Algumas conceituações sobre as violências escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possato, Beatris Cristina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conversas & Controvérsias
Texto Completo: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/conversasecontroversias/article/view/25376
Resumo: Esse artigo tem a pretensão de discutir algumas conceituações das violências e das violências escolares. Tais conceituações são construídas em um processo complexo e dinâmico, pois estão imersas nas mudanças que ocorrem na sociedade, em diferentes períodos históricos, alterando os comportamentos, as relações sociais entre os indivíduos e consequentemente, modificando os padrões de pensamentos e as regras morais dos povos. Especificamente com relação às violências escolares, é necessário observar que fazendo parte dessa sociedade, os conceitos igualmente se modificam. Atualmente compreende-se que a escola sofre violências, mas igualmente as geram, de diferentes maneiras, sobretudo por meio do processo educativo, que busca planificar os indivíduos, dominando, domesticando os diferentes, tentando adaptá-los às normas e aos padrões sociais e excluindo aqueles que não seguem esses padrões. Assim, as violências não somente invadem a escola, mas elas são geradas em seu interior, nas relações que ali se estabelecem. 
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