O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bona, Melita
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cabral, Rozenei Maria Wilvert
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagens
Texto Completo: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5982
Resumo: O artigo discute os resultados iniciais de uma investigação realizada por um grupo de professoras da educação infantil do município de Gaspar / Santa Catarina. As professoras, formadas em Pedagogia são integrantes de um grupo de estudos do Projeto Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola – Polo da Universidade Regional de Blumenau / FURB, que envolve Artes Visuais, Música e Teatro. A partir das práticas nas diferentes linguagens artísticas realizadas nos encontros, as professoras se motivaram a investigar o tipo de repertório musical e o modo como a música é utilizada nos espaços de educação infantil do referido município. A pesquisa foi realizada em 2014 e partiu do próprio grupo, que vinha enfrentando desafios para trabalhar com a música nos espaços educativos, tendo em vista a ausência da formação específica em música. Provocadas por questões como: a falta de conhecimento e desvalorização da música local, a reprodução da música de cultura de massa e a falta de conscientização de professores em relação à diversidade e à qualidade da música ofertada às crianças, as professoras decidiram diagnosticar e identificar a realidade da escuta musical e do uso da música na prática pedagógica. Os dados parciais apontam para a presença da música na rotina pedagógica das professoras como coadjuvante de muitas tarefas e afazeres, bem como, fragilidades na formação do professor, que desvelam a importância do processo de formação continuada.
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