964/2019, chamado pacote anticrime. Nesse sentido, questiona-se o tratamento que recebe a confissão exigida no art. 28-A, do Código de Processo Penal para fins de homologação do acordo de não persecução penal. Incialmente, é apresentado um panorama sobre a justiça penal consensual brasileira. Em seguida, analisa-se o instituto do acordo de não persecução penal. Por fim, apresenta-se o valor atribuído à confissão no atual sistema do livre convencimento motivado do juiz, face as garantias constitucionais. Nesse cenário de controvérsias, realiza-se, então, uma pesquisa bibliográfica, quanto aos meios, e documental, em relação aos fins. Constata-se que a confissão não viola as garantias constitucionais, tendo em vista que o investigado não será condenado unicamente pela confissão realizada na celebração do acordo, devendo essa confissão ser confrontada com as demais provas colhidas em contraditório.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-10T18:06:16Z
2022-06-10T18:06:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42546
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672935344373760