DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, PAULA MAINES DA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ECHEVESTE, SIMONE SOARES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887
Resumo: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) É UMA MODALIDADE QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE POLOS PELO BRASIL FAZ COM QUE AS DEMANDAS DE DIFERENTES PERFIS PROFISSIONAIS SEJAM DISTINTAS, VARIANDO DE ACORDO COM A REALIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO. OBSERVA-SE UM INVESTIMENTO DO GOVERNO EM POLÍTICAS COM VISTAS AO AUMENTO DO INGRESSO NO NÍVEL SUPERIOR, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA POPULAÇÃO E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SOCIAL NO PAÍS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI REALIZAR UM DIAGNÓSTICO SOBRE O CONTEXTO REGIONAL ONDE OS POLOS DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA) ESTÃO INSERIDOS, ANALISANDO ALGUNS ÍNDICES ECONÔMICOS E SOCIAIS. REALIZOU-SE UM ESTUDO DESCRITIVO TRANSVERSAL COM OS DADOS REFERENTES AO ANO DE 2018 EM 71 MUNICÍPIOS COM ATUAÇÃO DE POLOS ULBRA, CONSIDERANDO ALGUNS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DISPONÍVEIS NO SITE DO IBGE COMO: IDH, ÍNDICE DE GINI, PIB. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON REALIZADA COM OS 71 MUNICÍPIOS INVESTIGADOS, DESTACOU-SE CORRELAÇÕES DIRETAS MUITO FORTES (QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, MAIS FORTE É A CORRELAÇÃO) ENTRE O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR NESTES MUNICÍPIOS E AS VARIÁVEIS PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO OCUPADA, SALÁRIO MÉDIO MENSAL E IDH, ESTE RESULTADO INDICAM A IMPORTÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO COM IMPORTANTES INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS NESTAS REGIÕES, UMA VEZ QUE QUANTO MAIOR FOI O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR, MAIOR FORAM OS VALORES OBSERVADOS PARA O SALÁRIO MÉDIO MENSAL DA POPULAÇÃO, O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO OCUPADA E O IDH.
id Krot_e7d571247cc78956d720f8824ef9747d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35887
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOSEDUCAÇÃO A DISTÂNCIADIAGNÓSTICO REGIONALENSINO SUPERIORA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) É UMA MODALIDADE QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE POLOS PELO BRASIL FAZ COM QUE AS DEMANDAS DE DIFERENTES PERFIS PROFISSIONAIS SEJAM DISTINTAS, VARIANDO DE ACORDO COM A REALIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO. OBSERVA-SE UM INVESTIMENTO DO GOVERNO EM POLÍTICAS COM VISTAS AO AUMENTO DO INGRESSO NO NÍVEL SUPERIOR, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA POPULAÇÃO E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SOCIAL NO PAÍS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI REALIZAR UM DIAGNÓSTICO SOBRE O CONTEXTO REGIONAL ONDE OS POLOS DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA) ESTÃO INSERIDOS, ANALISANDO ALGUNS ÍNDICES ECONÔMICOS E SOCIAIS. REALIZOU-SE UM ESTUDO DESCRITIVO TRANSVERSAL COM OS DADOS REFERENTES AO ANO DE 2018 EM 71 MUNICÍPIOS COM ATUAÇÃO DE POLOS ULBRA, CONSIDERANDO ALGUNS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DISPONÍVEIS NO SITE DO IBGE COMO: IDH, ÍNDICE DE GINI, PIB. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON REALIZADA COM OS 71 MUNICÍPIOS INVESTIGADOS, DESTACOU-SE CORRELAÇÕES DIRETAS MUITO FORTES (QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, MAIS FORTE É A CORRELAÇÃO) ENTRE O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR NESTES MUNICÍPIOS E AS VARIÁVEIS PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO OCUPADA, SALÁRIO MÉDIO MENSAL E IDH, ESTE RESULTADO INDICAM A IMPORTÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO COM IMPORTANTES INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS NESTAS REGIÕES, UMA VEZ QUE QUANTO MAIOR FOI O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR, MAIOR FORAM OS VALORES OBSERVADOS PARA O SALÁRIO MÉDIO MENSAL DA POPULAÇÃO, O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO OCUPADA E O IDH.ABED2021-11-04T19:45:18Z2021-11-04T19:45:18Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887SILVA, PAULA MAINES DAECHEVESTE, SIMONE SOARESporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T19:45:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35887Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-11-04T19:45:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-11-04T19:45:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
title DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
spellingShingle DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
SILVA, PAULA MAINES DA
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DIAGNÓSTICO REGIONAL
ENSINO SUPERIOR
title_short DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
title_full DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
title_fullStr DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
title_sort DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
author SILVA, PAULA MAINES DA
author_facet SILVA, PAULA MAINES DA
ECHEVESTE, SIMONE SOARES
author_role author
author2 ECHEVESTE, SIMONE SOARES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, PAULA MAINES DA
ECHEVESTE, SIMONE SOARES
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DIAGNÓSTICO REGIONAL
ENSINO SUPERIOR
topic EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DIAGNÓSTICO REGIONAL
ENSINO SUPERIOR
description A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) É UMA MODALIDADE QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE POLOS PELO BRASIL FAZ COM QUE AS DEMANDAS DE DIFERENTES PERFIS PROFISSIONAIS SEJAM DISTINTAS, VARIANDO DE ACORDO COM A REALIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO. OBSERVA-SE UM INVESTIMENTO DO GOVERNO EM POLÍTICAS COM VISTAS AO AUMENTO DO INGRESSO NO NÍVEL SUPERIOR, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA POPULAÇÃO E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SOCIAL NO PAÍS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI REALIZAR UM DIAGNÓSTICO SOBRE O CONTEXTO REGIONAL ONDE OS POLOS DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA) ESTÃO INSERIDOS, ANALISANDO ALGUNS ÍNDICES ECONÔMICOS E SOCIAIS. REALIZOU-SE UM ESTUDO DESCRITIVO TRANSVERSAL COM OS DADOS REFERENTES AO ANO DE 2018 EM 71 MUNICÍPIOS COM ATUAÇÃO DE POLOS ULBRA, CONSIDERANDO ALGUNS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DISPONÍVEIS NO SITE DO IBGE COMO: IDH, ÍNDICE DE GINI, PIB. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON REALIZADA COM OS 71 MUNICÍPIOS INVESTIGADOS, DESTACOU-SE CORRELAÇÕES DIRETAS MUITO FORTES (QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, MAIS FORTE É A CORRELAÇÃO) ENTRE O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR NESTES MUNICÍPIOS E AS VARIÁVEIS PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO OCUPADA, SALÁRIO MÉDIO MENSAL E IDH, ESTE RESULTADO INDICAM A IMPORTÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO COM IMPORTANTES INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS NESTAS REGIÕES, UMA VEZ QUE QUANTO MAIOR FOI O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR, MAIOR FORAM OS VALORES OBSERVADOS PARA O SALÁRIO MÉDIO MENSAL DA POPULAÇÃO, O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO OCUPADA E O IDH.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06
2021-11-04T19:45:18Z
2021-11-04T19:45:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672993790951424