FUNÇÕES COGNITIVAS PERCEPTOVISOMOTORA E MEMÓRIA EPISÓDICA NÃO VERBAL: RELAÇÃO COM FISSURAS LABIOPALATINAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35732 |
Resumo: | Fissuras labiopalatinas (FLP) são malformações que se estabelecem na vida intrauterina. No desenvolvimento embriológico, a face acompanha o Sistema Nervoso, indicando que o desenvolvimento do Sistema Nervoso Central ocorre simultaneamente ao desenvolvimento da face anormal. Estudos sobre anormalidades cerebrais estruturais e funcionais em pacientes com FLP apontam evidências quanto à defasagem de competências cognitivas, dentre essas a perceptovisomotora e memória. O objetivo deste trabalho foi apresentar relações entre Funções Cognitivas Perceptovisomotoras, Inteligência e Memória Episódica Não-verbal em crianças e adolescentes com FLP. Este trabalho foi realizado por meio de uma revisão de literatura, para isso, foram usadas bases de dados, mais especificamente SCIELO, EBSCO, medline, lilacs e pubmed no levantamento de estudos publicados nos últimos cinco anos, sobre as contribuições da neuropsicologia para a compreensão das relações entre funções cognitivas perceptovisomotoras e Memória Episódica Não Verbal em crianças e adolescentes com FLP. Os estudos corroboram para a existência de defasagem cognitiva desde os primeiros anos de vida nesta população quando comparada com sujeitos sem FLP, o que vem a ser um empecilho nos meios sociais e educacionais, uma vez que tendem a ter autoestima baixa, comportamento de isolamento, principalmente nas escolas, exclusão social, situações de desconforto, constrangimento, desinteresse acadêmico entre outros, tornando o fracasso escolar cada vez mais recorrente podendo gerar um impacto em toda vida destes sujeitos. Crianças e adolescentes com FLP apresentam déficits significativos nas habilidades perceptovisomotoras e memória não verbal, mesmo tendo resultados que apontam Inteligência não verbal preservadas, corroborando desta forma como evidência da importância de programas de remediação de habilidades cognitivas para reabilitação dessas crianças. Sugere-se que outros estudos comparem o desempenho das crianças com FLP com crianças típicas para que seja possível verificar se esse alto índice de sujeitos na classificação inferior é uma característica particular desta população. |
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