Olhar Profissional para a Docência e o Ensino de Função Exponencial e Função Logarítmica: um estudo no contexto do Ensino Remoto Emergencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Carlos Antonio de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67190
Resumo: Este estudo analisa a contribuição de um processo formativo – grupo de estudos – cujo pressuposto foi o desenvolvimento da competência de olhar profissionalmente – professional noticing – para o ensino de função exponencial e de função logarítmica em um contexto de ensino remoto devido à pandemia de Covid 19. Trata-se de pesquisa qualitativa envolvendo um grupo de cinco professores do primeiro ano (segundo período) do ensino médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis. Para a investigação adotou-se princípios da metodologia Design Based Research pela possibilidade de proporcionar aos professores momentos de reflexão e (re)construção de seus conhecimentos relativos ao ensino do tema escolhido. Para a coleta de dados, ocorrida remotamente, foram empregados questionário de entrada, entrevistas semiestruturadas, atividades didáticas via plataforma Google Classroom, gravações de áudio e vídeo dos encontros. Em relação à fundamentação teórica, no que diz respeito à competência do professor, adotou-se a noção de olhar profissional de Llinares. Quanto aos conhecimentos que devem ser de domínio do professor, foram consideradas as categorias estabelecidas por Shulman e Ball et al, tais como: conhecimento do conteúdo comum, conhecimento especializado do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular. A análise indica que os participantes têm conhecimentos bastante sólidos sobre as funções exponencial e logarítmica, mas mantinham uma prática docente muito conservadora sobre seu ensino. Apesar de reconhecerem a relevância das tecnologias digitais para o ensino de conceitos matemáticos, esses docentes não se sentem ainda preparados para utilizá-las. Durante o processo formativo, as reflexões sobre as ideias do professional noticing podem ter impulsionado os professores para desenvolver uma atitude para a inovação da prática docente e ampliar o conhecimento pedagógico do conteúdo e o curricular.
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Para a coleta de dados, ocorrida remotamente, foram empregados questionário de entrada, entrevistas semiestruturadas, atividades didáticas via plataforma Google Classroom, gravações de áudio e vídeo dos encontros. Em relação à fundamentação teórica, no que diz respeito à competência do professor, adotou-se a noção de olhar profissional de Llinares. Quanto aos conhecimentos que devem ser de domínio do professor, foram consideradas as categorias estabelecidas por Shulman e Ball et al, tais como: conhecimento do conteúdo comum, conhecimento especializado do conteúdo, conhecimento pedagógico do conteúdo e conhecimento curricular. A análise indica que os participantes têm conhecimentos bastante sólidos sobre as funções exponencial e logarítmica, mas mantinham uma prática docente muito conservadora sobre seu ensino. Apesar de reconhecerem a relevância das tecnologias digitais para o ensino de conceitos matemáticos, esses docentes não se sentem ainda preparados para utilizá-las. 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