Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
Resumo: Neste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente.
id UFCG_a8ef2bef058eeb646754d3a440383d21
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2235
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.Analysis of the contextualization of exponential function and logarithmic function in high school textbooks.Função Exponencial.Função Logarítmica.Livros Didáticos.Ensino Médio.Exponential Function.Logarithmic Function.Didatic Books.High School.MatemáticaTópicos Específicos de EducaçãoNeste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente.In this work we realized an analysis that how the Mathematics Secondary’s textbooks motivate the study of exponential and logarithmic functions, and issues contextualized as suggested activities to be performed by students. The justification of the formulas that provide the value of magnitude an earthquake in Richter scale, the pH of substances and the measurement of loudness in decibels are presented. We also bring suggestions of issues contextualized created for us that can be used by teachers in their classroom activities. The analyzes that we perform can serve like an educational tool, with regard to good contextualization or like support for teacher training, because for to qualify a contextualization like inadequate, we must be grounded in mathematical knowledge and other areas of knowledge, necessaries for our argument be convincing.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGMORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.DE MORAIS FILHO, D. C.http://lattes.cnpq.br/0266444096441721ANDRADE, Silvanio de.SILVA, Rosana Marques da.OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.2014-072018-11-20T15:15:23Z2018-11-202018-11-20T15:15:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T17:33:24Zoai:localhost:riufcg/2235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T17:33:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
Analysis of the contextualization of exponential function and logarithmic function in high school textbooks.
title Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
spellingShingle Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.
Função Exponencial.
Função Logarítmica.
Livros Didáticos.
Ensino Médio.
Exponential Function.
Logarithmic Function.
Didatic Books.
High School.
Matemática
Tópicos Específicos de Educação
title_short Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
title_full Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
title_fullStr Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
title_full_unstemmed Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
title_sort Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
author OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.
author_facet OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
DE MORAIS FILHO, D. C.
http://lattes.cnpq.br/0266444096441721
ANDRADE, Silvanio de.
SILVA, Rosana Marques da.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.
dc.subject.por.fl_str_mv Função Exponencial.
Função Logarítmica.
Livros Didáticos.
Ensino Médio.
Exponential Function.
Logarithmic Function.
Didatic Books.
High School.
Matemática
Tópicos Específicos de Educação
topic Função Exponencial.
Função Logarítmica.
Livros Didáticos.
Ensino Médio.
Exponential Function.
Logarithmic Function.
Didatic Books.
High School.
Matemática
Tópicos Específicos de Educação
description Neste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07
2018-11-20T15:15:23Z
2018-11-20
2018-11-20T15:15:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
identifier_str_mv OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744362369712128