A clínica psicológica na perspectiva fenomenológica-existencial e o ser-aí adolescente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42767 |
Resumo: | Objetivou-se trazer à baila o modo de cuidado ontológico que perfaz a clínica psicológica sob o prisma fenomenológico - existencial do ser-aí adolescente. Frente à compreensão do ser-aí permeado pela analítica existencial proposta por Heidegger, fomenta-se a copertinência entre o modo de cuidado de si mesmo e do outro, buscando captar a essência vivenciada e do mundo de experiência original diante das vicissitudes do caminho do adolescer. Para tanto, é preciso um afastamento de perspectivas metafísicas que permeiam as ciências naturais, dando ao homem uma compreensão geral. Neste trabalho, procurou-se lançar luz no fazer psicoterápico voltado para o ser-adolescente em um exercício de cuidado ontológico na busca de uma aproximação às coisas mesmas e no modo de ser-adolescente como possibilidade aberta. A proposta desse trabalho de conclusão de curso foi efetivada por meio de um delineamento de pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo, emoldurando-se em uma compreensão de homem na perspectiva fenomenológica hermenêutica heideggeriana, intencionando pensar a tecitura da clínica psicoterápica dedicada ao fenômeno, ou seja, ao que se desvela/vela diante da intersubjetividade terapeuta e cliente. Sem dúvidas, realizando um chamamento e a busca por uma compreensão do ser-aí (homem), pretendeu-se ampliar a visão perceptiva da vida cotidiana procurando entender a complexidade da existência humana, onde o próprio fenômeno dará condições para desvendá-lo. Nesse sentido, conclui-se que fez-se necessário conhecer a dinâmica da relação psicoterapeuta e cliente, vislumbrando como essa interação evolui, tendo como delineamento o desenho da experiência vivida. |
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