Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMPOLINO, Rafael Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371
Resumo: A violência no contexto escolar é um desafio que requer a atuação conjunta de diversos atores, sendo o psicólogo um profissional chave nesse processo. O estudo teve por objetivo demonstrar as múltiplas formas conceituais em que a violência se apresenta no contexto escolar, descrever as principais correntes teóricas a respeito da violência no contexto escolar e o papel do psicólogo nesse contexto. A pesquisa foi alicerçada na abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, foi utilizada pesquisa descritiva, com uso procedimental da revisão bibliográfica, para garantir o rigor e validação científica. Foi possível concluir que o conceito de violência no contexto escolar é múltiplo e complexo e o psicólogo assume um importante papel frente a apropriação conceitual adequada. Com base em conhecimentos teóricos sólidos e uma prática integrativa, o psicólogo pode contribuir significativamente na prevenção e enfrentamento da violência escolar, promovendo um ambiente educacional mais seguro, saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.
id Krot_e64602e0bfb4aca2da7735538d9b6af6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60371
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócusViolênciaViolência no contexto escolarPsicologiaConceituaçãoA violência no contexto escolar é um desafio que requer a atuação conjunta de diversos atores, sendo o psicólogo um profissional chave nesse processo. O estudo teve por objetivo demonstrar as múltiplas formas conceituais em que a violência se apresenta no contexto escolar, descrever as principais correntes teóricas a respeito da violência no contexto escolar e o papel do psicólogo nesse contexto. A pesquisa foi alicerçada na abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, foi utilizada pesquisa descritiva, com uso procedimental da revisão bibliográfica, para garantir o rigor e validação científica. Foi possível concluir que o conceito de violência no contexto escolar é múltiplo e complexo e o psicólogo assume um importante papel frente a apropriação conceitual adequada. Com base em conhecimentos teóricos sólidos e uma prática integrativa, o psicólogo pode contribuir significativamente na prevenção e enfrentamento da violência escolar, promovendo um ambiente educacional mais seguro, saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.2023-08-08T14:18:16Z2023-08-08T14:18:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371CAMPOLINO, Rafael Gonçalvesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-08T14:18:16Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/60371Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-08T14:18:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-08T14:18:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
title Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
spellingShingle Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
CAMPOLINO, Rafael Gonçalves
Violência
Violência no contexto escolar
Psicologia
Conceituação
title_short Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
title_full Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
title_fullStr Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
title_full_unstemmed Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
title_sort Os desafios do enfrentamento da violência no contexto escolar: um estudo a partir de suas múltiplas conceituações e o papel da psicologia nesse lócus
author CAMPOLINO, Rafael Gonçalves
author_facet CAMPOLINO, Rafael Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMPOLINO, Rafael Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Violência
Violência no contexto escolar
Psicologia
Conceituação
topic Violência
Violência no contexto escolar
Psicologia
Conceituação
description A violência no contexto escolar é um desafio que requer a atuação conjunta de diversos atores, sendo o psicólogo um profissional chave nesse processo. O estudo teve por objetivo demonstrar as múltiplas formas conceituais em que a violência se apresenta no contexto escolar, descrever as principais correntes teóricas a respeito da violência no contexto escolar e o papel do psicólogo nesse contexto. A pesquisa foi alicerçada na abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, foi utilizada pesquisa descritiva, com uso procedimental da revisão bibliográfica, para garantir o rigor e validação científica. Foi possível concluir que o conceito de violência no contexto escolar é múltiplo e complexo e o psicólogo assume um importante papel frente a apropriação conceitual adequada. Com base em conhecimentos teóricos sólidos e uma prática integrativa, o psicólogo pode contribuir significativamente na prevenção e enfrentamento da violência escolar, promovendo um ambiente educacional mais seguro, saudável e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-08T14:18:16Z
2023-08-08T14:18:16Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673023800147968