Memórias do ceja: representações da cultura escolar em dois centros de educação de jovens e adultos em Mato Grosso (2008-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Samya Karla Lopes de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38652
Resumo: Esta pesquisa tem como foco de investigação as memórias do CEJA e as representações da cultura escolar em dois Centros de Educação de Jovens e adultos em Mato Grosso entre os anos de 2008 e 2016. Tendo como objetivo compreender o processo histórico de criação da proposta para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, através de representações da cultura escolar de duas instituições: Antônio Casagrande em Tangará da Serra e Professora Almira de Amorim Silva em Cuiabá, na memória de estudantes e professores que vivenciaram essa dinâmica de ensino entre 2008 e 2016. Tendo as seguintes indagações: Por que esta proposta de ensino foi extinta? Quais são as representações da cultura escolar presentes nas memórias de estudantes e professores das referidas unidades? Para responder às problematizações e alcançar os objetivos propostos, a análise desta pesquisa teve abordagem teórica fundamentada na memória coletiva de Halbwachs (2006). E no entendimento que ela é segundo Bosi (2003), um trabalho sobre o tempo elaborado a partir das experiências do indivíduo registradas pelas culturas existentes na sociedade. Aplicou-se entrevistas narrativas com seis professores e quatro estudantes colaboradores como opção metodológica por esta proporcionar o registro de lembranças que possam auxiliar na interpretação do passado. Utilizou-se também fontes documentais localizadas nos sites da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT e Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso - IOMAT, bem como nas unidades de ensino pesquisadas e acervo de particulares. A pertinência de tal metodologia foi inserida como forma de organizar parte das ações realizadas, destacando-se como produções sociais, que a aceleração do tempo, podem nos fazer esquecer ou desconsiderar o passado, sendo necessário alicerçar as reminiscências no que tange à coletividade. Considerando que os registros impressos são dados iniciais para retratar a existência de relembranças (currículo, planejamento coletivo e práticas pedagógicas) e as entrevistas dos participantes sendo interpretações deste espaço de memórias da cultura escolar. Os resultados mostram que a proposta de ensino analisada possui vários apontamentos escritos, fatos históricos destacados pelas literaturas científicas que materializam a luta dos movimentos sociais pelo direito à educação das pessoas jovens e adultas e um conjunto diverso de processos e práticas formais e informais, registros que fazem parte do processo de implantação desta modalidade, principalmente, no que se refere ao currículo. A matriz foi organizada pedagogicamente em três áreas de conhecimento: Humanas, Linguagens e Ciência da Natureza/Matemática para serem estudadas trimestralmente em um ano civil. E a importância da coordenação de área que acompanha o planejamento coletivo, juntamente com o pedagógico que orientava as questões específicas de cada grupo. Práticas pedagógicas como oficinas, plantões e aulas culturais, registradas nos documentos da SEDUC e nas fotografias, demonstram as diferentes representações nas narrativas de memória dos professores e estudantes, os quais identificaram no CEJA uma proposta diferente e acolhedora os estudantes.
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Para responder às problematizações e alcançar os objetivos propostos, a análise desta pesquisa teve abordagem teórica fundamentada na memória coletiva de Halbwachs (2006). E no entendimento que ela é segundo Bosi (2003), um trabalho sobre o tempo elaborado a partir das experiências do indivíduo registradas pelas culturas existentes na sociedade. Aplicou-se entrevistas narrativas com seis professores e quatro estudantes colaboradores como opção metodológica por esta proporcionar o registro de lembranças que possam auxiliar na interpretação do passado. Utilizou-se também fontes documentais localizadas nos sites da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/MT e Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso - IOMAT, bem como nas unidades de ensino pesquisadas e acervo de particulares. A pertinência de tal metodologia foi inserida como forma de organizar parte das ações realizadas, destacando-se como produções sociais, que a aceleração do tempo, podem nos fazer esquecer ou desconsiderar o passado, sendo necessário alicerçar as reminiscências no que tange à coletividade. Considerando que os registros impressos são dados iniciais para retratar a existência de relembranças (currículo, planejamento coletivo e práticas pedagógicas) e as entrevistas dos participantes sendo interpretações deste espaço de memórias da cultura escolar. Os resultados mostram que a proposta de ensino analisada possui vários apontamentos escritos, fatos históricos destacados pelas literaturas científicas que materializam a luta dos movimentos sociais pelo direito à educação das pessoas jovens e adultas e um conjunto diverso de processos e práticas formais e informais, registros que fazem parte do processo de implantação desta modalidade, principalmente, no que se refere ao currículo. 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