Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690 |
Resumo: | As pessoas com deficiências vêm conquistando seu espaço em nossa sociedade e a garantia de seus direitos, que tanto lutaram para conseguir, entre algumas dessas lutas, conquistaram o acesso e permanência no contexto escolar. Pela Educação Inclusiva, foi ofertado o acesso ao ensino e aprendizagem por meio do Atendimento Educacional Especializado, atendendo as particularidades de cada aluno, tendo como objetivo oportunizar o desenvolvimento cognitivo e contribuir para diminuir os obstáculos do ensino. Esta monografia visa discutir a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular, tendo como objetivo apresentar os desafios encontrados ao inserir uma criança ou jovem surdo no ambiente escolar, destacando possíveis soluções para superar esses desafios no processo da Educação Inclusiva e da aprendizagem dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Buscando dialogar sobre as questões teóricas pautadas na pesquisa bibliográficas, que estão em volta para a Educação Inclusiva, a aprendizagem dos alunos surdos e a formação do docente frente ao diferente, aos paradigmas estabelecidos ao longo dos anos pela sociedade e às relações com os alunos surdos, abordando os conteúdos sobre a caracterização de escolas inclusivas, buscando desenvolver a concepção de inclusão e compreender a diferença dos conceitos utilizados ao longo da história. |
id |
Krot_df2362aae24bb1841d2b0c3eda42699e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39690 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolarInclusãoEducaçãoSurdoAprendizagemAs pessoas com deficiências vêm conquistando seu espaço em nossa sociedade e a garantia de seus direitos, que tanto lutaram para conseguir, entre algumas dessas lutas, conquistaram o acesso e permanência no contexto escolar. Pela Educação Inclusiva, foi ofertado o acesso ao ensino e aprendizagem por meio do Atendimento Educacional Especializado, atendendo as particularidades de cada aluno, tendo como objetivo oportunizar o desenvolvimento cognitivo e contribuir para diminuir os obstáculos do ensino. Esta monografia visa discutir a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular, tendo como objetivo apresentar os desafios encontrados ao inserir uma criança ou jovem surdo no ambiente escolar, destacando possíveis soluções para superar esses desafios no processo da Educação Inclusiva e da aprendizagem dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Buscando dialogar sobre as questões teóricas pautadas na pesquisa bibliográficas, que estão em volta para a Educação Inclusiva, a aprendizagem dos alunos surdos e a formação do docente frente ao diferente, aos paradigmas estabelecidos ao longo dos anos pela sociedade e às relações com os alunos surdos, abordando os conteúdos sobre a caracterização de escolas inclusivas, buscando desenvolver a concepção de inclusão e compreender a diferença dos conceitos utilizados ao longo da história.2022-04-14T20:23:13Z2022-04-14T20:23:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690ANDRADE, Thatyane Idê Moura deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-14T20:23:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39690Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-14T20:23:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-14T20:23:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar |
title |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar |
spellingShingle |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar ANDRADE, Thatyane Idê Moura de Inclusão Educação Surdo Aprendizagem |
title_short |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar |
title_full |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar |
title_fullStr |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar |
title_sort |
Educação inclusiva: a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar |
author |
ANDRADE, Thatyane Idê Moura de |
author_facet |
ANDRADE, Thatyane Idê Moura de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Thatyane Idê Moura de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Educação Surdo Aprendizagem |
topic |
Inclusão Educação Surdo Aprendizagem |
description |
As pessoas com deficiências vêm conquistando seu espaço em nossa sociedade e a garantia de seus direitos, que tanto lutaram para conseguir, entre algumas dessas lutas, conquistaram o acesso e permanência no contexto escolar. Pela Educação Inclusiva, foi ofertado o acesso ao ensino e aprendizagem por meio do Atendimento Educacional Especializado, atendendo as particularidades de cada aluno, tendo como objetivo oportunizar o desenvolvimento cognitivo e contribuir para diminuir os obstáculos do ensino. Esta monografia visa discutir a inclusão e a aprendizagem dos alunos surdos no ensino regular, tendo como objetivo apresentar os desafios encontrados ao inserir uma criança ou jovem surdo no ambiente escolar, destacando possíveis soluções para superar esses desafios no processo da Educação Inclusiva e da aprendizagem dos alunos surdos no sistema regular de ensino. Buscando dialogar sobre as questões teóricas pautadas na pesquisa bibliográficas, que estão em volta para a Educação Inclusiva, a aprendizagem dos alunos surdos e a formação do docente frente ao diferente, aos paradigmas estabelecidos ao longo dos anos pela sociedade e às relações com os alunos surdos, abordando os conteúdos sobre a caracterização de escolas inclusivas, buscando desenvolver a concepção de inclusão e compreender a diferença dos conceitos utilizados ao longo da história. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-04-14T20:23:13Z 2022-04-14T20:23:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672968242397184 |