Transtorno do espectro autista: a visão do tea infantil na perspectiva analíticocomportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEGAS, Leonice Lopes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44527
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa que requer atenção dos profissionais de saúde, professores, políticas pública e sociedade, principalmente por considerar características e manifestações variadas em cada criança. Suas características são diversas, e compreendidas, a partir de manuais e estudos como um transtorno do desenvolvimento que apresenta déficits nas habilidades comuns ao desenvolvimento e comportamentos variados que justificam o entendimento do termo “espectro”. A relação de múltiplas causas no desenvolvimento e um amplo repertório comportamental considerado para o autismo considera um modelo fundamental de intervenção que inclua avaliação, planejamento, implementação e análise seguindo a singularidade da criança. Para isso, a Análise do Comportamento, abordagem psicológica criada por Burrhus Frederic Skinner, que compreende o comportamento humano a partir da interação contínua do organismo com o ambiente, e por sua vez, mantêm e modificam suas ações. Os princípios básicos para a análise do comportamento permite ao psicoterapeuta analítico-comportamental identificar através de método “análise funcional” comportamentos considerados desajustados às necessidades da criança e sua saúde. Tais comportamentos são selecionados segundo os três níveis (filogenético, ontogenético e cultural), que auxiliam o psicoterapeuta a uma avaliação ampla das interações da criança com seu ambiente e o orienta para explicação na história de interação da criança o porquê reage de determinadas formas. Sendo assim, as intervenções analítico-comportamentais consistem em uma análise sistemática do comportamento e habilidade profissional de saber, e manejo eficaz dispostos em abordagem. Para isso, os objetivos específicos de estudos desenvolvidos em três capítulos são apresentados ao longo deste trabalho. A metodologia utilizada para o presente estudo foi de natureza qualitativa e descritiva, seguiu o critério relevante de revisão bibliográfica da literatura de célebres nomes que contribuíram com seus estudos para a ciência do comportamento, e para a abordagem psicológica Análise do Comportamento, cujo principal objeto de estudo é o comportamento humano e sob uma visão analítico-comportamental, compreende o comportamento humano a partir de sua interação com o ambiente (físico e interno), dos conceitos de condicionamento pavloviano; condicionamento operante, discriminação de estímulos, esquemas de reforçamento, para tentar prever e controlar o comportamento, sendo possível na intervenção psicoterápica.
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