Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: quais os desafios no processo do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos dos anos iniciais? O objetivo principal é compreender como os desafios interferem na aprendizagem do ensino de Matemática e quais as contribuições da Teoria construtivista nesse processo. Dessa forma o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, buscando autores que falam sobre o tema, contextualizando a evolução da historia da Matemática, conceituando a teoria sócio construtivista e suas contribuições na aprendizagem dos anos iniciais e a reflexão sobre o papel do professor de matemática no desenvolvimento dos alunos. Após a pesquisa foi identificado que o cenário social a qual a criança está inserida interfere no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor e o professor tem o papel de medidor do conhecimento, moldando seu aluno para exercer um papel ativo em sociedade através dos ensinamentos de matemática, proporcionando autonomia e autoconfiança para que o aluno seja protagonista de sua história.
id Krot_eac2fe23377b72f5aca3b42c8d700ef5
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61148
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini2023-08-17T12:23:04Z2023-08-17T12:23:04Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: quais os desafios no processo do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos dos anos iniciais? O objetivo principal é compreender como os desafios interferem na aprendizagem do ensino de Matemática e quais as contribuições da Teoria construtivista nesse processo. Dessa forma o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, buscando autores que falam sobre o tema, contextualizando a evolução da historia da Matemática, conceituando a teoria sócio construtivista e suas contribuições na aprendizagem dos anos iniciais e a reflexão sobre o papel do professor de matemática no desenvolvimento dos alunos. Após a pesquisa foi identificado que o cenário social a qual a criança está inserida interfere no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor e o professor tem o papel de medidor do conhecimento, moldando seu aluno para exercer um papel ativo em sociedade através dos ensinamentos de matemática, proporcionando autonomia e autoconfiança para que o aluno seja protagonista de sua história.EnsinoAprendizagemMatemáticaConstrutivismoMetodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLaudiceia_Tiburcio.pdfLaudiceia_Tiburcio.pdfapplication/pdf272542https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/1/Laudiceia_Tiburcio.pdf3b51300a1e621bbf06caefd6fa73d5cbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611482023-08-17 09:23:04.636oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61148Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:23:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:23:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini
Ensino
Aprendizagem
Matemática
Construtivismo
title_short Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
author TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini
author_facet TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Aprendizagem
Matemática
Construtivismo
topic Ensino
Aprendizagem
Matemática
Construtivismo
description O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: quais os desafios no processo do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos dos anos iniciais? O objetivo principal é compreender como os desafios interferem na aprendizagem do ensino de Matemática e quais as contribuições da Teoria construtivista nesse processo. Dessa forma o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, buscando autores que falam sobre o tema, contextualizando a evolução da historia da Matemática, conceituando a teoria sócio construtivista e suas contribuições na aprendizagem dos anos iniciais e a reflexão sobre o papel do professor de matemática no desenvolvimento dos alunos. Após a pesquisa foi identificado que o cenário social a qual a criança está inserida interfere no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor e o professor tem o papel de medidor do conhecimento, moldando seu aluno para exercer um papel ativo em sociedade através dos ensinamentos de matemática, proporcionando autonomia e autoconfiança para que o aluno seja protagonista de sua história.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T12:23:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T12:23:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/1/Laudiceia_Tiburcio.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b51300a1e621bbf06caefd6fa73d5cb
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460248470093824