A realidade aumentada aplicada na educação a distância no curso de graduação em arquitetura e urbanismo: relato de experiência e inovação: Augmented reality applied in distance education in the undergraduate course in architecture and urbanism: experience and innovation report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Aline Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pirró, Lúcia Fernanda de Souza, Oliveira, Leila Rabello de, Rodrigues, Francisco Carlos Tadeu Starke, Tangerino, Denise de Paiva Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55584
Resumo: Atualmente, a corrida pela implementação de tecnologia nas instituições de ensino superior (IES) é, sem precedentes, uma necessidade amplamente agravada e evidenciada por conta da pandemia de covid-19. O isolamento social obrigatório fez com que as principais formas de aproximações e trocas ocorram por meio da internet. A educação tornou-se desde o início um dos setores mais impactados, com cursos estritamente presenciais migrando em dias ou no máximo semanas tornando-se totalmente a distância. Objetiva-se com esse estudo compreender e analisar quais são os aspectos de inovação, criatividade, sustentabilidade e experiência do usuário na tecnologia de realidade aumentada que podem ser desenvolvidos e potencializados na educação em arquitetura e urbanismo. A unidade de análise é um estudo de caso, realizado com professores, tutores e a equipe da coordenação de ensino a distância na plataforma Moodle do BAONLINE de uma IES de São Paulo. Como método de análise de experiência do usuário o estudo de caso utilizou- se o protocolo Attrakdiff, que evidência quais são os pontos a serem melhorados na interface da plataforma Augmentecture de realidade aumentada, a fim de que os alunos possam ter uma melhor experiência com a tecnologia quando implantada. Os resultados obtidos com os dados ao final da pesquisa baseiam-se nas experiências de professores, tutores e equipe da coordenação da plataforma EaD da IES. Conclui-se que por meio da análise dos docentes e tutores a realidade aumentada colabora muito com o aprendizado dos alunos e os participantes da pesquisa têm interesse em ver aplicação da ferramenta em outras disciplinas e a aprender como desenvolver interações em realidade aumentada para as aulas. Como principais limitações estão a ausência de conhecimento na manipulação da tecnologia e a dificuldade encontrada para visualizar as interações na plataforma Augmentecture, pois há a necessidade de simplificação na interface em relação as questões técnicas de visualização.
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