As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bartelmebs, Roberta Chiesa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moraes, Roque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1618
Resumo: Pretendemos aqui discutir quais as contribuições da epistemologia genética para a aprendizagem de temas da astronomia presentes no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta epistemologia surge, na pedagogia, a chamada metodologia construtivista. Demonstramos em nosso artigo que, ao utilizar uma metodologia que parta de perguntas e problemas o professor pode possibilitar a ação dos alunos sob o objeto de pesquisa e assim, tornar possível que construam seus conceitos sobre o mundo e possam cada vez mais complexificarem seus saberes. Ensinar astronomia desde os anos iniciais pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matematico dos alunos, o que os torna capazes de compreender o mundo que os cerca, isto consequentemente influenciando na sua alfabetização cientifica, pois, cada vez mais poderão intervir no mundo de forma consciente. Neste sentido que acreditamos não apenas na inclusão de temas da astronomia no ensino de ciências, como também na necessidade de revisar as metodologias aplicadas nesta disciplina.
id UNESP-35_c1914bb1685252c265df52d68dcd034c
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1618
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciaisEnsino de astronomia. Anos Iniciais. Construtivismo.Pretendemos aqui discutir quais as contribuições da epistemologia genética para a aprendizagem de temas da astronomia presentes no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta epistemologia surge, na pedagogia, a chamada metodologia construtivista. Demonstramos em nosso artigo que, ao utilizar uma metodologia que parta de perguntas e problemas o professor pode possibilitar a ação dos alunos sob o objeto de pesquisa e assim, tornar possível que construam seus conceitos sobre o mundo e possam cada vez mais complexificarem seus saberes. Ensinar astronomia desde os anos iniciais pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matematico dos alunos, o que os torna capazes de compreender o mundo que os cerca, isto consequentemente influenciando na sua alfabetização cientifica, pois, cada vez mais poderão intervir no mundo de forma consciente. Neste sentido que acreditamos não apenas na inclusão de temas da astronomia no ensino de ciências, como também na necessidade de revisar as metodologias aplicadas nesta disciplina.Faculdade de Filosofia e Ciências2013-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/161810.36311/1984-1655.2012.v4n2.p73-90Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 73-90Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 73-90Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 73-901984-165510.5555/repeg.v4i2reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1618/2152Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessBartelmebs, Roberta ChiesaMoraes, Roque2022-02-03T17:07:13Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/1618Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-03T17:07:13Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
title As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
spellingShingle As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
Bartelmebs, Roberta Chiesa
Ensino de astronomia. Anos Iniciais. Construtivismo.
title_short As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
title_full As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
title_fullStr As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
title_full_unstemmed As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
title_sort As contribuições do construtivismo para o ensino de astronomia nos anos iniciais
author Bartelmebs, Roberta Chiesa
author_facet Bartelmebs, Roberta Chiesa
Moraes, Roque
author_role author
author2 Moraes, Roque
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bartelmebs, Roberta Chiesa
Moraes, Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia. Anos Iniciais. Construtivismo.
topic Ensino de astronomia. Anos Iniciais. Construtivismo.
description Pretendemos aqui discutir quais as contribuições da epistemologia genética para a aprendizagem de temas da astronomia presentes no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desta epistemologia surge, na pedagogia, a chamada metodologia construtivista. Demonstramos em nosso artigo que, ao utilizar uma metodologia que parta de perguntas e problemas o professor pode possibilitar a ação dos alunos sob o objeto de pesquisa e assim, tornar possível que construam seus conceitos sobre o mundo e possam cada vez mais complexificarem seus saberes. Ensinar astronomia desde os anos iniciais pode auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matematico dos alunos, o que os torna capazes de compreender o mundo que os cerca, isto consequentemente influenciando na sua alfabetização cientifica, pois, cada vez mais poderão intervir no mundo de forma consciente. Neste sentido que acreditamos não apenas na inclusão de temas da astronomia no ensino de ciências, como também na necessidade de revisar as metodologias aplicadas nesta disciplina.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1618
10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p73-90
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1618
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2012.v4n2.p73-90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/1618/2152
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 4 n. 2 (2012); 73-90
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 No. 2 (2012); 73-90
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 4 Núm. 2 (2012); 73-90
1984-1655
10.5555/repeg.v4i2
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037740834816