A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584 |
Resumo: | Atualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização. |
id |
VERACRUZ-0_780b9cfe7b1c3e450126a1561ab27ece |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55584 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation reporteducação a distância – EaDrealidade aumentadaarquitetura e urbanismoensino superiorAtualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5558410.34117/bjdv8n12-223Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80171-80184Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80171-80184Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80171-801842525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584/40950Copyright (c) 2022 Lavinya Pereira Batista, Gilberlândio Roseno Oliveira, Fabiana de Castro Ramos, Cristina de Sousa Dias, Xisto Sena Passos, Fernanda Dorneles de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Aline CristinaPirró, Lúcia Fernanda de SouzaOliveira, Leila Rabello deRodrigues, Francisco Carlos Tadeu StarkeTangerino, Denise de Paiva Costa2022-12-28T18:58:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55584Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:47.159850Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
spellingShingle |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report Rocha, Aline Cristina educação a distância – EaD realidade aumentada arquitetura e urbanismo ensino superior |
title_short |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_full |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_fullStr |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_full_unstemmed |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
title_sort |
A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report |
author |
Rocha, Aline Cristina |
author_facet |
Rocha, Aline Cristina Pirró, Lúcia Fernanda de Souza Oliveira, Leila Rabello de Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke Tangerino, Denise de Paiva Costa |
author_role |
author |
author2 |
Pirró, Lúcia Fernanda de Souza Oliveira, Leila Rabello de Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke Tangerino, Denise de Paiva Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Aline Cristina Pirró, Lúcia Fernanda de Souza Oliveira, Leila Rabello de Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke Tangerino, Denise de Paiva Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação a distância – EaD realidade aumentada arquitetura e urbanismo ensino superior |
topic |
educação a distância – EaD realidade aumentada arquitetura e urbanismo ensino superior |
description |
Atualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584 10.34117/bjdv8n12-223 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n12-223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584/40950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 80171-80184 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 80171-80184 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 80171-80184 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645623939825664 |