Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: quais os desafios no processo do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos dos anos iniciais? O objetivo principal é compreender como os desafios interferem na aprendizagem do ensino de Matemática e quais as contribuições da Teoria construtivista nesse processo. Dessa forma o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, buscando autores que falam sobre o tema, contextualizando a evolução da historia da Matemática, conceituando a teoria sócio construtivista e suas contribuições na aprendizagem dos anos iniciais e a reflexão sobre o papel do professor de matemática no desenvolvimento dos alunos. Após a pesquisa foi identificado que o cenário social a qual a criança está inserida interfere no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor e o professor tem o papel de medidor do conhecimento, moldando seu aluno para exercer um papel ativo em sociedade através dos ensinamentos de matemática, proporcionando autonomia e autoconfiança para que o aluno seja protagonista de sua história. |
id |
Krot_eac2fe23377b72f5aca3b42c8d700ef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61148 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini2023-08-17T12:23:04Z2023-08-17T12:23:04Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: quais os desafios no processo do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos dos anos iniciais? O objetivo principal é compreender como os desafios interferem na aprendizagem do ensino de Matemática e quais as contribuições da Teoria construtivista nesse processo. Dessa forma o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, buscando autores que falam sobre o tema, contextualizando a evolução da historia da Matemática, conceituando a teoria sócio construtivista e suas contribuições na aprendizagem dos anos iniciais e a reflexão sobre o papel do professor de matemática no desenvolvimento dos alunos. Após a pesquisa foi identificado que o cenário social a qual a criança está inserida interfere no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor e o professor tem o papel de medidor do conhecimento, moldando seu aluno para exercer um papel ativo em sociedade através dos ensinamentos de matemática, proporcionando autonomia e autoconfiança para que o aluno seja protagonista de sua história.EnsinoAprendizagemMatemáticaConstrutivismoMetodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLaudiceia_Tiburcio.pdfLaudiceia_Tiburcio.pdfapplication/pdf272542https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/1/Laudiceia_Tiburcio.pdf3b51300a1e621bbf06caefd6fa73d5cbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611482023-08-17 09:23:04.636oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61148Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:23:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:23:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini Ensino Aprendizagem Matemática Construtivismo |
title_short |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Metodologias de ensino: o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini |
author_facet |
TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TIBURCIO, Laudicéia Fontes Guizelini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Matemática Construtivismo |
topic |
Ensino Aprendizagem Matemática Construtivismo |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como finalidade responder ao seguinte questionamento: quais os desafios no processo do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos dos anos iniciais? O objetivo principal é compreender como os desafios interferem na aprendizagem do ensino de Matemática e quais as contribuições da Teoria construtivista nesse processo. Dessa forma o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, buscando autores que falam sobre o tema, contextualizando a evolução da historia da Matemática, conceituando a teoria sócio construtivista e suas contribuições na aprendizagem dos anos iniciais e a reflexão sobre o papel do professor de matemática no desenvolvimento dos alunos. Após a pesquisa foi identificado que o cenário social a qual a criança está inserida interfere no seu desenvolvimento cognitivo, emocional e motor e o professor tem o papel de medidor do conhecimento, moldando seu aluno para exercer um papel ativo em sociedade através dos ensinamentos de matemática, proporcionando autonomia e autoconfiança para que o aluno seja protagonista de sua história. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T12:23:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T12:23:04Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/1/Laudiceia_Tiburcio.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61148/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b51300a1e621bbf06caefd6fa73d5cb 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460248470093824 |