O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagens |
Texto Completo: | https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5982 |
Resumo: | O artigo discute os resultados iniciais de uma investigação realizada por um grupo de professoras da educação infantil do município de Gaspar / Santa Catarina. As professoras, formadas em Pedagogia são integrantes de um grupo de estudos do Projeto Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola – Polo da Universidade Regional de Blumenau / FURB, que envolve Artes Visuais, Música e Teatro. A partir das práticas nas diferentes linguagens artísticas realizadas nos encontros, as professoras se motivaram a investigar o tipo de repertório musical e o modo como a música é utilizada nos espaços de educação infantil do referido município. A pesquisa foi realizada em 2014 e partiu do próprio grupo, que vinha enfrentando desafios para trabalhar com a música nos espaços educativos, tendo em vista a ausência da formação específica em música. Provocadas por questões como: a falta de conhecimento e desvalorização da música local, a reprodução da música de cultura de massa e a falta de conscientização de professores em relação à diversidade e à qualidade da música ofertada às crianças, as professoras decidiram diagnosticar e identificar a realidade da escuta musical e do uso da música na prática pedagógica. Os dados parciais apontam para a presença da música na rotina pedagógica das professoras como coadjuvante de muitas tarefas e afazeres, bem como, fragilidades na formação do professor, que desvelam a importância do processo de formação continuada. |
id |
FURB-7_e32918e8c33489e391a8cb2ba88664af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.bu.furb.br:article/5982 |
network_acronym_str |
FURB-7 |
network_name_str |
Linguagens |
repository_id_str |
|
spelling |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTILRepertório musicalEducação infantilFormação continuada.O artigo discute os resultados iniciais de uma investigação realizada por um grupo de professoras da educação infantil do município de Gaspar / Santa Catarina. As professoras, formadas em Pedagogia são integrantes de um grupo de estudos do Projeto Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola – Polo da Universidade Regional de Blumenau / FURB, que envolve Artes Visuais, Música e Teatro. A partir das práticas nas diferentes linguagens artísticas realizadas nos encontros, as professoras se motivaram a investigar o tipo de repertório musical e o modo como a música é utilizada nos espaços de educação infantil do referido município. A pesquisa foi realizada em 2014 e partiu do próprio grupo, que vinha enfrentando desafios para trabalhar com a música nos espaços educativos, tendo em vista a ausência da formação específica em música. Provocadas por questões como: a falta de conhecimento e desvalorização da música local, a reprodução da música de cultura de massa e a falta de conscientização de professores em relação à diversidade e à qualidade da música ofertada às crianças, as professoras decidiram diagnosticar e identificar a realidade da escuta musical e do uso da música na prática pedagógica. Os dados parciais apontam para a presença da música na rotina pedagógica das professoras como coadjuvante de muitas tarefas e afazeres, bem como, fragilidades na formação do professor, que desvelam a importância do processo de formação continuada.Fundação Universidade Regional de Blumenau2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/598210.7867/1981-9943.2016v10n3p522-533Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 522-5331981-9943reponame:Linguagensinstname:Universidade Regional de Blumenau (FURB)instacron:FURBporhttps://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5982/3413Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBona, MelitaCabral, Rozenei Maria Wilvert2016-11-16T16:08:07Zoai:ojs.bu.furb.br:article/5982Revistahttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagensPUBhttp://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/oailinguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com1981-99431981-9943opendoar:2016-11-16T16:08:07Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Bona, Melita Repertório musical Educação infantil Formação continuada. |
title_short |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
O REPERTÓRIO MUSICAL E A AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Bona, Melita |
author_facet |
Bona, Melita Cabral, Rozenei Maria Wilvert |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Rozenei Maria Wilvert |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bona, Melita Cabral, Rozenei Maria Wilvert |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Repertório musical Educação infantil Formação continuada. |
topic |
Repertório musical Educação infantil Formação continuada. |
description |
O artigo discute os resultados iniciais de uma investigação realizada por um grupo de professoras da educação infantil do município de Gaspar / Santa Catarina. As professoras, formadas em Pedagogia são integrantes de um grupo de estudos do Projeto Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola – Polo da Universidade Regional de Blumenau / FURB, que envolve Artes Visuais, Música e Teatro. A partir das práticas nas diferentes linguagens artísticas realizadas nos encontros, as professoras se motivaram a investigar o tipo de repertório musical e o modo como a música é utilizada nos espaços de educação infantil do referido município. A pesquisa foi realizada em 2014 e partiu do próprio grupo, que vinha enfrentando desafios para trabalhar com a música nos espaços educativos, tendo em vista a ausência da formação específica em música. Provocadas por questões como: a falta de conhecimento e desvalorização da música local, a reprodução da música de cultura de massa e a falta de conscientização de professores em relação à diversidade e à qualidade da música ofertada às crianças, as professoras decidiram diagnosticar e identificar a realidade da escuta musical e do uso da música na prática pedagógica. Os dados parciais apontam para a presença da música na rotina pedagógica das professoras como coadjuvante de muitas tarefas e afazeres, bem como, fragilidades na formação do professor, que desvelam a importância do processo de formação continuada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5982 10.7867/1981-9943.2016v10n3p522-533 |
url |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5982 |
identifier_str_mv |
10.7867/1981-9943.2016v10n3p522-533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/5982/3413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Universidade Regional de Blumenau |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação; v. 10 n. 3 (2016); 522-533 1981-9943 reponame:Linguagens instname:Universidade Regional de Blumenau (FURB) instacron:FURB |
instname_str |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
instacron_str |
FURB |
institution |
FURB |
reponame_str |
Linguagens |
collection |
Linguagens |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagens - Universidade Regional de Blumenau (FURB) |
repository.mail.fl_str_mv |
linguagens@furb.br||linguagens.revista@gmail.com |
_version_ |
1798945199528869888 |