INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731 |
Resumo: | A presente monografia tem como finalidade abordar o tema sobre Intervenção em Crianças Diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sobre a importância e as possibilidades de intervenção. Tendo em vista o aumento do índice de diagnostico, os sintomas mais frequentes seriam: impulsividade falta de concentração e agitação constante, esses sintomas podem estar presentes precocemente na vida da criança, porém evidenciam-se na idade escolar, afetando diretamente o processo de aprendizagem, as habilidades cognitivas e até mesmo a autoestima podem ser prejudicadas, o que interfere no desenvolvimento e resultam em incertezas no seu tratamento. As crianças diagnosticadas precisam de ajuda, acolhimento e tratamento, permitindo que redimensionem a importância da sua aprendizagem e valores, por isso a importância da intervenção no desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança, o presente estudo tem como objetivo compreender o transtorno, quais as funções cognitivas prejudicadas e o melhor método de intervenção. Será também apresentado os diferentes tipos de atenção, visto que é um dos processos cognitivos mais acometidos no individuo com TDAH, proporcionando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, por meio da revisão bibliográfica foi feito um levantamento específico do assunto em questão, utilizando os recursos de livros, teses, internet e artigos científicos publicados nos últimos onze anos visando melhoria e embasamento do trabalho. Este trabalho, portanto, abre uma proposta de compreensão das dificuldades que o sujeito enfrenta na sociedade, especificamente no ambiente escolar. |
id |
Krot_e88c0088a60f6bcec7c76fbd044e780e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35731 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS2021-10-28T12:49:57Z2021-10-28T12:49:57Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731A presente monografia tem como finalidade abordar o tema sobre Intervenção em Crianças Diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sobre a importância e as possibilidades de intervenção. Tendo em vista o aumento do índice de diagnostico, os sintomas mais frequentes seriam: impulsividade falta de concentração e agitação constante, esses sintomas podem estar presentes precocemente na vida da criança, porém evidenciam-se na idade escolar, afetando diretamente o processo de aprendizagem, as habilidades cognitivas e até mesmo a autoestima podem ser prejudicadas, o que interfere no desenvolvimento e resultam em incertezas no seu tratamento. As crianças diagnosticadas precisam de ajuda, acolhimento e tratamento, permitindo que redimensionem a importância da sua aprendizagem e valores, por isso a importância da intervenção no desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança, o presente estudo tem como objetivo compreender o transtorno, quais as funções cognitivas prejudicadas e o melhor método de intervenção. Será também apresentado os diferentes tipos de atenção, visto que é um dos processos cognitivos mais acometidos no individuo com TDAH, proporcionando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, por meio da revisão bibliográfica foi feito um levantamento específico do assunto em questão, utilizando os recursos de livros, teses, internet e artigos científicos publicados nos últimos onze anos visando melhoria e embasamento do trabalho. Este trabalho, portanto, abre uma proposta de compreensão das dificuldades que o sujeito enfrenta na sociedade, especificamente no ambiente escolar.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)IntervençãoINTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLILIANY DE JESUS OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdfLILIANY DE JESUS OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdfapplication/pdf406999https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/1/LILIANY%20DE%20JESUS%20OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdf20ab9c1597ad74c9160ddb6503336bf1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/357312021-10-28 14:49:55.027oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35731Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-28T17:49:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-28T17:49:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
title |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
spellingShingle |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Intervenção |
title_short |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
title_full |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
title_fullStr |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
title_sort |
INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DE DÉFCIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) |
author |
OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS |
author_facet |
OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, LILIANY DE JESUS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Intervenção |
topic |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Intervenção |
description |
A presente monografia tem como finalidade abordar o tema sobre Intervenção em Crianças Diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e sobre a importância e as possibilidades de intervenção. Tendo em vista o aumento do índice de diagnostico, os sintomas mais frequentes seriam: impulsividade falta de concentração e agitação constante, esses sintomas podem estar presentes precocemente na vida da criança, porém evidenciam-se na idade escolar, afetando diretamente o processo de aprendizagem, as habilidades cognitivas e até mesmo a autoestima podem ser prejudicadas, o que interfere no desenvolvimento e resultam em incertezas no seu tratamento. As crianças diagnosticadas precisam de ajuda, acolhimento e tratamento, permitindo que redimensionem a importância da sua aprendizagem e valores, por isso a importância da intervenção no desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança, o presente estudo tem como objetivo compreender o transtorno, quais as funções cognitivas prejudicadas e o melhor método de intervenção. Será também apresentado os diferentes tipos de atenção, visto que é um dos processos cognitivos mais acometidos no individuo com TDAH, proporcionando inúmeros prejuízos para o processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada, por meio da revisão bibliográfica foi feito um levantamento específico do assunto em questão, utilizando os recursos de livros, teses, internet e artigos científicos publicados nos últimos onze anos visando melhoria e embasamento do trabalho. Este trabalho, portanto, abre uma proposta de compreensão das dificuldades que o sujeito enfrenta na sociedade, especificamente no ambiente escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-28T12:49:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-28T12:49:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/1/LILIANY%20DE%20JESUS%20OLIVEIRA_1471935_assignsubmission_file_LILIANY_JESUS_OLIVEIRA_DEFESA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35731/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20ab9c1597ad74c9160ddb6503336bf1 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460299726585856 |