Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Nicole da Conceição
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56113
Resumo: A violência obstétrica tem sido um problema de saúde pública que vem atingindo mulheres em todo o país. Tal violência causa grandes impactos em suas vidas e saúde. Traumas, lesões, cicatrizes, infecções são alguns dos impactos que esse tipo de violência trata. Uma enfermeira profissional e ética deve saber como agir nessas situações e o presente estudo foi realizado em busca de compreender e expor como isso ocorre. Objetivo: Compreender como é a assistência das enfermeiras a mulheres que sofrem violência obstétrica nas maternidades. Método: para esta revisão de literatura, foram selecionados como temas norteadores os dados sobre violência obstétrica nas maternidades e a relevância da assistência de enfermagem nessas situações. As bases de dados e banco de dados utilizadas para a pesquisa foram BVS, Scielo, e PubMed, o período das buscas foi iniciado em julho de 2021 a março de 2022. Resultados: a partir da análise de dados pode-se perceber que o preparo institucional e profissional nas maternidades é um fator que influencia bastante o tratamento com essas mulheres, as agressões podem vim em forma de intervenções médicas sem indicações, apenas pra facilitar no tratamento dos atendentes, ações essas que prejudicam em grande escala a saúde da mulher e sua recuperação. Mulheres que sofrem violência obstétrica podem desenvolver traumas psicológicos severos por ser um momento delicado, pois ficam vulneráveis e frágeis emocionalmente. Para que enfermeiras saibam como proteger as parturientes e sobre qual cuidado tomar durante as situações de violência obstétrica, é necessário saber como atuar, quais os direitos dessas mulheres, quais os manejos corretos e incorretos e quais dessas condutas lhe fará mal no momento do parto e na sua recuperação a longo prazo. Conclusão: foi evidenciado que os tratamentos a mulheres no seu puerpério precisam de mais atenção, elas devem ter devida orientação para sua própria proteção e os casos de violências obstétrica em hospitais e maternidades devem ser denunciados para que não se repitam.
id Krot_f6218a572bbb03a4f4298ea60d1837b2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56113
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidadesEnfermeirasPartoViolência obstétricaMaternidadesA violência obstétrica tem sido um problema de saúde pública que vem atingindo mulheres em todo o país. Tal violência causa grandes impactos em suas vidas e saúde. Traumas, lesões, cicatrizes, infecções são alguns dos impactos que esse tipo de violência trata. Uma enfermeira profissional e ética deve saber como agir nessas situações e o presente estudo foi realizado em busca de compreender e expor como isso ocorre. Objetivo: Compreender como é a assistência das enfermeiras a mulheres que sofrem violência obstétrica nas maternidades. Método: para esta revisão de literatura, foram selecionados como temas norteadores os dados sobre violência obstétrica nas maternidades e a relevância da assistência de enfermagem nessas situações. As bases de dados e banco de dados utilizadas para a pesquisa foram BVS, Scielo, e PubMed, o período das buscas foi iniciado em julho de 2021 a março de 2022. Resultados: a partir da análise de dados pode-se perceber que o preparo institucional e profissional nas maternidades é um fator que influencia bastante o tratamento com essas mulheres, as agressões podem vim em forma de intervenções médicas sem indicações, apenas pra facilitar no tratamento dos atendentes, ações essas que prejudicam em grande escala a saúde da mulher e sua recuperação. Mulheres que sofrem violência obstétrica podem desenvolver traumas psicológicos severos por ser um momento delicado, pois ficam vulneráveis e frágeis emocionalmente. Para que enfermeiras saibam como proteger as parturientes e sobre qual cuidado tomar durante as situações de violência obstétrica, é necessário saber como atuar, quais os direitos dessas mulheres, quais os manejos corretos e incorretos e quais dessas condutas lhe fará mal no momento do parto e na sua recuperação a longo prazo. Conclusão: foi evidenciado que os tratamentos a mulheres no seu puerpério precisam de mais atenção, elas devem ter devida orientação para sua própria proteção e os casos de violências obstétrica em hospitais e maternidades devem ser denunciados para que não se repitam.2023-06-06T13:22:57Z2023-06-06T13:22:57Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56113LIMA, Nicole da Conceiçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-06T13:22:57Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56113Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-06T13:22:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-06T13:22:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
title Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
spellingShingle Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
LIMA, Nicole da Conceição
Enfermeiras
Parto
Violência obstétrica
Maternidades
title_short Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
title_full Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
title_fullStr Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
title_full_unstemmed Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
title_sort Assistência da enfermeira à parturiente em situações de violência obstétrica em maternidades
author LIMA, Nicole da Conceição
author_facet LIMA, Nicole da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Nicole da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiras
Parto
Violência obstétrica
Maternidades
topic Enfermeiras
Parto
Violência obstétrica
Maternidades
description A violência obstétrica tem sido um problema de saúde pública que vem atingindo mulheres em todo o país. Tal violência causa grandes impactos em suas vidas e saúde. Traumas, lesões, cicatrizes, infecções são alguns dos impactos que esse tipo de violência trata. Uma enfermeira profissional e ética deve saber como agir nessas situações e o presente estudo foi realizado em busca de compreender e expor como isso ocorre. Objetivo: Compreender como é a assistência das enfermeiras a mulheres que sofrem violência obstétrica nas maternidades. Método: para esta revisão de literatura, foram selecionados como temas norteadores os dados sobre violência obstétrica nas maternidades e a relevância da assistência de enfermagem nessas situações. As bases de dados e banco de dados utilizadas para a pesquisa foram BVS, Scielo, e PubMed, o período das buscas foi iniciado em julho de 2021 a março de 2022. Resultados: a partir da análise de dados pode-se perceber que o preparo institucional e profissional nas maternidades é um fator que influencia bastante o tratamento com essas mulheres, as agressões podem vim em forma de intervenções médicas sem indicações, apenas pra facilitar no tratamento dos atendentes, ações essas que prejudicam em grande escala a saúde da mulher e sua recuperação. Mulheres que sofrem violência obstétrica podem desenvolver traumas psicológicos severos por ser um momento delicado, pois ficam vulneráveis e frágeis emocionalmente. Para que enfermeiras saibam como proteger as parturientes e sobre qual cuidado tomar durante as situações de violência obstétrica, é necessário saber como atuar, quais os direitos dessas mulheres, quais os manejos corretos e incorretos e quais dessas condutas lhe fará mal no momento do parto e na sua recuperação a longo prazo. Conclusão: foi evidenciado que os tratamentos a mulheres no seu puerpério precisam de mais atenção, elas devem ter devida orientação para sua própria proteção e os casos de violências obstétrica em hospitais e maternidades devem ser denunciados para que não se repitam.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-06T13:22:57Z
2023-06-06T13:22:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56113
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672956010758144