UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DELFINO, JOELSON DE ARAÚJO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31996
Resumo: Nesta pesquisa tivemos como objetivo identificar o que alunos de Engenharia evocam de sua Imagem de Conceito de Integral de Riemann e quais as características dos Três Mundos da Matemática sobre Integral de Riemann estão presentes nas respostas desses alunos. Os participantes desta pesquisa são alunos do curso de Engenharia Civil de uma Faculdade particular de Palmas/TO. Para atingir esse objetivo, aplicamos um Questionário com dez questões abertas. A análise dos dados foi realizada à luz da Teoria de Imagem de Conceito e Definição de Conceito (TALL; VINNER, 1981) e da teoria dos Três Mundos da Matemática (TALL, 2013). Observamos, nas respostas apresentadas pelos alunos, que alguns deles revelaram dificuldades em analisar, interpretar e relacionar as informações explicitadas, seja por meio de gráficos ou discussões expostas nas questões, o que nos levou a conjecturar que alguns erros cometidos pelos alunos participantes são oriundos da ausência de alguns elementos na Imagem de Conceito deles sobre Integral de Riemann, como a relação entre os extremos do intervalo em que a função está definida e a representação desses intervalos na Integral. Verificamos, também, que a maioria dos alunos revelou elementos suficientes em sua Imagem de Conceito que lhes permitissem trabalhar com a Integral de Riemann no cálculo de área utilizando funções de uma única variável, entretanto, o mesmo parece não ocorrer quando se utiliza Integral Dupla e o cálculo de volume de um Sólido de Revolução por meio de uma Integral de Riemann. Em relação aos Três Mundos da Matemática, observamos que nem todas as respostas revelaram simultaneamente características dos Três Mundos da Matemática, o que nos leva a crer que a ausência de uma ou mais características desses mundos matemáticos não significa que a resposta para uma questão esteja completamente incorreta ou que a presença de características dos Três Mundos da Matemática é fator condicionante para que esteja correta, pois mesmo em algumas respostas evidenciando a existência de características dos Três Mundos da Matemática não foi suficiente para que alunos respondessem corretamente à questão.
id Krot_f1a065b11468700686451693871b25e0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31996
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICAIntegral de RiemannImagem de ConceitoNesta pesquisa tivemos como objetivo identificar o que alunos de Engenharia evocam de sua Imagem de Conceito de Integral de Riemann e quais as características dos Três Mundos da Matemática sobre Integral de Riemann estão presentes nas respostas desses alunos. Os participantes desta pesquisa são alunos do curso de Engenharia Civil de uma Faculdade particular de Palmas/TO. Para atingir esse objetivo, aplicamos um Questionário com dez questões abertas. A análise dos dados foi realizada à luz da Teoria de Imagem de Conceito e Definição de Conceito (TALL; VINNER, 1981) e da teoria dos Três Mundos da Matemática (TALL, 2013). Observamos, nas respostas apresentadas pelos alunos, que alguns deles revelaram dificuldades em analisar, interpretar e relacionar as informações explicitadas, seja por meio de gráficos ou discussões expostas nas questões, o que nos levou a conjecturar que alguns erros cometidos pelos alunos participantes são oriundos da ausência de alguns elementos na Imagem de Conceito deles sobre Integral de Riemann, como a relação entre os extremos do intervalo em que a função está definida e a representação desses intervalos na Integral. Verificamos, também, que a maioria dos alunos revelou elementos suficientes em sua Imagem de Conceito que lhes permitissem trabalhar com a Integral de Riemann no cálculo de área utilizando funções de uma única variável, entretanto, o mesmo parece não ocorrer quando se utiliza Integral Dupla e o cálculo de volume de um Sólido de Revolução por meio de uma Integral de Riemann. Em relação aos Três Mundos da Matemática, observamos que nem todas as respostas revelaram simultaneamente características dos Três Mundos da Matemática, o que nos leva a crer que a ausência de uma ou mais características desses mundos matemáticos não significa que a resposta para uma questão esteja completamente incorreta ou que a presença de características dos Três Mundos da Matemática é fator condicionante para que esteja correta, pois mesmo em algumas respostas evidenciando a existência de características dos Três Mundos da Matemática não foi suficiente para que alunos respondessem corretamente à questão.2021-04-14T17:34:24Z2021-04-14T17:34:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31996DELFINO, JOELSON DE ARAÚJOporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-14T17:34:25Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/31996Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-04-14T17:34:25falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-04-14T17:34:25Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
title UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
spellingShingle UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
DELFINO, JOELSON DE ARAÚJO
Integral de Riemann
Imagem de Conceito
title_short UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
title_full UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
title_fullStr UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
title_sort UMA ANÁLISE SOBRE A IMAGEM DE CONCEITO DE INTEGRAL DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA PERSPECTIVA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA
author DELFINO, JOELSON DE ARAÚJO
author_facet DELFINO, JOELSON DE ARAÚJO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DELFINO, JOELSON DE ARAÚJO
dc.subject.por.fl_str_mv Integral de Riemann
Imagem de Conceito
topic Integral de Riemann
Imagem de Conceito
description Nesta pesquisa tivemos como objetivo identificar o que alunos de Engenharia evocam de sua Imagem de Conceito de Integral de Riemann e quais as características dos Três Mundos da Matemática sobre Integral de Riemann estão presentes nas respostas desses alunos. Os participantes desta pesquisa são alunos do curso de Engenharia Civil de uma Faculdade particular de Palmas/TO. Para atingir esse objetivo, aplicamos um Questionário com dez questões abertas. A análise dos dados foi realizada à luz da Teoria de Imagem de Conceito e Definição de Conceito (TALL; VINNER, 1981) e da teoria dos Três Mundos da Matemática (TALL, 2013). Observamos, nas respostas apresentadas pelos alunos, que alguns deles revelaram dificuldades em analisar, interpretar e relacionar as informações explicitadas, seja por meio de gráficos ou discussões expostas nas questões, o que nos levou a conjecturar que alguns erros cometidos pelos alunos participantes são oriundos da ausência de alguns elementos na Imagem de Conceito deles sobre Integral de Riemann, como a relação entre os extremos do intervalo em que a função está definida e a representação desses intervalos na Integral. Verificamos, também, que a maioria dos alunos revelou elementos suficientes em sua Imagem de Conceito que lhes permitissem trabalhar com a Integral de Riemann no cálculo de área utilizando funções de uma única variável, entretanto, o mesmo parece não ocorrer quando se utiliza Integral Dupla e o cálculo de volume de um Sólido de Revolução por meio de uma Integral de Riemann. Em relação aos Três Mundos da Matemática, observamos que nem todas as respostas revelaram simultaneamente características dos Três Mundos da Matemática, o que nos leva a crer que a ausência de uma ou mais características desses mundos matemáticos não significa que a resposta para uma questão esteja completamente incorreta ou que a presença de características dos Três Mundos da Matemática é fator condicionante para que esteja correta, pois mesmo em algumas respostas evidenciando a existência de características dos Três Mundos da Matemática não foi suficiente para que alunos respondessem corretamente à questão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-04-14T17:34:24Z
2021-04-14T17:34:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31996
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/31996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672979950796800