Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371 |
Resumo: | A violência no contexto escolar é um desafio que requer a atuação conjunta de diversos atores, sendo o psicólogo um profissional chave nesse processo. O estudo teve por objetivo demonstrar as múltiplas formas conceituais em que a violência se apresenta no contexto escolar, descrever as principais correntes teóricas a respeito da violência no contexto escolar e o papel do psicólogo nesse contexto. A pesquisa foi alicerçada na abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, foi utilizada pesquisa descritiva, com uso procedimental da revisão bibliográfica, para garantir o rigor e validação científica. Foi possível concluir que o conceito de violência no contexto escolar é múltiplo e complexo e o psicólogo assume um importante papel frente a apropriação conceitual adequada. Com base em conhecimentos teóricos sólidos e uma prática integrativa, o psicólogo pode contribuir significativamente na prevenção e enfrentamento da violência escolar, promovendo um ambiente educacional mais seguro, saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. |
id |
Krot_e64602e0bfb4aca2da7735538d9b6af6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60371 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócusViolênciaViolência no contexto escolarPsicologiaConceituaçãoA violência no contexto escolar é um desafio que requer a atuação conjunta de diversos atores, sendo o psicólogo um profissional chave nesse processo. O estudo teve por objetivo demonstrar as múltiplas formas conceituais em que a violência se apresenta no contexto escolar, descrever as principais correntes teóricas a respeito da violência no contexto escolar e o papel do psicólogo nesse contexto. A pesquisa foi alicerçada na abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, foi utilizada pesquisa descritiva, com uso procedimental da revisão bibliográfica, para garantir o rigor e validação científica. Foi possível concluir que o conceito de violência no contexto escolar é múltiplo e complexo e o psicólogo assume um importante papel frente a apropriação conceitual adequada. Com base em conhecimentos teóricos sólidos e uma prática integrativa, o psicólogo pode contribuir significativamente na prevenção e enfrentamento da violência escolar, promovendo um ambiente educacional mais seguro, saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.2023-08-08T14:18:16Z2023-08-08T14:18:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371CAMPOLINO, Rafael Gonçalvesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-08T14:18:16Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60371Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-08T14:18:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-08T14:18:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus |
title |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus |
spellingShingle |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus CAMPOLINO, Rafael Gonçalves Violência Violência no contexto escolar Psicologia Conceituação |
title_short |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus |
title_full |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus |
title_fullStr |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus |
title_full_unstemmed |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus |
title_sort |
Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus |
author |
CAMPOLINO, Rafael Gonçalves |
author_facet |
CAMPOLINO, Rafael Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMPOLINO, Rafael Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência Violência no contexto escolar Psicologia Conceituação |
topic |
Violência Violência no contexto escolar Psicologia Conceituação |
description |
A violência no contexto escolar é um desafio que requer a atuação conjunta de diversos atores, sendo o psicólogo um profissional chave nesse processo. O estudo teve por objetivo demonstrar as múltiplas formas conceituais em que a violência se apresenta no contexto escolar, descrever as principais correntes teóricas a respeito da violência no contexto escolar e o papel do psicólogo nesse contexto. A pesquisa foi alicerçada na abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, foi utilizada pesquisa descritiva, com uso procedimental da revisão bibliográfica, para garantir o rigor e validação científica. Foi possível concluir que o conceito de violência no contexto escolar é múltiplo e complexo e o psicólogo assume um importante papel frente a apropriação conceitual adequada. Com base em conhecimentos teóricos sólidos e uma prática integrativa, o psicólogo pode contribuir significativamente na prevenção e enfrentamento da violência escolar, promovendo um ambiente educacional mais seguro, saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-08T14:18:16Z 2023-08-08T14:18:16Z 2023 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803673023800147968 |