O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, João Victor Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39250
Resumo: A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também chamada de doença do neurônio motor, é uma patologia de caráter neurodegenerativo que afeta os neurônios motores superior e inferior, responsáveis pelo controle muscular voluntario. No meio cientifico, pouco se sabe acerca da etiopatogênese da doença, sendo sua causa de caráter multifatorial e com uma sobrevida de 3 a 5 anos após o diagnóstico. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo apresentar a importância do tratamento fisioterapêutico em pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) elencando a influência dos métodos fisioterapêuticos na melhora da qualidade de vida desses pacientes. Foi utilizado como ferramenta metodológica a revisão de literatura em artigos científicos pesquisados nas bases de dados eletrônicos Google Acadêmico, PubMed e Scielo. Através desse estudo bibliográfico conclui-se que os métodos fisioterapêuticos são de grande importância no tratamento de pacientes com ELA tendo em vistas seus resultados satisfatórios, principalmente no que se refere ao retardo no processo de degeração motor, melhoramento no processo de alterações respiratórias, além de diminuir fadigas e contraturas, proporcionando uma melhor qualidade de vida além de uma melhor perspectiva no tempo de sobrevida do paciente.
id Krot_f87cf27d9013d8bc11d70325158e3a79
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39250
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)Esclerose Lateral AmiotróficaDoença do neurônio motorFisioterapia na esclerose lateral amiotróficaA Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também chamada de doença do neurônio motor, é uma patologia de caráter neurodegenerativo que afeta os neurônios motores superior e inferior, responsáveis pelo controle muscular voluntario. No meio cientifico, pouco se sabe acerca da etiopatogênese da doença, sendo sua causa de caráter multifatorial e com uma sobrevida de 3 a 5 anos após o diagnóstico. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo apresentar a importância do tratamento fisioterapêutico em pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) elencando a influência dos métodos fisioterapêuticos na melhora da qualidade de vida desses pacientes. Foi utilizado como ferramenta metodológica a revisão de literatura em artigos científicos pesquisados nas bases de dados eletrônicos Google Acadêmico, PubMed e Scielo. Através desse estudo bibliográfico conclui-se que os métodos fisioterapêuticos são de grande importância no tratamento de pacientes com ELA tendo em vistas seus resultados satisfatórios, principalmente no que se refere ao retardo no processo de degeração motor, melhoramento no processo de alterações respiratórias, além de diminuir fadigas e contraturas, proporcionando uma melhor qualidade de vida além de uma melhor perspectiva no tempo de sobrevida do paciente.2022-04-08T17:53:43Z2022-04-08T17:53:43Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39250PINTO, João Victor Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T13:27:49Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39250Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-27T13:27:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-27T13:27:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
title O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
spellingShingle O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
PINTO, João Victor Santos
Esclerose Lateral Amiotrófica
Doença do neurônio motor
Fisioterapia na esclerose lateral amiotrófica
title_short O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
title_full O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
title_fullStr O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
title_full_unstemmed O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
title_sort O papel da fisioterapia no tratamento de pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)
author PINTO, João Victor Santos
author_facet PINTO, João Victor Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINTO, João Victor Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Esclerose Lateral Amiotrófica
Doença do neurônio motor
Fisioterapia na esclerose lateral amiotrófica
topic Esclerose Lateral Amiotrófica
Doença do neurônio motor
Fisioterapia na esclerose lateral amiotrófica
description A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também chamada de doença do neurônio motor, é uma patologia de caráter neurodegenerativo que afeta os neurônios motores superior e inferior, responsáveis pelo controle muscular voluntario. No meio cientifico, pouco se sabe acerca da etiopatogênese da doença, sendo sua causa de caráter multifatorial e com uma sobrevida de 3 a 5 anos após o diagnóstico. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo apresentar a importância do tratamento fisioterapêutico em pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) elencando a influência dos métodos fisioterapêuticos na melhora da qualidade de vida desses pacientes. Foi utilizado como ferramenta metodológica a revisão de literatura em artigos científicos pesquisados nas bases de dados eletrônicos Google Acadêmico, PubMed e Scielo. Através desse estudo bibliográfico conclui-se que os métodos fisioterapêuticos são de grande importância no tratamento de pacientes com ELA tendo em vistas seus resultados satisfatórios, principalmente no que se refere ao retardo no processo de degeração motor, melhoramento no processo de alterações respiratórias, além de diminuir fadigas e contraturas, proporcionando uma melhor qualidade de vida além de uma melhor perspectiva no tempo de sobrevida do paciente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-08T17:53:43Z
2022-04-08T17:53:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39250
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672919736320000