DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887 |
Resumo: | A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) É UMA MODALIDADE QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE POLOS PELO BRASIL FAZ COM QUE AS DEMANDAS DE DIFERENTES PERFIS PROFISSIONAIS SEJAM DISTINTAS, VARIANDO DE ACORDO COM A REALIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO. OBSERVA-SE UM INVESTIMENTO DO GOVERNO EM POLÍTICAS COM VISTAS AO AUMENTO DO INGRESSO NO NÍVEL SUPERIOR, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA POPULAÇÃO E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SOCIAL NO PAÍS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI REALIZAR UM DIAGNÓSTICO SOBRE O CONTEXTO REGIONAL ONDE OS POLOS DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA) ESTÃO INSERIDOS, ANALISANDO ALGUNS ÍNDICES ECONÔMICOS E SOCIAIS. REALIZOU-SE UM ESTUDO DESCRITIVO TRANSVERSAL COM OS DADOS REFERENTES AO ANO DE 2018 EM 71 MUNICÍPIOS COM ATUAÇÃO DE POLOS ULBRA, CONSIDERANDO ALGUNS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DISPONÍVEIS NO SITE DO IBGE COMO: IDH, ÍNDICE DE GINI, PIB. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON REALIZADA COM OS 71 MUNICÍPIOS INVESTIGADOS, DESTACOU-SE CORRELAÇÕES DIRETAS MUITO FORTES (QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, MAIS FORTE É A CORRELAÇÃO) ENTRE O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR NESTES MUNICÍPIOS E AS VARIÁVEIS PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO OCUPADA, SALÁRIO MÉDIO MENSAL E IDH, ESTE RESULTADO INDICAM A IMPORTÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO COM IMPORTANTES INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS NESTAS REGIÕES, UMA VEZ QUE QUANTO MAIOR FOI O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR, MAIOR FORAM OS VALORES OBSERVADOS PARA O SALÁRIO MÉDIO MENSAL DA POPULAÇÃO, O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO OCUPADA E O IDH. |
id |
Krot_e7d571247cc78956d720f8824ef9747d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35887 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOSEDUCAÇÃO A DISTÂNCIADIAGNÓSTICO REGIONALENSINO SUPERIORA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) É UMA MODALIDADE QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE POLOS PELO BRASIL FAZ COM QUE AS DEMANDAS DE DIFERENTES PERFIS PROFISSIONAIS SEJAM DISTINTAS, VARIANDO DE ACORDO COM A REALIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO. OBSERVA-SE UM INVESTIMENTO DO GOVERNO EM POLÍTICAS COM VISTAS AO AUMENTO DO INGRESSO NO NÍVEL SUPERIOR, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA POPULAÇÃO E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SOCIAL NO PAÍS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI REALIZAR UM DIAGNÓSTICO SOBRE O CONTEXTO REGIONAL ONDE OS POLOS DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA) ESTÃO INSERIDOS, ANALISANDO ALGUNS ÍNDICES ECONÔMICOS E SOCIAIS. REALIZOU-SE UM ESTUDO DESCRITIVO TRANSVERSAL COM OS DADOS REFERENTES AO ANO DE 2018 EM 71 MUNICÍPIOS COM ATUAÇÃO DE POLOS ULBRA, CONSIDERANDO ALGUNS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DISPONÍVEIS NO SITE DO IBGE COMO: IDH, ÍNDICE DE GINI, PIB. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON REALIZADA COM OS 71 MUNICÍPIOS INVESTIGADOS, DESTACOU-SE CORRELAÇÕES DIRETAS MUITO FORTES (QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, MAIS FORTE É A CORRELAÇÃO) ENTRE O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR NESTES MUNICÍPIOS E AS VARIÁVEIS PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO OCUPADA, SALÁRIO MÉDIO MENSAL E IDH, ESTE RESULTADO INDICAM A IMPORTÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO COM IMPORTANTES INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS NESTAS REGIÕES, UMA VEZ QUE QUANTO MAIOR FOI