Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Marília Gonzaga Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35376
Resumo: Introdução: A menopausa é a fase da vida não reprodutiva, com os passar dos anos os folículos estimulantes se desgastam e se reduzem, fazendo com que ocorra a perda total da função hormonal. A carência estrogênica provocada pelo fim dos anos reprodutivos traz alterações orgânicas bastante significativa, considerando-se manifestações físicas, emocionais e psicológicas reduzindo cada vez mais a qualidade de vida. Para que ocorra uma melhora na saúde durante essa fase, recomenda-se a terapia de reposição hormonal para controle das manifestações e principalmente doenças relacionadas à menopausa. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo revisar os riscos e benefícios associado a terapia de reposição hormonal. Metodologia: O presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando-se artigos, revistas e sites de bancos de dados, tais como: google acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com trabalho publicado no período de 1993 à 2013. Resultados: Observou-se que os resultados encontrados, com base nos artigos/ publicações que após a menopausa, em adição à perda da capacidade reprodutiva, os tecidos e órgãos da mulher perdem o suporte uma vez que é assegurado pelo estrogênio, sendo necessário repor os hormônios perdidos, principalmente além de oferecer uma qualidade de vida nesta fase. Embora o uso da terapia de reposição hormonal (TRH) seja rodeado de frequentes dúvidas ela tem sido considerada como um importante aliado no alívio dos sintomas e redução do aparecimento de doenças nesta fase da vida, não sendo isenta de riscos. Conclusão: A terapia hormonal na menopausa é indicada para fins terapêuticos quanto profilático, o que pode aumentar a longevidade feminina. O tratamento deve ser individualizado para identificar o tipo de terapia mais apropriado.
id Krot_e63dafb4151ff364a5ea47eb555a015d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35376
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausaMenopausaTerapia de Reposição HormonalIntrodução: A menopausa é a fase da vida não reprodutiva, com os passar dos anos os folículos estimulantes se desgastam e se reduzem, fazendo com que ocorra a perda total da função hormonal. A carência estrogênica provocada pelo fim dos anos reprodutivos traz alterações orgânicas bastante significativa, considerando-se manifestações físicas, emocionais e psicológicas reduzindo cada vez mais a qualidade de vida. Para que ocorra uma melhora na saúde durante essa fase, recomenda-se a terapia de reposição hormonal para controle das manifestações e principalmente doenças relacionadas à menopausa. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo revisar os riscos e benefícios associado a terapia de reposição hormonal. Metodologia: O presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando-se artigos, revistas e sites de bancos de dados, tais como: google acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com trabalho publicado no período de 1993 à 2013. Resultados: Observou-se que os resultados encontrados, com base nos artigos/ publicações que após a menopausa, em adição à perda da capacidade reprodutiva, os tecidos e órgãos da mulher perdem o suporte uma vez que é assegurado pelo estrogênio, sendo necessário repor os hormônios perdidos, principalmente além de oferecer uma qualidade de vida nesta fase. Embora o uso da terapia de reposição hormonal (TRH) seja rodeado de frequentes dúvidas ela tem sido considerada como um importante aliado no alívio dos sintomas e redução do aparecimento de doenças nesta fase da vida, não sendo isenta de riscos. Conclusão: A terapia hormonal na menopausa é indicada para fins terapêuticos quanto profilático, o que pode aumentar a longevidade feminina. O tratamento deve ser individualizado para identificar o tipo de terapia mais apropriado.2021-10-18T19:12:18Z2021-10-18T19:12:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35376RAMOS, Marília Gonzaga Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-14T14:58:34Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35376Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-14T14:58:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-14T14:58:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
title Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
spellingShingle Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
RAMOS, Marília Gonzaga Santos
Menopausa
Terapia de Reposição Hormonal
title_short Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
title_full Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
title_fullStr Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
title_full_unstemmed Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
title_sort Terapia de reposição hormonal em mulheres na menopausa
author RAMOS, Marília Gonzaga Santos
author_facet RAMOS, Marília Gonzaga Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Marília Gonzaga Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Menopausa
Terapia de Reposição Hormonal
topic Menopausa
Terapia de Reposição Hormonal
description Introdução: A menopausa é a fase da vida não reprodutiva, com os passar dos anos os folículos estimulantes se desgastam e se reduzem, fazendo com que ocorra a perda total da função hormonal. A carência estrogênica provocada pelo fim dos anos reprodutivos traz alterações orgânicas bastante significativa, considerando-se manifestações físicas, emocionais e psicológicas reduzindo cada vez mais a qualidade de vida. Para que ocorra uma melhora na saúde durante essa fase, recomenda-se a terapia de reposição hormonal para controle das manifestações e principalmente doenças relacionadas à menopausa. Objetivos: Este trabalho teve como objetivo revisar os riscos e benefícios associado a terapia de reposição hormonal. Metodologia: O presente trabalho foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica, utilizando-se artigos, revistas e sites de bancos de dados, tais como: google acadêmico, Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com trabalho publicado no período de 1993 à 2013. Resultados: Observou-se que os resultados encontrados, com base nos artigos/ publicações que após a menopausa, em adição à perda da capacidade reprodutiva, os tecidos e órgãos da mulher perdem o suporte uma vez que é assegurado pelo estrogênio, sendo necessário repor os hormônios perdidos, principalmente além de oferecer uma qualidade de vida nesta fase. Embora o uso da terapia de reposição hormonal (TRH) seja rodeado de frequentes dúvidas ela tem sido considerada como um importante aliado no alívio dos sintomas e redução do aparecimento de doenças nesta fase da vida, não sendo isenta de riscos. Conclusão: A terapia hormonal na menopausa é indicada para fins terapêuticos quanto profilático, o que pode aumentar a longevidade feminina. O tratamento deve ser individualizado para identificar o tipo de terapia mais apropriado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-10-18T19:12:18Z
2021-10-18T19:12:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35376
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673012869791744