Ludicidade e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COLACO, Monike Evelin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61139
Resumo: Os jogos, brincadeiras e os brinquedos fazem parte do mundo infantil, e são usados em todas as fases do crescimento e aprendizado da criança. A atividade lúdica é uma ação expressada através de brincadeiras e jogos, e o ato de brincar pode ser realizado independentemente de tempo, objetos e espaços, o que faz com que a criança crie, use a imaginação, invente e recrie, fazendo com que o espaço escolar se torne educativo e atrativo. Brincando, o indivíduo se desenvolve e melhora suas capacidades sociais, motoras e intelectuais. O brincar proporciona ainda prazer e a melhora na assimilação dos conteúdos. A intervenção mediadora do professor durante esse processo é indispensável, pois, auxilia o aluno no processo de assimilação do conhecimento e no autoconhecimento, entre tantos outros benefícios. O presente trabalho tem como estudar acerca da contribuição e da importância que a ludicidade exerce em dentro da escola, e quais os problemas ocasionados pela falta dessa prática. Baseando-se no problema apresentado, este instrumento foi realizado por meio de uma revisão de literatura, com base em materiais publicados nas últimas décadas, por meio de pesquisas bibliográficas em revistas, livros, jornais etc. Os descritores utilizados foram: lúdico, educação, ludicidade, escola e alunos.
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