Psicologia na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Fábio da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55223
Resumo: A Psicologia da Educação é uma área histórica, constitui um campo vasto e de difícil conceituação. A obrigatoriedade da presença do profissional da Psicologia nas redes públicas de Ensino Básico foi instituída apenas no mês de novembro do ano 2019, a partir da lei 13.935/2019. Desta forma, O profissional de Psicologia passa, então, a compor a equipe multidisciplinar que trabalha na Educação. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral discutir as possibilidades de atuação do psicólogo na Educação Básica Pública. Assim, com visão dialógica, diante do problema investigado, foi utilizada a abordagem qualitativa, proporcionando maior autonomia teórico-metodológica na concretização desse estudo, apresentando descrições detalhadas sobre o tema proposto, de forma a aproximar e compreender melhor suas peculiaridades. Logo, este estudo consistiu em uma revisão bibliográfica, sendo selecionando artigos, dissertações e teses e livros para complementar os conhecimentos, de 2006 a 2022, a partir das seguintes bases de dados, LILASC, SciELO e Google Scholar. Para complementar os conceitos, foram também utilizados livros sem restrição de data. O processo de análise e interpretação foi fundamentalmente interativo, pois o pesquisador elaborou pouco a pouco uma explicação lógica do fenômeno ou da situação estudada, sendo realizada uma discussão nos capítulos,2, 3 e 4 examinando as unidades de sentido, as inter-relações entre essas unidades e entre as categorias em que elas se encontraram reunidas. Foram utilizados 19 estudos científicos, publicados e indexados nas bases de dados, além de livros e websites para explanar melhor sobre o assunto em pauta. A análise dos artigos resultou no levantamento e discussão de três categorias temáticas: interpretando o contexto histórico da Psicologia e seu potencial na Educação, a atuação do psicólogo escolar: concepções teóricas-metodológicas e práticas profissionais, finalizando com os desafios enfrentados pelo psicólogo atuando no âmbito escolar. Pode, portanto, concluir, que o papel do psicólogo escolar também inclui a busca por uma educação democrática e de qualidade, revelando o compromisso com as políticas públicas que envolve a atuação nas escolas. As práticas individualistas e preconceituosas se apresentam como um desafio e romper com tais práticas reforça o compromisso ético-político firmado pela área da Psicologia Escolar com a Educação Básica. A atuação embasada em referenciais teóricos articulados com a perspectiva crítica promove o reforçamento e a consolidação da identidade do profissional, contribuindo para uma prática efetiva e transformadora, voltada para o desenvolvimento de todos os atores envolvidos no contexto escolar.
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Logo, este estudo consistiu em uma revisão bibliográfica, sendo selecionando artigos, dissertações e teses e livros para complementar os conhecimentos, de 2006 a 2022, a partir das seguintes bases de dados, LILASC, SciELO e Google Scholar. Para complementar os conceitos, foram também utilizados livros sem restrição de data. O processo de análise e interpretação foi fundamentalmente interativo, pois o pesquisador elaborou pouco a pouco uma explicação lógica do fenômeno ou da situação estudada, sendo realizada uma discussão nos capítulos,2, 3 e 4 examinando as unidades de sentido, as inter-relações entre essas unidades e entre as categorias em que elas se encontraram reunidas. Foram utilizados 19 estudos científicos, publicados e indexados nas bases de dados, além de livros e websites para explanar melhor sobre o assunto em pauta. 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