Gestão de pessoas: a importância de gestão de pessoas em micro e pequenas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEIXEIRA, Evely Salviano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49748
Resumo: Este trabalho buscou embasar-se em teorias e pesquisas anteriores sobre estratégia e gestão de recursos humanos para identificar ligações importantes entre a estratégia da empresa, seus recursos humanos e resultados de desempenho. Em primeiro lugar, foi realizada uma revisão na literatura relevante com foco em particular no papel dos recursos humanos na criação de vantagem competitiva e na importância da gestão de pessoas, mas micro e pequenas empresas. Posteriormente, foi apresentado um modelo multinível que ilustra como as práticas de gestão de recursos humanos podem efetivamente alinhar fatores organizacionais, grupais e individuais com a estratégia da organização. Foi redefinida a linha de visão como o alinhamento das capacidades, cultura organizacionais, competências, normas e, legislações que regem a gestão de pessoas. Além disso, foi proposto que tal alinhamento contribua para a criação de capital humano e capital social, ambos são necessários para alcançar e manter um desempenho superior. O exame é fascinante, exploratório e tem uma metodologia quantitativa. Os recursos humanos são reconhecidos como uma das principais fontes de crescimento económico. A gestão desses recursos (GRH) é, portanto, uma questão importante. No entanto, enquanto cerca de metade de todos os funcionários estão empregados em pequenas e médias empresas, os estudos científicos sobre gestão de recursos humanos são em grande parte limitados às grandes empresas. Esta tese é uma tentativa de aumentar nossa compreensão de como as pequenas e médias empresas gerenciam seus funcionários. O presente trabalho examina os principais determinantes das práticas de GRH em pequenas e médias empresas e como certas diferenças nas práticas de GRH podem afetar o desempenho e o tamanho de uma empresa. Sendo de vital importância a gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas. Para a elaboração de tal pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica, por meio de livros textos, artigos e revistas, pesquisas meio de sites acadêmicos como: Scielo, Capes, Google Academic, entre outros. Foi item de exclusão os textos que foram publicados fora do período de 2000 a 2022.
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Além disso, foi proposto que tal alinhamento contribua para a criação de capital humano e capital social, ambos são necessários para alcançar e manter um desempenho superior. O exame é fascinante, exploratório e tem uma metodologia quantitativa. Os recursos humanos são reconhecidos como uma das principais fontes de crescimento económico. A gestão desses recursos (GRH) é, portanto, uma questão importante. No entanto, enquanto cerca de metade de todos os funcionários estão empregados em pequenas e médias empresas, os estudos científicos sobre gestão de recursos humanos são em grande parte limitados às grandes empresas. Esta tese é uma tentativa de aumentar nossa compreensão de como as pequenas e médias empresas gerenciam seus funcionários. O presente trabalho examina os principais determinantes das práticas de GRH em pequenas e médias empresas e como certas diferenças nas práticas de GRH podem afetar o desempenho e o tamanho de uma empresa. 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