Revisão teórica acerca do conceito de aprendizagem social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47197 |
Resumo: | Albert Bandura criou a Teoria Social Cognitiva, conhecida também como a Teoria da Aprendizagem Social. A teoria social cognitiva adota a perspectiva da agência para o autodesenvolvimento, adaptação e mudança. Ser o agente representa influenciar intencionalmente o funcionamento e as circunstâncias da vida. De acordo com esta visão, as pessoas são auto-organizadas, proativas, autorreguladas e autorreflexivas. Conceitos Básicos: a Teoria da Aprendizagem Social afirma que as pessoas podem aprender a partir da observação de outras pessoas que praticam um determinado comportamento. Aprendizagem Observacional: modelos básicos de aprendizagem observacional, os quais incluem: Modelo ao vivo, que envolve uma pessoa desempenhando um comportamento. Modelo de instrução verbal, o que envolve a descrição de detalhes sobre um comportamento. Modelo simbólico, o que envolve um personagem real ou fictício que demonstra um determinado comportamento através de filmes, livros, televisão, rádio, mídia on-line dentre outros recursos. Processo de Modelagem: entende que nem todos os comportamentos observáveis podem ser aprendidos efetivamente, e que o aprendizado também não implica necessariamente em mudança de comportamento. O processo de modelagem inclui algumas etapas para verificarmos quando o aprendizado social pode ser bem-sucedido ou não: Etapa 1 – Atenção, que é necessário prestar atenção para aprender. Se um indivíduo deseja aprender a partir de um modelo de comportamento (a partir de uma pessoa que o demonstra), então torna-se necessário eliminar qualquer elemento de distração capaz de prejudicar a plena concentração no comportamento. Além disso, quanto mais interessante o modelo observado, maiores as chances de o indivíduo prestar mais atenção e, portanto, aprender mais. Etapa 2 – Retenção, é fundamental que ocorra a efetiva retenção do novo comportamento. Sem a retenção, o aprendizado sobre o comportamento não estará estabelecido, e pode ser necessário retornar à observação do modelo novamente uma vez que o indivíduo não registrou suficientemente a informação sobre o comportamento. Etapa 3 – Reprodução, quando um indivíduo obtém êxito ao prestar atenção e reter informações relevantes, torna-se então necessário demonstrar este comportamento. Isso significa praticar o comportamento aprendido de forma repetida para aprimorá-lo. Etapa 4 – Motivação, sentir motivação para repetir um comportamento é um fator fundamental para qualquer indivíduo. Além do “saber fazer” é o “querer fazer”. Nesta etapa que entram questões como recompensas e penalizações. O indivíduo deve ser reconhecido / recompensado quando realiza um comportamento adequadamente, e ser avisado / penalizado quando o faz de forma inadequada. |
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