Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Helena Lima
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45555
Resumo: Este trabalho busca demonstrar a relação de consumo entre influenciadores digitais e seus seguidores, com a popularidade das redes sociais os internautas procuram diferentes tipos de entretenimento, e o mercado publicitário aposta em blogueiros de diversos ramos para divulgar seus produtos na internet. Sabemos que a publicidades nas redes sociais exija legislação específica, a Lei da Defesa do consumidor no marco civil da internet e o Conar que estabelecem princípios que devem ser seguidas na publicidade produzida por influenciadores digitais. Por meio da metodologia bibliográfica, buscou discutir a importância dos influenciadores que deve pelo menos compreender as informações sobre os produtos/serviços negociados, prestando especial atenção aos riscos e os devidos cuidados, e não omitir as informações necessárias aos consumidores em potencial, pois podem ser prejudicados e lesados. Concluiu que o consumidor é vulnerável frente à internet, e necessita de proteção no espaço virtual tanto quanto o físico.
id Krot_fc0dfa25784f83451fe48eac59a05122
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45555
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling ALVES, Helena Lima2022-08-12T13:45:44Z2022-08-12T13:45:44Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45555Este trabalho busca demonstrar a relação de consumo entre influenciadores digitais e seus seguidores, com a popularidade das redes sociais os internautas procuram diferentes tipos de entretenimento, e o mercado publicitário aposta em blogueiros de diversos ramos para divulgar seus produtos na internet. Sabemos que a publicidades nas redes sociais exija legislação específica, a Lei da Defesa do consumidor no marco civil da internet e o Conar que estabelecem princípios que devem ser seguidas na publicidade produzida por influenciadores digitais. Por meio da metodologia bibliográfica, buscou discutir a importância dos influenciadores que deve pelo menos compreender as informações sobre os produtos/serviços negociados, prestando especial atenção aos riscos e os devidos cuidados, e não omitir as informações necessárias aos consumidores em potencial, pois podem ser prejudicados e lesados. Concluiu que o consumidor é vulnerável frente à internet, e necessita de proteção no espaço virtual tanto quanto o físico.Digitais influênciaConsumidorResponsabilidade CivilPublicidadeDireito do consumidorInfluenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDireitoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALHELENA_LIMA_ATIVIDADE1.pdfHELENA_LIMA_ATIVIDADE1.pdfapplication/pdf320325https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45555/1/HELENA_LIMA_ATIVIDADE1.pdfb4f8be29387d23680470eb7f722835f2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45555/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455552022-08-12 10:45:44.633oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-12T13:45:44falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-12T13:45:44Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
title Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
spellingShingle Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
ALVES, Helena Lima
Digitais influência
Consumidor
Responsabilidade Civil
Publicidade
Direito do consumidor
title_short Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
title_full Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
title_fullStr Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
title_full_unstemmed Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
title_sort Influenciadores digitais e suas responsabilidades civi a vulnerabilidade do consumidor
author ALVES, Helena Lima
author_facet ALVES, Helena Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, Helena Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Digitais influência
Consumidor
Responsabilidade Civil
Publicidade
Direito do consumidor
topic Digitais influência
Consumidor
Responsabilidade Civil
Publicidade
Direito do consumidor
description Este trabalho busca demonstrar a relação de consumo entre influenciadores digitais e seus seguidores, com a popularidade das redes sociais os internautas procuram diferentes tipos de entretenimento, e o mercado publicitário aposta em blogueiros de diversos ramos para divulgar seus produtos na internet. Sabemos que a publicidades nas redes sociais exija legislação específica, a Lei da Defesa do consumidor no marco civil da internet e o Conar que estabelecem princípios que devem ser seguidas na publicidade produzida por influenciadores digitais. Por meio da metodologia bibliográfica, buscou discutir a importância dos influenciadores que deve pelo menos compreender as informações sobre os produtos/serviços negociados, prestando especial atenção aos riscos e os devidos cuidados, e não omitir as informações necessárias aos consumidores em potencial, pois podem ser prejudicados e lesados. Concluiu que o consumidor é vulnerável frente à internet, e necessita de proteção no espaço virtual tanto quanto o físico.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-12T13:45:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-12T13:45:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45555
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45555/1/HELENA_LIMA_ATIVIDADE1.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45555/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b4f8be29387d23680470eb7f722835f2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460356252172288