A Realidade Aumentada aplicada na Educação a Distância no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo: relato de experiência e inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Aline Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: PIRRÓ, Lúcia Fernanda de Souza, OLIVEIRA, Leila Rabello de, RODRIGUES, Francisco Carlos Tadeu Starke, TANGERINO, Denise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52636
Resumo: A corrida pela implementação de tecnologia nas Instituições de Ensino Superior (IES) nos dias atuais é sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de COVID-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do baonline de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou-se o protocolo ATTRAKDIFF, que evidencia quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma AUGMENTECTURE de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EAD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma AUGMENTECTURE, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização.
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Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do baonline de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou-se o protocolo ATTRAKDIFF, que evidencia quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma AUGMENTECTURE de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EAD da IES. 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