Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235 |
Resumo: | Neste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente. |
id |
UFCG_a8ef2bef058eeb646754d3a440383d21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/2235 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio.Analysis of the contextualization of exponential function and logarithmic function in high school textbooks.Função Exponencial.Função Logarítmica.Livros Didáticos.Ensino Médio.Exponential Function.Logarithmic Function.Didatic Books.High School.MatemáticaTópicos Específicos de EducaçãoNeste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente.In this work we realized an analysis that how the Mathematics Secondary’s textbooks motivate the study of exponential and logarithmic functions, and issues contextualized as suggested activities to be performed by students. The justification of the formulas that provide the value of magnitude an earthquake in Richter scale, the pH of substances and the measurement of loudness in decibels are presented. We also bring suggestions of issues contextualized created for us that can be used by teachers in their classroom activities. The analyzes that we perform can serve like an educational tool, with regard to good contextualization or like support for teacher training, because for to qualify a contextualization like inadequate, we must be grounded in mathematical knowledge and other areas of knowledge, necessaries for our argument be convincing.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT)UFCGMORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.DE MORAIS FILHO, D. C.http://lattes.cnpq.br/0266444096441721ANDRADE, Silvanio de.SILVA, Rosana Marques da.OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de.2014-072018-11-20T15:15:23Z2018-11-202018-11-20T15:15:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-01T17:33:24Zoai:localhost:riufcg/2235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-01T17:33:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. Analysis of the contextualization of exponential function and logarithmic function in high school textbooks. |
title |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. |
spellingShingle |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de. Função Exponencial. Função Logarítmica. Livros Didáticos. Ensino Médio. Exponential Function. Logarithmic Function. Didatic Books. High School. Matemática Tópicos Específicos de Educação |
title_short |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. |
title_full |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. |
title_fullStr |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. |
title_full_unstemmed |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. |
title_sort |
Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. |
author |
OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de. DE MORAIS FILHO, D. C. http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 ANDRADE, Silvanio de. SILVA, Rosana Marques da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Michelle Noberta Araújo de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função Exponencial. Função Logarítmica. Livros Didáticos. Ensino Médio. Exponential Function. Logarithmic Function. Didatic Books. High School. Matemática Tópicos Específicos de Educação |
topic |
Função Exponencial. Função Logarítmica. Livros Didáticos. Ensino Médio. Exponential Function. Logarithmic Function. Didatic Books. High School. Matemática Tópicos Específicos de Educação |
description |
Neste trabalho realizamos uma análise de como os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio motivam o estudo das funções exponenciais e logarítmicas, e das questões contextualizadas sugeridas como atividades a serem realizadas pelos alunos. São apresentadas as justificativas das fórmulas que fornecem o valor da magnitude de um terremoto na Escala Richter, o pH de substâncias e a medida da intensidade sonora em decibéis. Trazemos também sugestões de questões contextualizadas elaboradas por nós que podem ser utilizadas pelo professor em suas atividades em sala de aula. As análises que realizamos podem servir como instrumento pedagógico, no que diz respeito às boas contextualizações, ou como suporte para a formação do professor, pois para classificarmos uma contextualização como inadequada, temos que estar embasados no conhecimento matemático e de outras áreas do saber, necessários para que nossa argumentação seja convincente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07 2018-11-20T15:15:23Z 2018-11-20 2018-11-20T15:15:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235 OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, M. N. A. de. Análise da contextualização da função exponencial e da função logarítmica nos livros didáticos do ensino médio. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2235 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744362369712128 |