O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR, MAIOR FORAM OS VALORES OBSERVADOS PARA O SALÁRIO MÉDIO MENSAL DA POPULAÇÃO, O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO OCUPADA E O IDH.ABED2021-11-04T19:45:18Z2021-11-04T19:45:18Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887SILVA, PAULA MAINES DAECHEVESTE, SIMONE SOARESporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-04T19:45:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35887Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-11-04T19:45:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-11-04T19:45:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS |
title |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS |
spellingShingle |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS SILVA, PAULA MAINES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DIAGNÓSTICO REGIONAL ENSINO SUPERIOR |
title_short |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS |
title_full |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS |
title_fullStr |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS |
title_full_unstemmed |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS |
title_sort |
DIAGNÓSTICO DO CONTEXTO REGIONAL DE POLOS EAD: CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DOS MUNICÍPIOS ONDE ESTÃO INSERIDOS |
author |
SILVA, PAULA MAINES DA |
author_facet |
SILVA, PAULA MAINES DA ECHEVESTE, SIMONE SOARES |
author_role |
author |
author2 |
ECHEVESTE, SIMONE SOARES |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, PAULA MAINES DA ECHEVESTE, SIMONE SOARES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DIAGNÓSTICO REGIONAL ENSINO SUPERIOR |
topic |
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DIAGNÓSTICO REGIONAL ENSINO SUPERIOR |
description |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) É UMA MODALIDADE QUE VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS NOS ÚLTIMOS ANOS. A DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DE POLOS PELO BRASIL FAZ COM QUE AS DEMANDAS DE DIFERENTES PERFIS PROFISSIONAIS SEJAM DISTINTAS, VARIANDO DE ACORDO COM A REALIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DE CADA REGIÃO. OBSERVA-SE UM INVESTIMENTO DO GOVERNO EM POLÍTICAS COM VISTAS AO AUMENTO DO INGRESSO NO NÍVEL SUPERIOR, OBJETIVANDO O APERFEIÇOAMENTO DA POPULAÇÃO E A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SOCIAL NO PAÍS. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI REALIZAR UM DIAGNÓSTICO SOBRE O CONTEXTO REGIONAL ONDE OS POLOS DA UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA) ESTÃO INSERIDOS, ANALISANDO ALGUNS ÍNDICES ECONÔMICOS E SOCIAIS. REALIZOU-SE UM ESTUDO DESCRITIVO TRANSVERSAL COM OS DADOS REFERENTES AO ANO DE 2018 EM 71 MUNICÍPIOS COM ATUAÇÃO DE POLOS ULBRA, CONSIDERANDO ALGUNS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS DISPONÍVEIS NO SITE DO IBGE COMO: IDH, ÍNDICE DE GINI, PIB. ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CORRELAÇÃO DE PEARSON REALIZADA COM OS 71 MUNICÍPIOS INVESTIGADOS, DESTACOU-SE CORRELAÇÕES DIRETAS MUITO FORTES (QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, MAIS FORTE É A CORRELAÇÃO) ENTRE O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR NESTES MUNICÍPIOS E AS VARIÁVEIS PROPORÇÃO DA POPULAÇÃO OCUPADA, SALÁRIO MÉDIO MENSAL E IDH, ESTE RESULTADO INDICAM A IMPORTÂNCIA DE UMA GRADUAÇÃO COM IMPORTANTES INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS NESTAS REGIÕES, UMA VEZ QUE QUANTO MAIOR FOI O PERCENTUAL DA POPULAÇÃO COM ENSINO SUPERIOR, MAIOR FORAM OS VALORES OBSERVADOS PARA O SALÁRIO MÉDIO MENSAL DA POPULAÇÃO, O PERCENTUAL DE POPULAÇÃO OCUPADA E O IDH. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06 2021-11-04T19:45:18Z 2021-11-04T19:45:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672993790951424 |