Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Thatyane Idê Moura de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690
Resumo: As pessoas com deficiências vêm conquistando seu espaço em nossa sociedade e a garantia de seus direitos, que tanto lutaram para conseguir, entre algumas dessas lutas, conquistaram o acesso e permanência no contexto escolar. Pela Educação Inclusiva, foi ofertado o acesso ao ensino e aprendizagem por meio do Atendimento Educacional Especializado, atendendo as particularidades de cada aluno, tendo como objetivo oportunizar o desenvolvimento cognitivo e contribuir para diminuir os obstáculos do ensino. Esta monografia visa discutir a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular, tendo como objetivo apresentar os desafios encontrados ao inserir uma criança ou jovem surdo no ambiente escolar, destacando possíveis soluções para superar esses desafios no processo da Educação Inclusiva e da aprendizagem dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Buscando dialogar sobre as questões teóricas pautadas na pesquisa bibliográficas, que estão em volta para a Educação Inclusiva, a aprendizagem dos alunos surdos e a formação do docente frente ao diferente, aos paradigmas estabelecidos ao longo dos anos pela sociedade e às relações com os alunos surdos, abordando os conteúdos sobre a caracterização de escolas inclusivas, buscando desenvolver a concepção de inclusão e compreender a diferença dos conceitos utilizados ao longo da história.
id Krot_df2362aae24bb1841d2b0c3eda42699e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39690
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolarInclusãoEducaçãoSurdoAprendizagemAs pessoas com deficiências vêm conquistando seu espaço em nossa sociedade e a garantia de seus direitos, que tanto lutaram para conseguir, entre algumas dessas lutas, conquistaram o acesso e permanência no contexto escolar. Pela Educação Inclusiva, foi ofertado o acesso ao ensino e aprendizagem por meio do Atendimento Educacional Especializado, atendendo as particularidades de cada aluno, tendo como objetivo oportunizar o desenvolvimento cognitivo e contribuir para diminuir os obstáculos do ensino. Esta monografia visa discutir a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular, tendo como objetivo apresentar os desafios encontrados ao inserir uma criança ou jovem surdo no ambiente escolar, destacando possíveis soluções para superar esses desafios no processo da Educação Inclusiva e da aprendizagem dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Buscando dialogar sobre as questões teóricas pautadas na pesquisa bibliográficas, que estão em volta para a Educação Inclusiva, a aprendizagem dos alunos surdos e a formação do docente frente ao diferente, aos paradigmas estabelecidos ao longo dos anos pela sociedade e às relações com os alunos surdos, abordando os conteúdos sobre a caracterização de escolas inclusivas, buscando desenvolver a concepção de inclusão e compreender a diferença dos conceitos utilizados ao longo da história.2022-04-14T20:23:13Z2022-04-14T20:23:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690ANDRADE, Thatyane Idê Moura deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-14T20:23:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39690Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-14T20:23:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-14T20:23:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
title Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
spellingShingle Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
ANDRADE, Thatyane Idê Moura de
Inclusão
Educação
Surdo
Aprendizagem
title_short Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
title_full Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
title_fullStr Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
title_full_unstemmed Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
title_sort Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
author ANDRADE, Thatyane Idê Moura de
author_facet ANDRADE, Thatyane Idê Moura de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Thatyane Idê Moura de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Educação
Surdo
Aprendizagem
topic Inclusão
Educação
Surdo
Aprendizagem
description As pessoas com deficiências vêm conquistando seu espaço em nossa sociedade e a garantia de seus direitos, que tanto lutaram para conseguir, entre algumas dessas lutas, conquistaram o acesso e permanência no contexto escolar. Pela Educação Inclusiva, foi ofertado o acesso ao ensino e aprendizagem por meio do Atendimento Educacional Especializado, atendendo as particularidades de cada aluno, tendo como objetivo oportunizar o desenvolvimento cognitivo e contribuir para diminuir os obstáculos do ensino. Esta monografia visa discutir a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular, tendo como objetivo apresentar os desafios encontrados ao inserir uma criança ou jovem surdo no ambiente escolar, destacando possíveis soluções para superar esses desafios no processo da Educação Inclusiva e da aprendizagem dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Buscando dialogar sobre as questões teóricas pautadas na pesquisa bibliográficas, que estão em volta para a Educação Inclusiva, a aprendizagem dos alunos surdos e a formação do docente frente ao diferente, aos paradigmas estabelecidos ao longo dos anos pela sociedade e às relações com os alunos surdos, abordando os conteúdos sobre a caracterização de escolas inclusivas, buscando desenvolver a concepção de inclusão e compreender a diferença dos conceitos utilizados ao longo da história.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-14T20:23:13Z
2022-04-14T20:23:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672968242397184