Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Kessyanne Penha dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44072
Resumo: A soropositividade (HIV) pode promover sérios danos na criança, o número de crianças afetadas pelo HIV se mantém elevado, especialmente nos países em desenvolvimento, no qual a mais notável causa de infecção é a transmissão vertical materna. Nos dias de hoje, grande parcela dessas crianças não tem acesso ao tratamento e sem os devidos acompanhamentos e cuidados morrem nos primeiros anos de vida. À vista disso, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura que descreva a prevalência de lesões orais em pacientes pediátrico HIV - positivos, identificando as manifestações mais comuns, a contribuição dos cirurgiõesdentistas para que um tratamento precoce seja realizado, e o impacto geral que podem ter na qualidade de vida dessas crianças. Realizado pelo método de revisão da literatura científica, com apoio de artigos publicados entre 2000 a 2020. O presente estudo mostra que assegurar a possibilidade de acesso aos serviços odontológicos, ofertando programas de educação e prevenção de doenças orais é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida para essas crianças HIV positiva. A análise da literatura mostra que a candidíase é a lesão oral mais comum em crianças HIV - positiva. Uma incidência significativa de gengivite e doença gengival também é evidente, embora não precisamente mencionada à infecção por HIV. No entanto, devido à introdução de novas terapias antirretrovirais, a existência de lesões orais relacionadas ao HIV está diminuindo.
id Krot_e784ba6e4dba1cd21028ce1b5e6e1bb9
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44072
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivosInfecções por HIVManifestações bucaisCriançasCirurgião-dentistaA soropositividade (HIV) pode promover sérios danos na criança, o número de crianças afetadas pelo HIV se mantém elevado, especialmente nos países em desenvolvimento, no qual a mais notável causa de infecção é a transmissão vertical materna. Nos dias de hoje, grande parcela dessas crianças não tem acesso ao tratamento e sem os devidos acompanhamentos e cuidados morrem nos primeiros anos de vida. À vista disso, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura que descreva a prevalência de lesões orais em pacientes pediátrico HIV - positivos, identificando as manifestações mais comuns, a contribuição dos cirurgiõesdentistas para que um tratamento precoce seja realizado, e o impacto geral que podem ter na qualidade de vida dessas crianças. Realizado pelo método de revisão da literatura científica, com apoio de artigos publicados entre 2000 a 2020. O presente estudo mostra que assegurar a possibilidade de acesso aos serviços odontológicos, ofertando programas de educação e prevenção de doenças orais é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida para essas crianças HIV positiva. A análise da literatura mostra que a candidíase é a lesão oral mais comum em crianças HIV - positiva. Uma incidência significativa de gengivite e doença gengival também é evidente, embora não precisamente mencionada à infecção por HIV. No entanto, devido à introdução de novas terapias antirretrovirais, a existência de lesões orais relacionadas ao HIV está diminuindo.2022-07-12T17:29:08Z2022-07-12T17:29:08Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44072SANTOS, Kessyanne Penha dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-12T17:29:08Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44072Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-12T17:29:08falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-12T17:29:08Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
title Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
spellingShingle Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
SANTOS, Kessyanne Penha dos
Infecções por HIV
Manifestações bucais
Crianças
Cirurgião-dentista
title_short Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
title_full Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
title_fullStr Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
title_full_unstemmed Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
title_sort Principais manifestações bucais em pacientes pediátricos hiv positivos
author SANTOS, Kessyanne Penha dos
author_facet SANTOS, Kessyanne Penha dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Kessyanne Penha dos
dc.subject.por.fl_str_mv Infecções por HIV
Manifestações bucais
Crianças
Cirurgião-dentista
topic Infecções por HIV
Manifestações bucais
Crianças
Cirurgião-dentista
description A soropositividade (HIV) pode promover sérios danos na criança, o número de crianças afetadas pelo HIV se mantém elevado, especialmente nos países em desenvolvimento, no qual a mais notável causa de infecção é a transmissão vertical materna. Nos dias de hoje, grande parcela dessas crianças não tem acesso ao tratamento e sem os devidos acompanhamentos e cuidados morrem nos primeiros anos de vida. À vista disso, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura que descreva a prevalência de lesões orais em pacientes pediátrico HIV - positivos, identificando as manifestações mais comuns, a contribuição dos cirurgiõesdentistas para que um tratamento precoce seja realizado, e o impacto geral que podem ter na qualidade de vida dessas crianças. Realizado pelo método de revisão da literatura científica, com apoio de artigos publicados entre 2000 a 2020. O presente estudo mostra que assegurar a possibilidade de acesso aos serviços odontológicos, ofertando programas de educação e prevenção de doenças orais é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida para essas crianças HIV positiva. A análise da literatura mostra que a candidíase é a lesão oral mais comum em crianças HIV - positiva. Uma incidência significativa de gengivite e doença gengival também é evidente, embora não precisamente mencionada à infecção por HIV. No entanto, devido à introdução de novas terapias antirretrovirais, a existência de lesões orais relacionadas ao HIV está diminuindo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-12T17:29:08Z
2022-07-12T17:29:08Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44072
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672980767637504