Repertório musical na educação básica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Marina de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36571
Resumo: Essa pesquisa se trata de uma Revisão Bibliográfica que visa compreender de que forma o repertório musical utilizado pelo educador na sala de aula pode influenciar o desenvolvimento dos alunos. São pontuados quais elementos devem ser analisados nas canções e de que forma cada um deles pode gerar uma consequência boa ou ruim para o aprendizado dos estudantes. Músicas com texto, harmonia e melodias selecionadas de forma intencional e reflexiva, juntamente com a interação didática do professor, são capazes de desenvolver muitas habilidades intelectuais e motoras. Em contrapartida, músicas de caráter simplistas, que tem como máximo objetivo o lucro através da indústria midiática, podem prejudicar os alunos, inserindo eles nos prejuízos da cultura da pós-modernidade e os afastando de conteúdos sadios. Conhecer a história da música infantil brasileira, estudar os contextos e analisar musicalmente as canções e manifestações artísticas possibilita ao professor selecionar um repertório capaz de ampliar horizontes de cada indivíduo em sala de aula.
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