Saúde mental de professores no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Laís Pâmela
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62739
Resumo: A presente revisão bibliografia visa em sua temática, trazer reflexões frente às realidades vivenciadas por professores em seu exercício laboral no Brasil. Elencando em primordial relevância as condições de saúde mental desses profissionais e as causalidades que vem desencadeando transtornos mentais e desgastes físicos. Explanando os aspectos históricos, socioculturais e estruturais frente às realidades que permeiam sua vivencia diária em sala de aula e as realidades que envolvem sua atuação dentro do professorado. Envolto as realidades de desenvolvimento que tem estabelecido um novo panorama a realidade global, frente ao movimento tecnológico e mercantilizado na sociedade. Com enfrentamentos desafiadores frente a essas novas realidades, eliciando muitas realidades adversas ao equilíbrio emocional e físico, com desgastes, esgotamentos, stress, Síndrome Burnout, problemáticas gastrointestinais, dentre outras problemáticas. Delimitando que o professor vivencie seu dia a dia no ambiente escolar o bem-estar, a fim de que suas atuações envoltas ao aprender pelas relações estabelecidas entre aluno e professor tragam contribuições socioculturais. Na promoção a fim de estabelecer construções de conhecimentos no âmbito social, com realidades em bem-estar constituído a partir de varias produções literárias, se utilizando de artigos, livros e pesquisas de diversos autores.
id Krot_ecccc0a31ad03cd8b1d61cf557d19ee2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62739
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, Laís Pâmela2023-09-05T13:17:41Z2023-09-05T13:17:41Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62739A presente revisão bibliografia visa em sua temática, trazer reflexões frente às realidades vivenciadas por professores em seu exercício laboral no Brasil. Elencando em primordial relevância as condições de saúde mental desses profissionais e as causalidades que vem desencadeando transtornos mentais e desgastes físicos. Explanando os aspectos históricos, socioculturais e estruturais frente às realidades que permeiam sua vivencia diária em sala de aula e as realidades que envolvem sua atuação dentro do professorado. Envolto as realidades de desenvolvimento que tem estabelecido um novo panorama a realidade global, frente ao movimento tecnológico e mercantilizado na sociedade. Com enfrentamentos desafiadores frente a essas novas realidades, eliciando muitas realidades adversas ao equilíbrio emocional e físico, com desgastes, esgotamentos, stress, Síndrome Burnout, problemáticas gastrointestinais, dentre outras problemáticas. Delimitando que o professor vivencie seu dia a dia no ambiente escolar o bem-estar, a fim de que suas atuações envoltas ao aprender pelas relações estabelecidas entre aluno e professor tragam contribuições socioculturais. Na promoção a fim de estabelecer construções de conhecimentos no âmbito social, com realidades em bem-estar constituído a partir de varias produções literárias, se utilizando de artigos, livros e pesquisas de diversos autores.ProfessorTrabalhoSaúde MentalBem-EstarSaúde mental de professores no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLAIS_PAMELA_OLIVEIRA.pdfLAIS_PAMELA_OLIVEIRA.pdfapplication/pdf192401https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62739/1/LAIS_PAMELA_OLIVEIRA.pdf42961c66ddecb78242c81d2ccc7dccc7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62739/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/627392023-09-05 10:17:42.094oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62739Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-05T13:17:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-05T13:17:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saúde mental de professores no Brasil
title Saúde mental de professores no Brasil
spellingShingle Saúde mental de professores no Brasil
OLIVEIRA, Laís Pâmela
Professor
Trabalho
Saúde Mental
Bem-Estar
title_short Saúde mental de professores no Brasil
title_full Saúde mental de professores no Brasil
title_fullStr Saúde mental de professores no Brasil
title_full_unstemmed Saúde mental de professores no Brasil
title_sort Saúde mental de professores no Brasil
author OLIVEIRA, Laís Pâmela
author_facet OLIVEIRA, Laís Pâmela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Laís Pâmela
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Trabalho
Saúde Mental
Bem-Estar
topic Professor
Trabalho
Saúde Mental
Bem-Estar
description A presente revisão bibliografia visa em sua temática, trazer reflexões frente às realidades vivenciadas por professores em seu exercício laboral no Brasil. Elencando em primordial relevância as condições de saúde mental desses profissionais e as causalidades que vem desencadeando transtornos mentais e desgastes físicos. Explanando os aspectos históricos, socioculturais e estruturais frente às realidades que permeiam sua vivencia diária em sala de aula e as realidades que envolvem sua atuação dentro do professorado. Envolto as realidades de desenvolvimento que tem estabelecido um novo panorama a realidade global, frente ao movimento tecnológico e mercantilizado na sociedade. Com enfrentamentos desafiadores frente a essas novas realidades, eliciando muitas realidades adversas ao equilíbrio emocional e físico, com desgastes, esgotamentos, stress, Síndrome Burnout, problemáticas gastrointestinais, dentre outras problemáticas. Delimitando que o professor vivencie seu dia a dia no ambiente escolar o bem-estar, a fim de que suas atuações envoltas ao aprender pelas relações estabelecidas entre aluno e professor tragam contribuições socioculturais. Na promoção a fim de estabelecer construções de conhecimentos no âmbito social, com realidades em bem-estar constituído a partir de varias produções literárias, se utilizando de artigos, livros e pesquisas de diversos autores.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-05T13:17:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-05T13:17:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62739
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62739/1/LAIS_PAMELA_OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62739/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 42961c66ddecb78242c81d2ccc7dccc7
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460260291739648