INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731
Resumo: A presente monografia tem como finalidade abordar o tema sobre Intervenção em Crianças Diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sobre a importância e as possibilidades de intervenção. Tendo em vista o aumento do índice de diagnostico, os sintomas mais frequentes seriam: impulsividade falta de concentração e agitação constante, esses sintomas podem estar presentes precocemente na vida da criança, porém evidenciam-se na idade escolar, afetando diretamente o processo de aprendizagem, as habilidades cognitivas e até mesmo a autoestima podem ser prejudicadas, o que interfere no desenvolvimento e resultam em incertezas no seu tratamento. As crianças diagnosticadas precisam de ajuda, acolhimento e tratamento, permitindo que redimensionem a importância da sua aprendizagem e valores, por isso a importância da intervenção no desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança, o presente estudo tem como objetivo compreender o transtorno, quais as funções cognitivas prejudicadas e o melhor método de intervenção. Será também apresentado os diferentes tipos de atenção, visto que é um dos processos cognitivos mais acometidos no individuo com TDAH, proporcionando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, por meio da revisão bibliográfica foi feito um levantamento específico do assunto em questão, utilizando os recursos de livros, teses, internet e artigos científicos publicados nos últimos onze anos visando melhoria e embasamento do trabalho. Este trabalho, portanto, abre uma proposta de compreensão das dificuldades que o sujeito enfrenta na sociedade, especificamente no ambiente escolar.
id Krot_e88c0088a60f6bcec7c76fbd044e780e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35731
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS2021-10-28T12:49:57Z2021-10-28T12:49:57Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731A presente monografia tem como finalidade abordar o tema sobre Intervenção em Crianças Diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sobre a importância e as possibilidades de intervenção. Tendo em vista o aumento do índice de diagnostico, os sintomas mais frequentes seriam: impulsividade falta de concentração e agitação constante, esses sintomas podem estar presentes precocemente na vida da criança, porém evidenciam-se na idade escolar, afetando diretamente o processo de aprendizagem, as habilidades cognitivas e até mesmo a autoestima podem ser prejudicadas, o que interfere no desenvolvimento e resultam em incertezas no seu tratamento. As crianças diagnosticadas precisam de ajuda, acolhimento e tratamento, permitindo que redimensionem a importância da sua aprendizagem e valores, por isso a importância da intervenção no desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança, o presente estudo tem como objetivo compreender o transtorno, quais as funções cognitivas prejudicadas e o melhor método de intervenção. Será também apresentado os diferentes tipos de atenção, visto que é um dos processos cognitivos mais acometidos no individuo com TDAH, proporcionando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, por meio da revisão bibliográfica foi feito um levantamento específico do assunto em questão, utilizando os recursos de livros, teses, internet e artigos científicos publicados nos últimos onze anos visando melhoria e embasamento do trabalho. Este trabalho, portanto, abre uma proposta de compreensão das dificuldades que o sujeito enfrenta na sociedade, especificamente no ambiente escolar.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)IntervençãoINTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLILIANY DE JESUS OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdfLILIANY DE JESUS OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdfapplication/pdf406999https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/1/LILIANY%20DE%20JESUS%20OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdf20ab9c1597ad74c9160ddb6503336bf1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/357312021-10-28 14:49:55.027oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35731Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-28T17:49:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-28T17:49:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
title INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
spellingShingle INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Intervenção
title_short INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
title_full INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
title_fullStr INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
title_sort INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
author OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS
author_facet OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Intervenção
topic Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Intervenção
description A presente monografia tem como finalidade abordar o tema sobre Intervenção em Crianças Diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sobre a importância e as possibilidades de intervenção. Tendo em vista o aumento do índice de diagnostico, os sintomas mais frequentes seriam: impulsividade falta de concentração e agitação constante, esses sintomas podem estar presentes precocemente na vida da criança, porém evidenciam-se na idade escolar, afetando diretamente o processo de aprendizagem, as habilidades cognitivas e até mesmo a autoestima podem ser prejudicadas, o que interfere no desenvolvimento e resultam em incertezas no seu tratamento. As crianças diagnosticadas precisam de ajuda, acolhimento e tratamento, permitindo que redimensionem a importância da sua aprendizagem e valores, por isso a importância da intervenção no desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança, o presente estudo tem como objetivo compreender o transtorno, quais as funções cognitivas prejudicadas e o melhor método de intervenção. Será também apresentado os diferentes tipos de atenção, visto que é um dos processos cognitivos mais acometidos no individuo com TDAH, proporcionando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, por meio da revisão bibliográfica foi feito um levantamento específico do assunto em questão, utilizando os recursos de livros, teses, internet e artigos científicos publicados nos últimos onze anos visando melhoria e embasamento do trabalho. Este trabalho, portanto, abre uma proposta de compreensão das dificuldades que o sujeito enfrenta na sociedade, especificamente no ambiente escolar.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-28T12:49:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-28T12:49:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/1/LILIANY%20DE%20JESUS%20OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20ab9c1597ad74c9160ddb6503336bf1
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460299726585856