Suspensão e amortecimento em trem de pouso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66449 |
Resumo: | O presente artigo traz um estudo abordando os modelos de trem de pouso que são utilizados em aeronaves, ponderando os detalhes técnicos e funcionamento dos modelos existentes. O trem de pouso é um dos componentes mais importantes do avião, pois é o principal responsável em absorver as cargas na aterrissagem e decolagem, bem como realizar o deslocamento e taxiamento quando o mesmo estiver em solo. O tema é de pouco conhecimento da grande maioria dos leitores, porém no meio científico o estudo abrange vários conceitos verificados na engenharia. O artigo foi elaborado no formato de uma pesquisa bibliográfica em sites como CAPES, SciELO, Google acadêmico e sites com conteúdos referentes à aviação. São abordadas questões como a construção do trem de pouso, utilizados os modelos convencional e triciclo, quanto a mobilidade ele pode ser do tipo fixo, retrátil ou escamoteável. O meio de operação pode ser observado com hidroplano, terrestre ou anfíbio. E os tipos de amortecimento, se por mola, articulado, hidráulico ou hidropneumático. A pesquisa demonstrou que na aviação industrial o modelo mais indicado referente a construção é o triciclo com amortecimento hidropneumático, pelo formato e disposição das rodas associado ao modelo de amortecimento, sustentam cargas elevadas e melhoram as condições de decolagem e aterrissagem da aeronave. |
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