Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Juliana Mendes da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47430
Resumo: Nos últimos anos, os transtornos mentais tornaram-se uma das principais causas de incapacidade e uma das principais causas de morbilidade nas sociedades. A prevenção e o tratamento adequado dessas doenças são necessários para prevenir as consequências catastróficas que ocorrem para os pacientes, familiares e sociedade. Nesse viés, o objetivo desse estudo foi conhecer a contribuição real dos antidepressivos no ganho de peso de seus usuários e possíveis riscos de obesidade. Assim, este estudo tratou-se de uma revisão de literatura. A coleta de dados foi realizada mediante busca eletrônica, nas bases de dados national library of medicine (pubmed), scientific electronic library online (scielo) e literatura latino-americana e do caribe em ciências da saúde (lilacs). Sendo assim, os capítulos abordaram conceitos importantes sobre a temática, trazendo o que há de mais recente na literatura científica e principalmente respondendo aos objetivos propostos no início do estudo. Conclui-se, portanto, que a utilização de antidepressivos pode interferir no ganho de peso dos pacientes que os utilizam, sendo um fator importante para o abandono do tratamento.
id Krot_f3a1dbf27acd9ba1b41471a8353d7596
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47430
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?Ganho de pesoObesidadeAntidepressivosNos últimos anos, os transtornos mentais tornaram-se uma das principais causas de incapacidade e uma das principais causas de morbilidade nas sociedades. A prevenção e o tratamento adequado dessas doenças são necessários para prevenir as consequências catastróficas que ocorrem para os pacientes, familiares e sociedade. Nesse viés, o objetivo desse estudo foi conhecer a contribuição real dos antidepressivos no ganho de peso de seus usuários e possíveis riscos de obesidade. Assim, este estudo tratou-se de uma revisão de literatura. A coleta de dados foi realizada mediante busca eletrônica, nas bases de dados national library of medicine (pubmed), scientific electronic library online (scielo) e literatura latino-americana e do caribe em ciências da saúde (lilacs). Sendo assim, os capítulos abordaram conceitos importantes sobre a temática, trazendo o que há de mais recente na literatura científica e principalmente respondendo aos objetivos propostos no início do estudo. Conclui-se, portanto, que a utilização de antidepressivos pode interferir no ganho de peso dos pacientes que os utilizam, sendo um fator importante para o abandono do tratamento.2022-10-04T12:28:25Z2022-10-04T12:28:25Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47430SILVA, Juliana Mendes daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-04T12:28:26Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47430Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-04T12:28:26falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-04T12:28:26Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
title Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
spellingShingle Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
SILVA, Juliana Mendes da
Ganho de peso
Obesidade
Antidepressivos
title_short Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
title_full Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
title_fullStr Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
title_full_unstemmed Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
title_sort Ganho de peso e obesidade ocasionada pelo uso constante de antidepressivos: mito ou realidade?
author SILVA, Juliana Mendes da
author_facet SILVA, Juliana Mendes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Juliana Mendes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ganho de peso
Obesidade
Antidepressivos
topic Ganho de peso
Obesidade
Antidepressivos
description Nos últimos anos, os transtornos mentais tornaram-se uma das principais causas de incapacidade e uma das principais causas de morbilidade nas sociedades. A prevenção e o tratamento adequado dessas doenças são necessários para prevenir as consequências catastróficas que ocorrem para os pacientes, familiares e sociedade. Nesse viés, o objetivo desse estudo foi conhecer a contribuição real dos antidepressivos no ganho de peso de seus usuários e possíveis riscos de obesidade. Assim, este estudo tratou-se de uma revisão de literatura. A coleta de dados foi realizada mediante busca eletrônica, nas bases de dados national library of medicine (pubmed), scientific electronic library online (scielo) e literatura latino-americana e do caribe em ciências da saúde (lilacs). Sendo assim, os capítulos abordaram conceitos importantes sobre a temática, trazendo o que há de mais recente na literatura científica e principalmente respondendo aos objetivos propostos no início do estudo. Conclui-se, portanto, que a utilização de antidepressivos pode interferir no ganho de peso dos pacientes que os utilizam, sendo um fator importante para o abandono do tratamento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-10-04T12:28:25Z
2022-10-04T12:28:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47430
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672994586820608