Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Douglas Deivid da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54865
Resumo: As entorses de tornozelo são comuns em pessoas com vida ativa e, na maioria das vezes, são lesões causadas por movimentos bruscos e violentos que levam o pé a virar para dentro ocasionando a inversão, podendo romper ou não o ligamento. A instabilidade do tornozelo é um fenômeno subjetivo que ocorre principalmente após uma entorse por inversão do tornozelo e é definida como "a tendência do tornozelo a se deslocar durante as atividades normais". Isso pode deixar o tornozelo instável, fraco, dolorido e menos funcional do que antes da lesão. As causas da instabilidade do tornozelo são atribuídas a duas entidades: instabilidade funcional e instabilidade mecânica. O objetivo deste estudo foi investigar quais são os melhores tratamentos para déficits de amplitude de movimento após lesões ligamentares do tornozelo. Para realização desta pesquisa foram consultadas nas plataformas: BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), SciELO (ScientificElectronic Library Online), PubMed (National Library of Medicine e do NationalInstitutesof Health). Nos artigos estudados, observou-se que diferentes formas foram utilizadas para o tratamento das lesões do tornozelo, sejam os indivíduos atletas ou não. O principal o objetivo é diminuir o impacto dessa lesão, assim como o tempo de tratamento, e facilitar o retorno do paciente às atividades diárias. É possível verificar se há consenso na literatura ao buscar a melhor prática no tratamento das lesões do tornozelo, mas com atenção ao tipo de tratamento, os funcionais são mais confortáveis para os pacientes, pois auxiliam em suas atividades diárias, reduzindo assim o impacto da lesão/reabilitação.
id Krot_fe5103136bb29f68cf6b96ac25384d75
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54865
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozeloFisioterapiaEntorse de tornozeloLesõesTratamentoAs entorses de tornozelo são comuns em pessoas com vida ativa e, na maioria das vezes, são lesões causadas por movimentos bruscos e violentos que levam o pé a virar para dentro ocasionando a inversão, podendo romper ou não o ligamento. A instabilidade do tornozelo é um fenômeno subjetivo que ocorre principalmente após uma entorse por inversão do tornozelo e é definida como "a tendência do tornozelo a se deslocar durante as atividades normais". Isso pode deixar o tornozelo instável, fraco, dolorido e menos funcional do que antes da lesão. As causas da instabilidade do tornozelo são atribuídas a duas entidades: instabilidade funcional e instabilidade mecânica. O objetivo deste estudo foi investigar quais são os melhores tratamentos para déficits de amplitude de movimento após lesões ligamentares do tornozelo. Para realização desta pesquisa foram consultadas nas plataformas: BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), SciELO (ScientificElectronic Library Online), PubMed (National Library of Medicine e do NationalInstitutesof Health). Nos artigos estudados, observou-se que diferentes formas foram utilizadas para o tratamento das lesões do tornozelo, sejam os indivíduos atletas ou não. O principal o objetivo é diminuir o impacto dessa lesão, assim como o tempo de tratamento, e facilitar o retorno do paciente às atividades diárias. É possível verificar se há consenso na literatura ao buscar a melhor prática no tratamento das lesões do tornozelo, mas com atenção ao tipo de tratamento, os funcionais são mais confortáveis para os pacientes, pois auxiliam em suas atividades diárias, reduzindo assim o impacto da lesão/reabilitação.2023-05-24T20:02:04Z2023-05-24T20:02:04Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54865SILVA, Douglas Deivid daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-24T20:02:04Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/54865Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-24T20:02:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-24T20:02:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
title Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
spellingShingle Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
SILVA, Douglas Deivid da
Fisioterapia
Entorse de tornozelo
Lesões
Tratamento
title_short Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
title_full Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
title_fullStr Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
title_full_unstemmed Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
title_sort Efeitos da fisioterapia nos entorses de tornozelo
author SILVA, Douglas Deivid da
author_facet SILVA, Douglas Deivid da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Douglas Deivid da
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Entorse de tornozelo
Lesões
Tratamento
topic Fisioterapia
Entorse de tornozelo
Lesões
Tratamento
description As entorses de tornozelo são comuns em pessoas com vida ativa e, na maioria das vezes, são lesões causadas por movimentos bruscos e violentos que levam o pé a virar para dentro ocasionando a inversão, podendo romper ou não o ligamento. A instabilidade do tornozelo é um fenômeno subjetivo que ocorre principalmente após uma entorse por inversão do tornozelo e é definida como "a tendência do tornozelo a se deslocar durante as atividades normais". Isso pode deixar o tornozelo instável, fraco, dolorido e menos funcional do que antes da lesão. As causas da instabilidade do tornozelo são atribuídas a duas entidades: instabilidade funcional e instabilidade mecânica. O objetivo deste estudo foi investigar quais são os melhores tratamentos para déficits de amplitude de movimento após lesões ligamentares do tornozelo. Para realização desta pesquisa foram consultadas nas plataformas: BIREME (Biblioteca Virtual em Saúde), SciELO (ScientificElectronic Library Online), PubMed (National Library of Medicine e do NationalInstitutesof Health). Nos artigos estudados, observou-se que diferentes formas foram utilizadas para o tratamento das lesões do tornozelo, sejam os indivíduos atletas ou não. O principal o objetivo é diminuir o impacto dessa lesão, assim como o tempo de tratamento, e facilitar o retorno do paciente às atividades diárias. É possível verificar se há consenso na literatura ao buscar a melhor prática no tratamento das lesões do tornozelo, mas com atenção ao tipo de tratamento, os funcionais são mais confortáveis para os pacientes, pois auxiliam em suas atividades diárias, reduzindo assim o impacto da lesão/reabilitação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-24T20:02:04Z
2023-05-24T20:02:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54865
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673011250790400