Análise simplificada de um trem de pouso em elementos finitos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3594 |
Resumo: | Atualmente, a frota de aeronaves no Brasil e no mundo aumentou durante os últimos anos, com perspectivas de crescimento em pelo menos uma década. Diante desta situação, as empresas de aviação e fabricantes de trem de pouso necessitam de mais recursos para o estudo das estruturas de uma aeronave, com um enfoque nos conjuntos de trem de pouso, proporcio-nando experiências de voo seguras. Uma opção para o estudo do trem de pouso nariz é utilizar o método dos elementos finitos que gera resultados mediante simulações computacionais utilizando modelagem numérica em diversos problemas reais de engenharia como a utilização do software Ansys. A proposta deste projeto é utilizar a técnica para analisar as tensões atuantes na geometria de um trem de pouso nariz submetido a três condições: momento da aterrissagem, frenagem e taxiamento. Para o caso do estudo do trem de pouso nariz, é possível concluir a necessidade de maior potencial computacional para análise do componente geométrico mais próximo da geometria real. Durante o desenvolvimento do projeto foram necessárias simplificações justamente pelo custo computacional e pela limitação do programa em relação ao cálculo de geometrias mais complexas. Contudo, ao selecionar e analisar os casos mais críticos do pouso foi possível garantir resultados esperados e validar a análise numérica |
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Análise simplificada de um trem de pouso em elementos finitosFEMElementos finitosTrem de pousoAnsysTrem de pousoFinite elementLanding gearAtualmente, a frota de aeronaves no Brasil e no mundo aumentou durante os últimos anos, com perspectivas de crescimento em pelo menos uma década. Diante desta situação, as empresas de aviação e fabricantes de trem de pouso necessitam de mais recursos para o estudo das estruturas de uma aeronave, com um enfoque nos conjuntos de trem de pouso, proporcio-nando experiências de voo seguras. Uma opção para o estudo do trem de pouso nariz é utilizar o método dos elementos finitos que gera resultados mediante simulações computacionais utilizando modelagem numérica em diversos problemas reais de engenharia como a utilização do software Ansys. A proposta deste projeto é utilizar a técnica para analisar as tensões atuantes na geometria de um trem de pouso nariz submetido a três condições: momento da aterrissagem, frenagem e taxiamento. Para o caso do estudo do trem de pouso nariz, é possível concluir a necessidade de maior potencial computacional para análise do componente geométrico mais próximo da geometria real. Durante o desenvolvimento do projeto foram necessárias simplificações justamente pelo custo computacional e pela limitação do programa em relação ao cálculo de geometrias mais complexas. Contudo, ao selecionar e analisar os casos mais críticos do pouso foi possível garantir resultados esperados e validar a análise numéricaCurrently, the fleet of aircrafts in Brazil and in the world has been growing over the past few years, and the trend is to continue this growth for at least a decade. In this situation, certainly that aviation companies and gear manufacturers require more resources for the study of the structures of an aircraft, with a focus on landing gear system, since flight safety is the main factor for the aviation sector. An option to study the nose gear is using the finite element method that generates results through computational simulations by numerical modeling in several real engineering problems through Ansys Software. The purpose of this final project is to use this technique to analyze the stresses acting on the geometry of a nose gear in three conditions: landing, braking and taxiway. For nose gear study, it is possible to concluded that is necessary a greater computational potential for analysis of the geometric component closest to the real geometry. During the development of this project were necessary simplifications in the project computational cost because of the cost and the limitation of the program in relation to the calculation of more complex geometries.However, when selecting and analyzing the most critical cases in the landing, it was possible to ensure great results and validate the numerical analysisAlmeida, Carlos Alberto deMartins, José Luiz FerreiraPessolani, Raul Bernardo VidalKawakame, Eric Kenzo TsuhaMartins, Igor Ferreira2017-05-16T13:33:16Z2017-05-16T13:33:16Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3594CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-25T21:30:34Zoai:app.uff.br:1/3594Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-25T21:30:34Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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